Veja por que a moda fitness está em alta! + Dicas para o dia a dia

Confortável e prática, a moda fitness não é mais exclusividade das academias. Saiba como usar as peças esportivas no dia a dia!

Moda fitness

Já faz um tempo que a moda fitness deixou de ser exclusividade das academias e começou a ocupar outros espaços, inclusive profissionais.

Se antes as roupas para atividades físicas não eram vistas como prioridade — quem nunca usou uma camiseta velha para malhar, não é? — hoje, as peças esportivas estão cada vez mais estilosas.

Saiba mais sobre essa transformação do vestuário fitness e veja como aderir à tendência de incorporá-lo ao dia a dia!

O que é moda fitness?

A moda fitness é representada pelas peças criadas para a prática de atividades físicas, por isso, o foco está em proporcionar conforto, praticidade e mobilidade para quem usa. 

Mas tem sido muito comum encontrar looks de academia cada vez mais elaborados, com estampas atrativas e modelagens estilosas.

Isso acontece porque não é só no desempenho esportivo que o setor está focado. As marcas de moda fitness estão apostando numa tendência conhecida como “athleisure” (mistura de “atlético” e “lazer”, em inglês). 

Esse estilo é uma incorporação das roupas esportivas às casuais para que as peças ocupem outros espaços, além dos propriamente fitness, e possibilitem que as pessoas estejam elegantes mesmo em looks casuais e confortáveis.

Por que a moda fitness está em alta?

Com a pandemia e o isolamento social, a preocupação com a saúde física e mental aumentou bastante e muitas pessoas começaram a se exercitar em casa.

Para terem conforto e o desempenho desejado, elas movimentaram o setor de moda fitness em busca de roupas adequadas para os treinos — também como uma forma de encontrar motivação, afinal, ter uma roupa apropriada e que nos faça sentir bem é um ótimo incentivo para movimentar o corpo.

Além disso, as mudanças causadas na rotina da sociedade incentivaram a procura por um estilo de vida mais saudável, com mais atividades ao ar livre e caminhadas. Essas mudanças também incentivaram a busca por roupas versáteis e casuais, que proporcionem praticidade e conforto, sem deixar o estilo de lado.

O aumento do home office também é outro fator importante nesse cenário. Com o trabalho, a escola, a academia e o lar ocupando um único espaço, houve uma certa integração das roupas usadas em cada um desses ambientes. 

Como o conforto tem sido a prioridade, nada melhor do que uma roupa agradável, que permita o movimento e que ainda possa ser usada na rua caso seja necessário comparecer a alguma reunião mais casual, fazer compras ou ir ao médico, por exemplo.

Quais as principais peças e tendências?

Como deu para perceber, praticidade e conforto são dois fatores fundamentais na busca por roupas fitness. 

Peças com bolsos, espaços para guardar celular, documentos e chaves, e com materiais tecnológicos e de qualidade são muito procuradas. 

Tudo isso deve estar aliado a um visual moderno e bonito para possibilitar o uso da moda fitness em espaços fora de academias e clubes.

Veja quais são as peças principais da moda fitness atual!

Fashion fitness

Calça legging

A calça legging é um item indispensável no look esportivo. Apesar de ser mais usada por mulheres, os homens têm apostado cada vez mais nessa peça para praticar exercícios e também para criar um visual despojado no dia a dia.

As leggings são versáteis e ótimas opções para quem quer transformar a roupa da academia em um look para sair: basta apostar em uma camisa mais elaborada, compor o visual com acessórios e pronto!

Além disso, essas peças permitem mobilidade, oferecendo muito mais conforto do que calças estruturadas, com materiais mais grossos, botões e fechos.

As calças legging disponíveis hoje no mercado fitness surpreendem pela beleza e variedade: estampas diferenciadas, modelos variados, transparências, materiais com efeito metalizado… São muitas opções para quem quer uma peça fashion e prática.

Camisetas fitness

As camisetas fitness são fabricadas com materiais mais adequados para a prática de atividade física, pois não retêm suor e podem ter outras tecnologias interessantes, como proteção contra raios solares.

Você também consegue encontrar essas peças com estampas variadas e até mesmo com mensagens motivacionais para dar aquela energia a mais nos treinos e deixar o look mais divertido.

Elas servem tanto para praticar exercício em casa quanto para as atividades externas, como caminhadas, corrida, passeio de bike etc. 

Além disso, se você optar por peças modernas e de qualidade, também dá para montar um look mais informal e usá-lo para outras atividades do dia a dia.

Shorts com tecidos especiais

Os shorts são ótimas opções para os dias mais quentes. Existem vários modelos adequados para a prática de atividade física, como:

  • short de ciclismo: mais justo e comprido;
  • short saia: moda fitness com um toque fashionista;
  • short runner: mais soltinho e com materiais leves.

Tops femininos

Os tops são indicados para quem precisa de sustentação nos seios, mas também pode ser um ótimo item de moda fitness.

Uma opção para variar o visual é ter modelos e cores diferentes, combinando com as calças e shorts escolhidos. 

Alças mais finas, largas, trançadas nas costas e até mesmo estampas modernas ajudam a deixar o visual interessante.

Tênis esportivos casuais

E já que estamos falando de moda fitness, não dá para esquecer os tênis esportivos!

Eles são uma peça fundamental para montar looks descontraídos, práticos e confortáveis.

Existem modelos específicos para cada tipo de exercício, e é muito importante ter atenção na hora de escolher para comprar o ideal para a sua rotina e evitar dores e lesões.

Modelos mais coloridos ajudam a criar um visual mais divertido e jovial. Já os modelos mais neutros, como os pretos, brancos e cinzas, são ótimos para quem quer aproveitar o tênis fora da academia, mas ainda mantendo uma certa sobriedade no look. 

Como usar a moda a seu favor?

Aderir à moda fitness não é apenas uma maneira de acompanhar a tendência, mas também de priorizar o conforto e a praticidade no dia a dia.

Rotinas corridas, muitos compromissos e deslocamentos ao longo do dia podem se tornar ainda mais exaustivos se você tiver que trocar de roupa o tempo todo, não é? Por isso, invista em peças fitness versáteis e modernas para manter o estilo independentemente da ocasião.

E se você gosta de moda e está sempre querendo aprender mais sobre esse universo, leia também nosso conteúdo sobre como combinar cores de roupas e crie visuais mais harmônicos e criativos!

Autor
Equipe Hotmart

Equipe Hotmart

A Hotmart é a plataforma completa para quem quer aprender novas habilidades e adquirir cursos digitais em poucos cliques. No universo da Hotmart, as possibilidades são infinitas.