O que é rapport e como colocar em prática hoje!

Entenda o que é rapport e como aplicar essa técnica usada para criar conexões mais empáticas, compreensivas e respeitosas.

O que é rapport

Você já reparou como algumas pessoas parecem ter uma facilidade para criar conexões, iniciar e manter conversas? É bem provável que elas saibam o que é rapport e usem essa técnica para se comunicar.

Aplicar esse conceito ajuda a deixar a comunicação mais natural, por isso, tem sido cada dia mais importante, principalmente para quem quer se destacar na carreira ou estabelecer relações mais bem-sucedidas. 

Esse é o seu caso? Então continue a leitura para entender de uma vez por todas o que é rapport e como colocá-lo em prática no seu dia a dia!

Afinal, o que é rapport?

Rapport, palavra de origem francesa, é um conceito da Psicologia utilizado para estabelecer uma relação com outra pessoa de forma empática, receptiva e harmônica

Para isso, são aplicadas algumas técnicas na comunicação e na atenção voltada à outra pessoa, para que ela sinta confiança e abertura para interagir, dialogar e compartilhar pensamentos, informações e experiências.

Apesar de muitas pessoas acreditarem ser possível forjar um rapport, colocar esse conceito em prática não é apenas uma encenação. Para dar certo, é necessário ter um interesse genuíno na outra pessoa, além de saber demonstrar atenção e respeito.

Em quais ocasiões pode ser aplicado?

A técnica de rapport é amplamente usada por profissionais de Psicologia em seus primeiros contatos com pacientes. 

Afinal, para um processo terapêutico ser bem-sucedido, é fundamental construir uma ligação entre terapeuta e paciente, e criar um espaço seguro e acolhedor para possibilitar uma troca saudável e benéfica para ambas as partes. 

No entanto, há várias outras formas de aplicar o rapport, tanto no dia a dia quanto no ambiente profissional. Saiba como!

Em situações do dia a dia

Sabe quando você chega em uma confraternização em que não conhece muitas pessoas e sente uma certa insegurança para interagir? O rapport pode ser uma boa ajuda nessas horas.

Ao aplicar as técnicas, você terá mais facilidade para se conectar com outras pessoas e criar relações mais reais e próximas.

Além disso, pode sempre lembrar do rapport ao conversar com quem já conhece, como uma forma de se aproximar e aprofundar ainda mais o relacionamento entre vocês e aprender mais sobre suas amizades, familiares e colegas.

Em situações comerciais

No trabalho, o rapport pode ajudar a alcançar ótimos resultados. Se você trabalha em áreas diretamente relacionadas com pessoas, como atendimento ao cliente ou vendas, saber usá-lo é ainda mais importante.

Saber se conectar com as pessoas é o caminho ideal para iniciar uma negociação e deixar todo o processo mais natural. 

Em vez de apenas usar estratégias para vender mais o seu (ou da empresa em que trabalha) produto ou serviço, você conseguirá criar um laço com as pessoas e manter uma comunicação muito mais pessoal e, consequentemente, efetiva.

Quais os melhores passos para aplicar o rapport?

Vamos à parte prática? Descubra o que deve fazer para aplicar o rapport ao se comunicar com outras pessoas.

Tenha empatia pela outra pessoa

A empatia é um ponto essencial do rapport, pois, para criar uma relação genuína com alguém, precisamos compreender seus sentimentos, desejos e ideias. 

No dicionário, empatia significa “habilidade de imaginar-se no lugar de outra pessoa”. E nada melhor do que isso para saber como e quando se aproximar dela, não é?

Por isso, evite julgamentos e preconceitos para fortalecer a ligação entre você e a pessoa com quem está se comunicando. Tenha atenção às opiniões e ações dessa pessoa e seja gentil na sua abordagem.

Demonstre interesse

Vamos inverter um pouco a situação por um momento. 

Pense em quando você está conversando com alguém e a pessoa se distrai facilmente, confere o celular a todo momento, ou atrapalha o seu raciocínio mudando de assunto ou prestando pouca atenção.

Essas situações, além de serem desagradáveis, impedem uma conexão mais próxima e verdadeira entre as pessoas, não é?

Por isso, ao conversar com alguém, demonstre interesse e realmente preste atenção ao que está sendo comunicado ou feito. Assim, você mostra que respeita o que a outra pessoa tem para dizer, criando um ambiente motivador para a troca de informações.

Seja otimista

Como o rapport é uma técnica que ajuda a estabelecer relações próximas e de confiança, o ideal é manter um clima leve e positivo. 

Assim, a comunicação se torna muito mais fluida, prazerosa e contagiante para todas as partes envolvidas.

Isso não significa que o rapport não serve para conversas mais difíceis e complexas, mas sim que é importante priorizar, sempre que possível, um posicionamento otimista, focado em soluções, e não somente nos aspectos negativos das situações.

Tenha paciência

Ao apostar no rapport para se aproximar de outras pessoas, a paciência é um requisito obrigatório. Relacionar-se exige respeito às diferenças e compreensão das dificuldades e necessidades de cada pessoa. 

Sendo assim, para um rapport de qualidade, exercite a sua paciência e tolerância para não apressar a conversa, pulando etapas importantes para o fortalecimento da relação.

Procure estabelecer uma conexão

Ter algo em comum muitas vezes é o que nos conecta com as pessoas que mais gostamos, seja no trabalho, seja na vida pessoal.

Portanto, tente estabelecer uma conexão com as pessoas que você está conhecendo, buscando interesses semelhantes, experiências compartilhadas e outras afinidades. Você pode fazer isso durante a comunicação, perguntando sobre hobbies, atividades e lazer da pessoa, ou antes do primeiro contato. 

No caso de um processo de vendas, por exemplo, você pode buscar saber quem é a pessoa com quem você conversará em breve e pesquisar algumas informações nas redes sociais, como LinkedIn, Facebook e Instagram. 

Nessa procura, você pode descobrir pontos em comum que nunca imaginou e que podem ser usados como facilitadores da conversa.

Como o rapport pode auxiliar no seu desenvolvimento pessoal? 

Criar conexões com outras pessoas, exercitar a nossa empatia e saber nos comunicar de forma respeitosa e sem atritos são características extremamente valiosas para o nosso desenvolvimento pessoal e profissional.

Hoje, com o aumento do interesse nas habilidades comportamentais das pessoas, e não somente técnicas, saber aplicar o rapport é fundamental para garantir uma comunicação mais verdadeira e construir relacionamentos pautados pela compreensão, confiança e diálogo. 

Agora que você já sabe o que é rapport, que tal continuar investindo em conhecimento? Conheça os cursos online de Desenvolvimento Pessoal disponíveis no nosso marketplace e aprenda ainda mais!

Autor
Equipe Hotmart

Equipe Hotmart

A Hotmart é a plataforma completa para quem quer aprender novas habilidades e adquirir cursos digitais em poucos cliques. No universo da Hotmart, as possibilidades são infinitas.