Mesa posta de Natal: como fazer a sua em casa?

Vai receber a galera neste fim de ano? Então aprenda a montar uma mesa posta de Natal que vai conquistar seus convidados!

Uma família fazendo uma mesa posta de natal

Saiba como fazer uma mesa posta de Natal e arrase nas festas de fim de ano!

O fim do ano chega e já começamos a pensar no Natal. A festa, que é uma das mais populares do mundo, é a data ideal para reunir a família e os amigos, celebrando os laços e as conquistas do ano.

Nesse feriado, as refeições são um elemento muito importante. Quem é anfitrião da festa precisa saber como montar uma mesa posta de Natal, para receber os convidados com elegância e animação.

Por isso, neste artigo, vamos dar algumas dicas que vão te ajudar a montar uma mesa posta de Natal. Ao final do texto, você estará pronto para receber os convidados com estilo. Confira!

O que devo saber antes de montar a mesa posta de Natal?

Em geral, quando pensamos em decoração de Natal, lembramos da árvore, das luzes e do clássico gorro do Papai Noel. Porém, decorar sua casa para essa data envolve muito mais do que esses elementos tradicionais.

O Natal está muito relacionado às refeições em grupos de amigos e familiares. Por isso, uma mesa posta é uma ideia de decoração fundamental para quem pretende receber as pessoas na casa.

É importante criar uma mesa posta de Natal que não seja voltada só para a beleza (que também é importante), mas que seja completa e funcional, que atenda todos os gostos dos seus convidados.

Por isso, antes de começar a montar a mesa, é importante ter algumas informações sobre a própria festa.

📝 Natal no Hotmart Marketplace: aprenda mais e gere uma renda extra no final de ano!

Quantas pessoas participarão da ceia

Em primeiro lugar, você precisa saber qual a quantidade de pessoas que vão participar da sua ceia de Natal. Assim, fica mais fácil montar uma mesa com a quantidade certa de talheres e utensílios.

O ideal é que os objetos na mesa não atrapalhem a mobilidade dos convidados. 

Quais cores serão exploradas

Para ser elegante e bonita, uma decoração precisa ter as cores certas. 

O vermelho e o verde já são cores clássicas de Natal, que estão presentes na maior parte das decorações do feriado. Porém, nada impede que você decore sua mesa com outras cores, como o branco e o dourado.

Se haverá brindes para os convidados

Todo mundo gosta de um agrado. Portanto, investir em mimos para seus amigos e familiares pode ser uma boa pedida para a mesa posta de Natal.

O clima de fim de ano combina com sentimentos de gratidão e companheirismo. Por isso, brindes que vão desde um bilhetinho até um doce, podem deixar seus convidados mais satisfeitos, dando um toque especial ao encontro.

Quais itens não podem faltar?

Nem tudo combina com a mesa de Natal, mas existem coisas que precisam estar presentes. Por se tratar de um espaço de refeição em grupo, é importante pensar em todos os itens fundamentais antes de montar a mesa.

É claro que você pode montar a mesa no seu estilo, como falamos anteriormente, mas alguns utensílios são comuns para qualquer festa de Natal.

Por isso, para te deixar preparado para montar a mesa posta de Natal, vamos listar os itens indispensáveis para o evento. Confira!

Porta-guardanapos

Os porta-guardanapos combinam muito com a decoração de Natal. 

Em lojas temáticas, você consegue achar um modelo próprio para a festividade com muita facilidade.

Você também pode optar pelo estilo “faça você mesmo”, criando seus próprios porta-guardanapos temáticos, com fitas e amarrações bem elegantes.

Louças

A escolha das louças também é uma etapa importante para a mesa posta de Natal.

Em geral, um jogo de louças branco sempre combina com a ocasião, mas você pode testar cores mais vivas, dependendo da sua decoração.

Se a sua toalha de mesa já é muito colorida, o melhor é investir em louças brancas, mas o contrário também pode funcionar muito bem!

Velas

Um jantar a luz de velas sempre cai bem. Muitos acham que esse estilo não combina com o Natal, mas isso não é verdade.

Colocar velas na sua mesa posta de Natal é algo muito elegante, que dá um ar mais intimista para a mesa.

Caso não queira colocar as velas na mesa em si, você pode testá-las nos arredores, trazendo uma iluminação natural para a mesa, que torna tudo mais aconchegante.

Jogos americanos

A mesa posta de Natal precisa de um item de decoração único, que vai além do básico que listamos até agora. Os jogos americanos podem dar esse toque especial.

Além de demarcar o espaço de cada pessoa da mesa, o jogo americano é o acessório ideal para as louças, trazendo mais sofisticação e beleza para a mesa. 

Experimente jogos americanos de tecido, que combinam com a sua decoração.

Taças

Cuidado na hora de escolher as taças! 

É importante ter opções diferentes para cada tipo de bebida (champanhe, água, vinho e suco), trazendo variedade para a mesa.

A cor dos itens também é muito importante. Em geral, taças transparentes, como as de cristal, são muito elegantes e combinam bastante com a festa.

Guardanapos

Os guardanapos são itens indispensáveis para a mesa posta de Natal. 

Além de servirem para a higiene, se escolhidos corretamente, podem ser itens sofisticados na decoração. 

Uma boa dica é posicionar os guardanapos no centro dos pratos, caso sejam feitos de tecido, ornando com a decoração.

Arranjos de centro de mesa

A decoração de centro é essencial para a estética da sua mesa posta de Natal.

Experimente fazer um arranjo que combine com a decoração natalina do resto da casa, com flores, jarros, entre outros itens.

Porém, cuidado para não exagerar! Flores muito grandes podem acabar congestionando a mesa.

Ornamentos de Natal em geral

Por fim, é hora de deixar a criatividade trabalhar! Se sua mesa ainda tem espaço, é hora de encaixar outros itens natalinos para deixar tudo mais animado.

Você pode testar toalhas temáticas, bonecos, quadros, pinturas, entre outros ornamentos clássicos de Natal.

Assim, sua mesa ganha mais vida e mais personalidade. Deixe que a sua própria decoração conduza esse processo, indicando coisas que combinam com a proposta da mesa.

Como aprender na prática a montar uma mesa posta de Natal? 

O Natal é o momento perfeito para agraciar aqueles que amamos, oferecendo uma experiência de confraternização completa, repleta de carinho e boas memórias.

Para reunir as pessoas especiais, em um dia especial, é importante estar preparado para qualquer situação. Montar uma mesa posta de Natal é uma delas.

Se você ainda tem dúvidas, ou quer dicas mais refinadas para montar a sua mesa posta de Natal, é hora de buscar conhecimentos práticos! 

No nosso Marketplace, você encontra diversos cursos que vão te ajudar a se preparar melhor para essa data tão especial. Venha transformar o seu Natal!

Autor
Equipe Hotmart

Equipe Hotmart

A Hotmart é a plataforma completa para quem quer aprender novas habilidades e adquirir cursos digitais em poucos cliques. No universo da Hotmart, as possibilidades são infinitas.