Por que os negócios online estão em alta? + Como começar

Descubra como os negócios online estão cada vez mais em alta no Brasil!

Negócios Online

É inegável que o mundo está cada vez mais digital. Assim, naturalmente um mercado imenso é criado para esse ecossistema. Neste artigo, descubra o que são negócios online e como estão em alta.

Abrir um negócio online está se transformando em uma nova forma de ganhar dinheiro extra pela internet, afinal, possui um enorme potencial de crescimento.

Apesar de tudo parecer promissor, abrir um negócio dessa natureza não é fácil. É necessário estudo, esforço, dedicação e paciência para colher os resultados — que, dependendo do negócio, pode não ser imediato.

Quer saber o que é um negócio online, porque estão em alta e até mesmo como começar o seu próprio? Basta continuar a leitura até o final!

O que é um negócio online?

Um negócio online pode ser definido como uma nova maneira de embarcar no mundo digital, apresentando aos clientes o seu produto e/ou serviço.

Como é um mercado muito amplo, apresenta uma variedade enorme de possibilidades, desde oferecer cursos online até se tornar um Afiliado.

O mais importante é definir muito bem o seu público e estar visível, ou seja, montar uma estratégia de marketing digital muito bem definida, que envolva a produção e distribuição de conteúdo.

Por ser um mercado bastante concorrido, os negócios online precisam se destacar dos demais, apresentando os valores e principais vantagens — ou seja, qualidade que os tornam únicos.

Quais são as principais vantagens?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a definição de negócios online, descubra abaixo quais são as principais vantagens:

1. Você não precisa de um enorme investimento inicial

Quando falamos em um negócio tradicional e offline, devemos ter um aporte econômico alto nos primeiros meses, afinal, a burocracia e até mesmo a necessidade de alugar um espaço não são tópicos baratos.

Com negócios online você pode sim precisar de um alto valor inicial, mas depende muito de negócio para negócio. Para alguns, ao abrir um e-commerce, basta ter uma página no Instagram ou no WhatsApp Business, por exemplo.

2. Maior alcance

Nos dias atuais, com um bom acesso à Internet basta alguns cliques para conseguirmos acessar sites brasileiros e internacionais. O que significa maior alcance.

O mesmo ocorre com negócios online. Ao apostar nessa estratégia, você conseguirá atender pessoas de fora da sua região, seja bairro, cidade, estado ou país.

3. Atendimento personalizado

O atendimento ao cliente precisa estar focado na experiência que esses terão ao acessar e comprar um produto ou serviço. Uma boa alternativa é oferecer um atendimento personalizado.

De forma simplificada, esse atendimento visa saber qual a melhor plataforma para atender clientes e também qual a melhor comunicação.

A consequência será um cliente fiel e satisfeito — que com certeza indicará o seu negócio digital para outros amigos.

4. Flexibilidade para trabalhar

Os negócios online não exigem que você bata ponto em um determinado horário, tudo pode ser flexível e combinar com a sua agenda diária.

É muito importante que você comunique ao cliente quando estará disponível para atender, desde horários até os dias da semana. E também se regular para não trabalhar horas além do necessário.

Como abrir o seu negócio online em 2022?

Quer saber as melhores dicas para transformar o seu hobby em fonte de renda? Veja uma lista exclusiva abaixo:

1. Viva da sua paixão!

Não adianta nada querer abrir um negócio online se você ainda não definiu qual produto comercializar. Ou até mesmo não gostar do que está vendendo.

Quando isso ocorre, não há uma identificação por parte do público, que percebe quais são as reais intenções. Então, defina o seu produto ou serviço e tenha a certeza de que possui todo o conhecimento possível para vendê-lo bem.

2. Defina o seu público-alvo

O papo de “eu vendo o meu produto para todo mundo” pode não ser bem verdade. É muito importante definir qual é o seu público-alvo, pois você entenderá as dores e desejos dos seus clientes.

Se possível, faça pesquisas na região onde quer atuar. Essa pesquisa pode ser tanto presencial quanto física. Para avançar ainda mais, defina a sua persona (a idealização do seu cliente perfeito) e defina as suas estratégias pensando neste perfil.

3. Crie um planejamento financeiro

Por mais que você já tenha um bom dinheiro guardado para iniciar, sem um planejamento financeiro bem estruturado todo esse montante pode acabar sem que você perceba.

Então, crie planilhas e faça estudos de tudo o que será preciso gastar nos primeiros meses até que o negócio online se sustente sozinho.

4. Saiba quais são as responsabilidades legais

Apesar de ser descomplicado, abrir negócios online não tira toda a responsabilidade legal. Afinal, a internet não é terra de ninguém.

Ainda mais pelo fato dos negócios online trabalharem com os dados dos usuários, que podem ser sensíveis ou não. Um dos grandes desafios é fazer com que o e-commerce esteja de acordo com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Estude bastante antes de abrir o seu negócio para evitar qualquer constrangimento futuro.

5. Faça cursos online

Após abrir o seu negócio online, é indispensável que você tenha sempre atualizações do mercado digital. Seja sobre o seu segmento ou novos insights que podem trazer ainda mais resultados.

Uma das melhores formas é realizando cursos online. Com eles você consegue aprender ainda mais, e o melhor ainda: no seu tempo!

Existem diversos tipos de cursos, que lidam com o Marketing Digital, Negócios e Carreira, e muito mais!

Quais são as melhores ideias de negócios online?

Se você ainda precisa de uma ajuda para se inspirar, confira abaixo algumas ideias de negócios online que estão em alta no próximo ano:

  1. Tornar-se um Afiliado da Hotmart
  2. Produção de conteúdo digital
  3. Revenda de produtos
  4. Prestação de serviços estéticos
  5. Oferecer consultorias online
  6. Gerenciar redes sociais
  7. Dar aulas particulares de idiomas
  8. Criar sites
  9. Abrir uma franquia estabelecida
  10. Criar um Infoproduto

Gostou de conferir os melhores insights sobre Negócios Online? Conheça os cursos sobre Negócios e Carreira disponíveis no Marketplace e seja o seu próprio chefe!

Autor
carlos.paranhos

carlos.paranhos

Audience & Acquisition