O que é um plano de negócio? Aprenda como montar um!

Está montando uma empresa? Saiba como o plano de negócio pode te ajudar a ter sucesso!

Plano de negócio - a imagem de um notebook contendo planilhas

Aprenda a montar um plano de negócio para a sua empresa e saiba como se planejar melhor para o futuro!

Toda empresa precisa de planejamento para dar certo. Ações impulsivas não costumam dar certo no mundo corporativo, especialmente quando é algo que envolve o aspecto financeiro.

Por isso, muitos empreendedores procuram formas inteligentes de se planejar, em todos os sentidos, para distribuir melhor os recursos e melhorar a tomada de decisão, que se torna mais assertiva.

Neste artigo, vamos falar do modelo de planejamento empresarial mais usado: o plano de negócio. Também vamos explicar como ele pode ser feito e quais aspectos precisam ser abordados em sua composição. Confira abaixo!

O que é um plano de negócio?

Em primeiro lugar, precisamos definir o que o plano de negócio significa. Esse plano, na prática, é um documento que aborda todos os principais elementos de uma empresa, tanto em aspectos relacionados à identidade, quanto em possibilidades de futuro.

Ou seja, é um documento que fala sobre os valores da sua empresa, os motivos pelos quais ela foi criada, sua missão e seus principais objetivos para o futuro. 

Essa abordagem costuma ser feita em uma divisão de áreas, ou departamentos. Ou seja, no plano, há uma estratégia para o marketing, finanças, administração, serviços, entre outras.

Desta forma, criam-se metas possíveis de alcançar, baseadas em informações, prospecções e dados concretos, pautados na realidade.

Por que é tão importante para as empresas?

O plano de negócio é fundamental para qualquer empresa. Mesmo aquelas que já estão em atividade podem ser beneficiadas pela criação de um planejamento mais estratégico.

Esse documento é essencial porque funciona como um registro de intenções e planos do seu negócio. É uma espécie de referência a ser seguida, um norte para sócios e colaboradores da marca saberem para onde estão caminhando.

Além disso, o plano de negócio é uma excelente forma de atrair investidores. Ao mostrar onde você quer chegar, de forma mais concreta, o empreendedor transmite mais credibilidade. Mostra que há um plano tangível a ser seguido.

Como montar um plano de negócio?

Para montar um plano de negócio, você precisa avaliar todos os elementos que constituem a sua empresa, esteja ela na ativa ou não.

Quais são os seus diferenciais de mercado? Onde você quer chegar nos próximos anos? Como será a estratégia de cada departamento?

Tudo isso precisa estar presente no plano de negócio, de uma forma geral. É claro que, cada empreendimento tem suas particularidades, que não são replicáveis. Essas variáveis também devem ser consideradas.

Entretanto, existem alguns elementos que precisam estar no seu plano de negócio, independentemente do segmento. Vamos falar sobre eles abaixo.

Comece pelo sumário executivo

O sumário executivo é uma espécie de resumo do seu plano de negócio. Deve ser um texto direto e conciso, sem grandes floreios.

Ele deve trazer um breve resumo da história da sua empresa, mas também reunir os outros tópicos do plano. É bom que ele seja feito primeiro, para você poder expandir as ideias a partir do que foi definido.

Insira a visão e a missão da empresa

Definir a visão e a missão da sua empresa é um bom começo para definir o plano de negócio.

A visão corresponde a forma que você quer que sua empresa veja o mundo. Está relacionada a valores, mas também à forma em que a marca quer ser percebida no futuro, na medida em que realiza os objetivos. Onde ela quer chegar.

A missão é complementar a isso. É a descrição do espaço que você deseja que sua empresa ocupe na sociedade. Deve ser um modelo para que todos os colaboradores sigam, ou seja, uma orientação de objetivos.

Faça uma descrição geral da empresa

O plano de negócio também deve ter uma descrição geral do seu negócio. Essa descrição está relacionada tanto a posicionamentos, como a elementos mais tangíveis, como faturamento.

Se sua marca já existe, a ideia da descrição é informar como ela está hoje em termos de estrutura e planejamento, assim como, em linhas gerais.

Se você está fazendo a descrição geral de uma empresa que ainda vai existir, a ideia é estruturar como você imagina que ela deva ser no futuro.

Desenvolva uma análise de mercado

Quais são as necessidades do seu mercado atual? O que os seus clientes em potencial estão precisando fazer?

É importante fazer uma análise de mercado para entender quais são as possibilidades da sua área e como você pode explorá-las.

Detalhe o plano de marketing

No plano de marketing, você vai definir todas as estratégias de divulgação da sua marca.

O ideal é focar nos canais em que informações sobre a empresa serão disseminadas, mas também na forma em que essa comunicação será feita.

Detalhe também o planejamento financeiro

O planejamento financeiro é uma parte crucial do plano de negócio. Aqui, você define quanto tem de investimento, quais são as receitas e gastos esperados para a sua empresa.

Se ela já existe, você consegue fornecer dados mais concretos. Se não for o caso, crie estimativas realistas com base nos recursos que você tem e no que está investindo.

Mercado consumidor

Qual a demanda do produto/serviço que você está oferecendo ao seu público-alvo?

A resposta para essa pergunta precisa estar clara para você ao final do plano de negócio. Portanto, uma parte essencial é o estudo do mercado consumidor.

Tente pesquisar o comportamento dos seus clientes em potencial, seus desejos, dores e ações, para entender como você vai inserir seu empreendimento no mercado.

Estudo da concorrência

Avaliar as boas práticas da concorrência faz parte do plano de negócio. Esse é o momento em que você entende melhor o mercado e com quais marcas você está disputando espaço.

O método de análise SWOT, que estuda as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de uma marca, é uma boa métrica para fazer esse estudo da concorrência.

Como aprender mais sobre negócios em geral?

Agora que você já sabe o que é um plano de negócios e como ele pode ser implementado na prática, é hora de colocar a mão na massa!

No marketplace da Hotmart, você encontra diversos cursos sobre administração, finanças e negócios. É um excelente espaço para ampliar seus conhecimentos e aprender mais sobre gestão e planejamento estratégico.

Aprenda a gerir melhor o seu negócio por meio dos cursos disponibilizados no Marketpalce da Hotmart!

Autor
Equipe Hotmart

Equipe Hotmart

A Hotmart é a plataforma completa para quem quer aprender novas habilidades e adquirir cursos digitais em poucos cliques. No universo da Hotmart, as possibilidades são infinitas.