Quadros decorativos: saiba como eles podem transformar ambientes e como fazer o seu!

Quer aprender a fazer quadros decorativos para deixar a sua casa ainda mais bonita? Saiba como com as nossas dicas!

Uma mulher atenciosa fazendo seus quadros decorativos

Os quadros decorativos são ótimas opções para quem quer deixar um ambiente mais bonito, e o melhor é que você pode fazer os seus próprios quadrinhos personalizados!

Além de ser uma forma de personalizar a decoração, você exercita a criatividade e o seu lado artístico, e ainda embeleza as paredes sem precisar gastar muito dinheiro.

Gostou da ideia, mas não sabe nem por onde começar? Continue a leitura e descubra!

Como os quadros decorativos podem melhorar o ambiente?

Colocar quadros decorativos em casa ajuda a dar um toque especial nos cômodos, deixar os ambientes mais aconchegantes e com a sua cara.

Principalmente ao optar por fazer os seus próprios quadros, você poderá criá-los do jeito que preferir, usando suas cores preferidas e harmonizando com o restante da decoração. 

Nada melhor do que um cantinho bonito para deixar os momentos passados em casa ainda mais gostosos, não é?

Como espalhá-los pela casa?

Os quadros são artigos decorativos muito versáteis, então, você pode usá-los em diversos cômodos, como no escritório em casa, e de diferentes maneiras: sozinhos, em conjunto, com diferentes tamanhos…

Caso tenha um propósito, como decorar somente a sala, é só definir o local e visualizar o que fica bem no espaço escolhido. Defina o melhor tamanho, a disposição dos quadros, caso faça mais de um, e a combinação de cores.

Mas se a ideia é criar quadros para decorar mais de um ambiente, é importante definir se prefere usar o mesmo estilo ou diversificar de acordo com o cômodo. 

Verifique também os outros elementos já usados na decoração para guiar o processo de produção e garantir que os quadros não destoarão do ambiente. 

Considere as cores das paredes e as usadas em objetos como almofadas, vasos, tapetes, adornos e móveis. A ideia não é fazer isso para usar apenas as mesmas cores, mas sim para criar um visual harmônico e obter o resultado desejado.

Como fazer quadros decorativos na sua própria casa?

Confira as melhores dicas abaixo!

Assista vídeos de professores na internet

Aprender uma nova habilidade fica bem mais fácil quando temos alguém para nos guiar nesse processo, concorda?

Por isso, aposte nos vídeos online para conhecer técnicas variadas e pegar dicas completas com profissionais. 

Consumir conteúdo nesse formato é excelente para quem tem facilidade de aprender ao acompanhar outras pessoas fazendo a tarefa, seguindo um modelo de passo a passo mesmo. 

Além disso, serve para você ter uma visão mais completa de todo o processo e entender o que é essencial em cada etapa.

Procure por cursos especializados

Outra opção é se inscrever em cursos especializados na criação de quadros decorativos. Assim como os vídeos encontrados na internet, eles são interessantes por serem em um formato dinâmico, com orientações não apenas escritas, mas também visuais. 

Contudo, os cursos têm a vantagem de serem materiais ainda mais completos e realmente focados em ensinar conceitos e técnicas de forma aprofundada. 

Você ainda pode optar pelos cursos online, em vez de presenciais, e aprender a confeccionar seus quadros sem nem mesmo ter que sair de casa.

Descubra qual a sua técnica favorita

Você já deve ter reparado na variedade de quadros decorativos que existem por aí, certo? São muitas técnicas diferentes que podem ser usadas juntas ou separadamente. 

Caso ainda não tenha nenhuma ideia já pré-estabelecida para os quadros, é interessante conhecer algumas dessas técnicas para entender as diferenças e escolher a que mais combina com o seu objetivo e com a decoração da casa.

Considere também o nível de dificuldade e os custos, já que cada técnica exige materiais, tintas e habilidades diferentes.

Busque referências que você gosta

Pesquisar referências também é importante para entender as diversas possibilidades, descobrir o que gosta e, claro, se inspirar.

Se você tem uma conta no Pinterest, o que acha de já criar uma pastinha para colocar essas inspirações? 

Começar a seguir perfis de decoração em outras redes e reparar mais nos ambientes frequentados também são boas maneiras de conhecer os estilos e descobrir as melhores combinações para a sua casa.

Pesquise bem antes de comprar os materiais necessários

Após definir o tipo de quadro decorativo, é hora de comprar os materiais. No entanto, não se apresse nesta etapa para não comprar itens errados ou em quantidades insuficientes.

Pesquise bastante para saber o que será necessário e garantir que terá todo o material antes de começar.

Entenda também as diferenças dos materiais para escolher o certo para ter o resultado desejado. Todos os detalhes influenciam, como a moldura, a grossura do papel, o pincel usado (no caso de pinturas) e a qualidade das tintas ou imagens impressas.

Não desista nas primeiras tentativas

Alguns quadros decorativos são mais simples de fazer, como os que usam apenas imagens ou frases prontas. Nesses casos, basta imprimir a arte em alta qualidade e escolher a moldura certa.

No entanto, caso decida se aventurar um pouco e fazer as suas próprias criações desde o início, o nível de dificuldade aumenta. Mas isso não é uma coisa ruim, e sim uma ótima oportunidade de se desafiar, desenvolver novas habilidades e ter um momento prazeroso.

Contudo, nessa etapa inicial os erros costumam acontecer mais e pode demorar um tempo até você pegar o jeito e conseguir criar os quadros com a velocidade e a destreza que gostaria. 

Mas não desista! 

Lembre-se que a prática leva à perfeição e continue tentando até alcançar o resultado desejado. No fim, todo o esforço valerá a pena quando você decorar a sua casa com os quadros que você mesmo fez.

Ao aperfeiçoar as suas criações, você pode até mesmo investir nisso para criar o seu próprio negócio e gerar renda com os seus quadros decorativos. Já pensou como seria bom ganhar dinheiro fazendo o que gosta?

Então não perca tempo e comece a estudar e treinar hoje mesmo! Confira o marketplace da Hotmart e encontre o curso de artes ideal para você!

Autor
Equipe Hotmart

Equipe Hotmart

A Hotmart é a plataforma completa para quem quer aprender novas habilidades e adquirir cursos digitais em poucos cliques. No universo da Hotmart, as possibilidades são infinitas.