Plano de carreira: Qual é a finalidade e como elaborar um?

Saiba como montar seu plano de carreira para crescer profissionalmente!

blogAprenda_plano-de-carreira

Estipular objetivos e metas é importante para quem quer conquistar algo. Na vida profissional, isto é chamado de plano de carreira e pode ser feito em diferentes formatos dependendo do perfil do negócio, dos colaboradores e até do segmento de atuação.

Um bom plano de carreira é um excelente fator de motivação. Afinal, quando você sabe exatamente o que precisa fazer para chegar onde quer, fica muito mais fácil se organizar e trabalhar para que isso aconteça, certo?

Continue a leitura para entender melhor esse planejamento, as suas possibilidades e como estruturar o seu!

O que é plano de carreira?

Plano de carreira é o que determina o que uma pessoa deve fazer para se desenvolver profissionalmente e alcançar o objetivo desejado. 

Esse plano pode ser feito pela empresa, estabelecendo as possibilidades de crescimento organizacional para os colaboradores, ou feito individualmente pelos próprios profissionais.

Sendo assim, ele é a estrutura que define: 

  • as competências que devem ser desenvolvidas;
  • as experiências que devem ser vivenciadas antes de dar o próximo passo na carreira;
  • se há e quais são os processos que precisam ser feitos para garantir a transição;
  • os resultados que devem ser atingidos em cada nível.

Existem diferentes formatos de plano de carreira e é importante conhecê-los para saber qual se aplica melhor ao seu perfil e aos seus objetivos. Confira as particularidades de cada modelo abaixo!

Plano de carreira em Y

Empresas mais tradicionais geralmente oferecem apenas a possibilidade de crescimento para cargos de gestão, mas nem todas as pessoas têm o desejo ou até mesmo o perfil para gerenciar pessoas.

Por isso, o plano de carreira em Y tem sido cada vez mais usado nos negócios que buscam oferecer opções mais diversificadas e atrativas para os seus colaboradores. 

A carreira em Y é marcada pela bifurcação, ou seja, a possibilidade de dois caminhos diferentes: cargo de gestão ou de especialista. 

Enquanto a gestão é responsável por liderar equipes, a área de especialista é mais focada nos aspectos técnicos do negócio.

Plano em W

O plano de carreira em W oferece uma terceira possibilidade que mistura as duas já oferecidas na opção anterior.

Aqui, além das possibilidades de gestão e especialização, há a opção de gestão de projetos. Nesse caso, a pessoa não será responsável por desenvolver e gerenciar pessoas de forma geral, mas sim liderar projetos específicos, com um foco mais bem definido.

Esse formato de carreira funciona melhor em setores específicos, como o de tecnologia.

Plano em linha

Como o próprio nome já diz, esse é um formato mais linear de plano de carreira, bastante comum em instituições públicas.

Nessa opção, há um padrão muito bem-estabelecido de cargos e níveis hierárquicos. 

Em empresas com plano em linha, as mudanças profissionais já são pré-definidas e atreladas a questões mais objetivas, como tempo de serviço. 

Plano em rede

Já o plano em rede define um caminho não linear, que se assemelha à carreira em Y por oferecer possibilidade de gestão e liderança. No entanto, os caminhos são mais variados.

Nesse formato, você pode transitar entre cargos gerenciais e técnicos, caso consiga atingir as metas estipuladas.

Como elaborar um plano para sua carreira

Independentemente da sua área de atuação, é importante construir um plano de carreira para saber o que precisa fazer para chegar onde quer. Veja o passo a passo!

Defina qual é o seu objetivo

O primeiro passo deve ser definir o seu objetivo: você tem interesse em ser líder de uma grande equipe? Quer aperfeiçoar o seu conhecimento técnico para se tornar um especialista na sua área de atuação?

Pense em como se imagina daqui uns anos e no que significa sucesso profissional para você, pois assim será mais fácil traçar metas realistas e acertadas.

Entenda seu momento atual

Para saber onde quer chegar, é necessário entender onde você está agora. Tente responder algumas perguntas que podem ajudar a identificar melhor qual é o seu momento atual, como:

  • quais são as habilidades que você já desenvolveu;
  • o que você já conquistou nos últimos anos;
  • quais são as suas maiores dificuldades;
  • o que você faz bem;
  • o que precisa aperfeiçoar;
  • o que você gosta de fazer.

Saia da zona de conforto

Todos os processos de mudança exigem coragem e dedicação. Se você quer chegar em uma nova posição na sua carreira, vai precisar enfrentar desafios, aprender bastante e se expor a novas experiências.

No início, essa saída da zona de conforto pode até dar um friozinho na barriga e um medo de errar, mas mantenha o foco no seu objetivo principal e não desista na primeira dificuldade! 

Saindo da zona de conforto você vai conseguir crescer e se tornar um profissional com uma carreira cada vez mais completa e alinhada ao que deseja.

Trace metas realistas

Essa dica vale para todos os seus planejamentos, sejam profissionais, sejam pessoais. É fundamental traçar metas que sejam compatíveis com a sua realidade e do seu mercado de atuação.

Metas muito ousadas e arriscadas podem gerar frustração e sensação de que você não está saindo do lugar. 

Por isso, prefira metas possíveis e menores, para que você dê um passo de cada vez e se motive com cada conquista! 

Mas não se esqueça de traçar metas a curto, médio e longo prazo para saber exatamente o que precisa fazer em cada etapa.

Traga mais visibilidade ao seu trabalho

Não importa qual é o seu objetivo profissional, você vai precisar de visibilidade e reconhecimento. 

Invista na divulgação do seu trabalho, principalmente dos aspectos que têm relação com onde você quer chegar.

Se o seu interesse é ocupar um cargo de liderança, as pessoas precisam saber quais são as competências que você tem e que contribuirão para o seu sucesso nessa posição.

Já os profissionais autônomos que planejam o crescimento dos seus empreendimentos devem investir em ações que mostrem a qualidade, a relevância e a autoridade do trabalho feito. 

Invista em conhecimento

Após seguir todos os passos anteriores, você saberá exatamente o que precisa aprender para se destacar no seu nicho de atuação. Por isso, não se esqueça de investir na sua educação!

Busque cursos, leituras e experiências que contribuam para você desenvolver o que precisa para alcançar os seus sonhos e desejos na carreira. 

Hoje é possível aprender em diversos formatos diferentes, inclusive sem sair de casa e sem gastar muito.

Comece a se qualificar agora mesmo!

Agora que você já viu como um plano de carreira é importante para quem deseja crescer profissionalmente, está na hora de traçar o seu e começar a se preparar para os próximos passos!

Os cursos online têm ganhado cada vez mais pessoas que buscam desenvolver novas habilidades e adquirir novos conhecimentos. Por isso, podem ser uma excelente maneira para você começar a se qualificar!

Confira o nosso conteúdo que mostra a importância dos cursos online para a sua formação e bons estudos!

Autor
Luiza Alexandre

Luiza Alexandre

Redatora apaixonada em aprender algo novo todos os dias.