O que é Educação Física e qual a sua importância para o nosso desenvolvimento

Entenda o que é Educação Física e saiba como você pode se especializar na área!

O que é educação física - um grupo de pessoas praticando esportes

Saiba o que é Educação Física e aprenda tudo sobre essa prática, que vai muito além da disciplina escolar!

A Educação Física é uma prática essencial para o ser humano, em todas as fases da vida. Muito conhecido por seu papel escolar, esse modelo de educação vai além do que a maior parte das pessoas conhece, abordando aspectos mentais e comportamentais.

Ser um educador físico exige muito estudo em quase todas as áreas que trabalham o desenvolvimento do corpo e da mente dos seres humanos. Vai muito além do ensinamento de regras esportivas, lidando também com o fortalecimento psicológico.

Neste artigo, vamos explicar o que é Educação Física e falar de todas as complexidades que envolvem essa área. Também vamos falar dos pilares da prática e os seus benefícios para as pessoas. Confira abaixo!

Afinal, o que é Educação Física?

Para entender o que é Educação Física, precisamos ir além do que aprendemos na escola. Enquanto crianças, Educação Física é o momento de lazer, o espaço para sair da sala de aula e praticar algum esporte, geralmente futebol.

Entretanto, a Educação Física vai além disso. É uma disciplina que visa o aperfeiçoamento da mente e do físico. A ideia é desenvolver ambos, visando a saúde, por meio de técnicas específicas para crianças, jovens e adultos.

Portanto, é uma área que, conceitualmente, visa o desenvolvimento integral do ser humano, equilibrando o corpo e a mente na busca por uma vida mais plena, ativa e saudável.

Antes, no Brasil, a Educação Física era vista apenas como uma disciplina escolar, mas isso mudou. Hoje, profissionais da área trabalham em clubes, academias, e outros diferentes espaços que exigem a busca por condicionamento físico.

Qual a importância do profissional educador físico? 

O profissional educador físico é fundamental, especialmente por sua formação. Hoje, o curso superior de Educação Física engloba matérias da área de ciências e da área de saúde. 

As disciplinas de Educação Física, ao contrário do que muitos pensam, não envolvem apenas aspectos físicos, mas também psicológicos. Este profissional é treinado para fortalecer a mente dos alunos, ajudando na autoestima, autoconhecimento e na preparação mental.

Além disso, o profissional da área também pode atuar em diversos segmentos. Ao contrário do senso comum, o educador físico não necessariamente precisa ser um professor de escola.

É possível se especializar no condicionamento de atletas de alto rendimento, no tratamento e na reabilitação de pessoas com problemas físicos, na coordenação de danças e atividades culturais e de expressão artística, entre outras áreas.

Como se tornar um educador físico?

Para ser um educador físico, é necessário fazer um curso superior na área. São duas formações: licenciatura, que permite que o profissional atue como professor da educação básica; bacharelado, que habilita o educador para a atuação na reabilitação da saúde.

Antigamente, os cursos ensinavam apenas habilidades motoras e físicas, deixando as disciplinas teóricas e mentais de lado. Hoje, isso é diferente. A abordagem é muito mais completa.

Com o avanço da medicina voltada para a saúde, a Educação Física ganhou um papel de maior destaque. O Conselho Nacional de Saúde (resolução n° 218 de 6 de março de 1997), reconheceu os profissionais de Educação Física como profissionais de saúde.

Quais são os pilares da prática?

Apesar das duas opções de curso de Educação Física, o plano acadêmico da área conta com três pilares de desenvolvimento muito importantes, que são ensinados para todos os profissionais que cursam a disciplina, independentemente da instituição.

Segundo a determinação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), o curso de Educação Física tem três pilares: 

  • ginásticas, jogos, esportes, artes marciais e lutas;
  • atividades rítmicas e expressivas;
  • conhecimentos sobre o corpo.

Abaixo, vamos abordar cada uma delas e explicar a importância de cada pilar para a formação do educador físico.

Ginásticas, jogos, esportes e lutas 

O primeiro pilar da Educação Física engloba atividades como ginásticas, jogos, esportes e lutas. Ou seja, desenvolve o conhecimento do professor sobre esportes individuais e coletivos, além de jogos.

São exemplos de atividades trabalhadas: futebol, queimada, vôlei, basquete, natação, atletismo, xadrez, amarelinha, judô, karatê, ginástica artística, entre outras.

Em geral, são esses conhecimentos que aparecem em um professor de Educação Física no ensino básico. É a área mais conhecida e comum do educador físico.

Atividades rítmicas e expressivas

O segundo pilar da Educação Física são as atividades rítmicas e expressivas. São atividades artísticas que envolvem danças e expressões do corpo humano. 

São exemplos de atividades trabalhadas: dança de salão, dança livre, dança moderna, teatro, dança popular, dança folclórica, entre outras práticas.

Esses conhecimentos também são trabalhados em escolas, mas são muito mais usados por profissionais que atuam em instituições sociais, ou de reabilitação em saúde, que trabalham com o desenvolvimento da expressão corporal e artística.

Conhecimentos sobre o corpo 

Por fim, temos o terceiro pilar da Educação Física, que são os conhecimentos sobre o corpo. Essa área é muito voltada para o desenvolvimento pessoal e o autoconhecimento, já que trabalha questões que vão além do fortalecimento físico.

Nesse pilar, o educador físico aprende sobre a anatomia humana, o funcionamento do corpo e a visão dele em relação a diferentes culturas da humanidade. É uma área mais teórica do conhecimento da Educação Física. 

São exemplos de áreas trabalhadas: sociologia, antropologia, fisiologia, cinesiologia, entre outras ciências voltadas para o estudo do corpo e do comportamento humano.

Como aprender ainda mais sobre a área?

Para ser um bom profissional de Educação Física, é preciso estar sempre em busca de atualização. É uma área que passa por muitas mudanças constantes, já que novos estudos estão sempre em desenvolvimento e conceitos novos surgem a todo momento.

Portanto, além da formação acadêmica completa, e com qualidade, é necessário buscar cursos complementares da área, que abordam não só novas teorias, mas também abordagens diferentes do que já existe.

No nosso Marketplace, você encontra cursos voltados para a Educação Física que trabalham diversos aspectos teóricos, como a estruturação de avaliações e conceitos e abordagens pedagógicas da área, que podem te ajudar a complementar o conhecimento.

Aumente agora os seus conhecimentos na área de Educação Física. saúde e esportes!

Autor
Equipe Hotmart

Equipe Hotmart

A Hotmart é a plataforma completa para quem quer aprender novas habilidades e adquirir cursos digitais em poucos cliques. No universo da Hotmart, as possibilidades são infinitas.