Países que falam francês: Conheça as nações francófonas

Você sabe quais são os países que falam francês? O idioma está presente em muitas nações além da França. Confira!

imagem da Torre Eiffel, cartão-postal da França, um dos países que falam francês

Bienvenue! Se você adora a língua francesa, saiba que ela é falada em muitas regiões ao redor do mundo, e não apenas na França.

Para descobrir quais são os países que falam francês e o que mais, além do contato com o idioma, você pode usufruir ao visitar cada um deles, continue a leitura!

Vamos mostrar todas as nações que usam o idioma, seja como língua oficial, seja como segunda língua. Assim, você já pode planejar as próximas viagens e se preparar para praticar o seu francês!

Qual a origem do idioma francês?

O francês é originário do latim, assim como o português, espanhol, italiano, romeno e catalão. Por isso, não estranhe se encontrar algumas similaridades entre a língua francesa e o nosso idioma.

A língua é românica, ou seja, uma evolução do latim vulgar, e surgiu a partir dos dialetos falados no norte da França. 

Antes do idioma atual, o francês passou por duas transformações, chamadas de francês antigo e francês médio, cada um deles caracterizado por particularidades da época.

No século XVII, o francês moderno ocupou o espaço anteriormente ocupado pelo latim e se tornou a principal linguagem da diplomacia e das artes no mundo. 

Com o crescimento dos Estados Unidos como superpotência, o francês deixou de ocupar a posição dominante. 

No entanto, até hoje é uma das línguas oficiais em organizações internacionais, como na Organização das Nações Unidas (ONU) e na Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Quantas pessoas falam francês no mundo?

Segundo a La Francophonie, comunidade de países francófonos, o francês é considerado o quinto idioma mundial, a quarta língua mais usada na internet e o segundo idioma mais aprendido no mundo, perdendo apenas para o inglês.

Além disso, é uma língua falada por mais de 300 milhões de pessoas e presente nos cinco continentes. 

Mais curiosidades: a maioria das pessoas que falam o francês como segunda língua estão na África, sabia? 

Inclusive, segundo o Observatoire démographique et statistique de l’espace francophone (ODSEF)Observatório demográfico e estatístico da área francófona, em português —, em 2050, mais de 90% dos jovens francófonos serão africanos!

Quais são os países que falam francês?

Descubra quais são os países que falam francês e saiba um pouco sobre cada uma das regiões.

Europa

França

Vamos começar pelo óbvio: a França! 

Considerada uma das nações mais ricas do mundo, o país e principalmente a sua capital, Paris, são muito associados a cenários românticos.

Quem nunca assistiu a uma cena de romance com a Torre Eiffel iluminada ao fundo? 

A culinária francesa também é famosa e considerada uma das melhores do mundo. Os pratos típicos são marcados pelo uso abundante de manteiga, e os vinhos e queijos reconhecidos pela altíssima qualidade.

Bélgica

Na Bélgica, o francês divide o posto de idioma oficial com o alemão e o neerlandês. 

Considerado um dos menores países da Europa, é famoso pelas suas construções medievais e vilarejos, além das cervejas, chocolates e batatas.

Em Bruxelas, capital belga, a praça Grand Place, patrimônio da UNESCO, é uma das maiores atrações!

Suíça

Na Suíça, o francês também é um dos três idiomas oficiais, junto ao alemão e italiano.

O país é famoso pelos seus chocolates, mas também pelos relógios luxuosos.

O padrão de vida dos moradores é bastante elevado e os Alpes Suíços se destacam entre as principais atrações.

Além disso, a Suíça é sede de organizações importantes, como a Cruz Vermelha, o Fórum Econômico Mundial e a Organização Mundial do Comércio.

Mônaco

Mônaco é o segundo menor país europeu e é conhecido principalmente pelo Distrito de Monte Carlo, famoso pelo Grande Prêmio da Fórmula 1.

O governo do país é uma monarquia constitucional e o idioma oficial é o francês.

Luxemburgo

Em Luxemburgo, o francês, o alemão e o luxemburguês são os idiomas oficiais. Além deles, o inglês também é bastante popular.

O país é reconhecido pelos seus bons índices econômicos e de desenvolvimento humano e, também, por oferecer excelente qualidade de vida para a população. 

Andorra 

Andorra também é uma nação pequena, membro das Nações Unidas desde 1993 e sua economia é baseada no turismo.

A língua oficial é o catalão (e é o único país com essa característica!), mas a população também fala francês, espanhol e português. 

Américas

Canadá

O Canadá tem duas línguas predominantes: o inglês e o francês, que está presente principalmente na província do Quebec — única com população predominante francófona.

O país é reconhecido mundialmente pela educação, consciência ambiental e senso de comunidade, além do amplo desenvolvimento dos setores de ciência e tecnologia. 

Tem um inverno bastante rigoroso em algumas regiões, muitos lagos e é uma das nações mais ricas do mundo.

Haiti

O Haiti é o terceiro maior país do Caribe e tem, além do francês, o crioulo como língua oficial.

É considerado o país economicamente mais pobre da América de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Entretanto, possui uma exuberante riqueza natural, com praias e florestas tropicais, além de sítios históricos.

África

Congo

Congo ou República do Congo é um país africano com fortes heranças da colonização francesa, considerando que a independência congolesa se consolidou apenas em 1960. 

Por isso, o francês é o idioma oficial do país, apesar de algumas línguas nacionais, como lingala e kituba, também serem faladas.

O país é dividido em 12 departamentos e o setor de produção de petróleo é um dos principais responsáveis pela economia.

República Democrática do Congo (RDC)

Na República Democrática do Congo (RDC) o francês também é o idioma oficial. O país é considerado um dos mais ricos do mundo em recursos naturais e biodiversidade. 

É, também, um dos países mais populosos da África.

No entanto, a nação também é marcada por uma triste realidade, marcada por alta taxa de mortalidade infantil, insegurança alimentar e subnutrição.

Madagascar

Madagascar é uma das maiores ilhas do mundo e conta com abundante diversidade de fauna e flora.

Também conseguiu a independência da França apenas em 1960, e tem o francês como idioma oficial, junto ao malgaxe.

Guiné Equatorial

Na Guiné Equatorial o espanhol é a primeira língua oficial, mas divide o espaço com o francês e também com o português.

O país é dividido em sete províncias e sua capital, Malabo, é rica em petróleo, belezas naturais, arquitetura e culinária.

República Centro-Africana

A República Centro-Africana tem o francês como idioma oficial e também o sango, a língua franca e nacional.

Esse também é um país marcado por um dos piores índices de desenvolvimento humano, confrontos armados, insegurança e violência.

Ruanda

Ruanda é mais um dos países que falam francês e que tem a língua como oficial.

A economia deste país africano é baseada na agricultura — chá, café, banana e feijão são alguns dos principais alimentos cultivados.

Senegal

Em Senegal, algumas línguas regionais são populares, mas o francês é considerado o idioma oficial.

Um dos principais atrativos para turistas é o Lago Retba ou Lago Rosa, famoso pela sua cor e pela alta concentração de sal, que facilita a flutuação, assim como acontece no Mar Morto.

Costa do Marfim

A Costa do Marfim, maior produtor de cacau do mundo, também é um país que tem o francês como língua oficial. Entretanto, algumas línguas indígenas também são populares e muito usadas pela população.

O nome do país foi dado pelos exploradores portugueses e tem relação com o comércio de presas de elefante, feitas de marfim.

Outros 

Diversos outros países da África também falam francês, seja como língua oficial ou co-oficial, como:

  • Benim;
  • Mali;
  • Níger;
  • Togo;
  • Gabão;
  • Chade;
  • Djibouti;
  • Comores;
  • Ilha da Reunião;
  • Burquina Faso.

Ásia

Líbano

No Líbano, o árabe é a única língua reconhecida como oficial. No entanto, o francês e o inglês são considerados idiomas secundários e também são muito populares.

Beirute, capital libanesa, é um dos principais centros turísticos não só do país, mas de todo o Oriente Médio.

Oceania

Vanuatu

Em Vanuatu, ou República de Vanuatu, o francês divide o posto de idioma oficial com o inglês e com o bislama.

Uma curiosidade sobre o país é que ele é considerado um dos países mais felizes do mundo — e o mais feliz fora das Américas! 

A sua pontuação no Happy Planet Index, que mede o bem-estar sustentável dos países, aponta que os moradores de Vanuatu têm mais bem-estar do que os japoneses, além de uma pegada ecológica bem menor. 

Aprimore suas habilidades linguísticas!

Você viu quais são os países que falam francês e deu para perceber que, se souber falar o idioma, você pode se comunicar em muitas regiões ao redor do mundo, né?

Aprender uma nova língua, além de ser uma excelente forma de exercitar o cérebro e se desenvolver, também é um passo importante para o seu crescimento profissional.

Se quer investir nisso e aprender um novo idioma, confira as nossas dicas de cursos de idiomas online e encontre a opção ideal para você!

Autor
Equipe Hotmart

Equipe Hotmart

A Hotmart é a plataforma completa para quem quer aprender novas habilidades e adquirir cursos digitais em poucos cliques. No universo da Hotmart, as possibilidades são infinitas.