Redes sociais para o seu negócio: como começar?

Você já sabe como usar as redes sociais para o seu negócio e ter resultados ainda melhores? Confira as nossas dicas!

redes sociais para o seu negócio

Se você empreende, já deve ter parado para pensar na importância das redes sociais para o seu negócio, certo? 

No entanto, com tantos canais disponíveis, pode ser desafiador saber onde vale a pena investir e o tipo de conteúdo que deve ser produzido.

Neste artigo, você acompanhará dicas para ativar o seu negócio nas redes sociais e melhorar os seus resultados com a presença online. Confira!

Por que é tão importante estar nas redes sociais?

As redes sociais ocupam um espaço (e tempo) cada vez maior na vida das pessoas que, hoje, usam esses canais não só para entretenimento, mas também para estudo, trabalho e compras.

O estudo “Social media by generation” da Global Web Index mostra que:

  • 27% das pessoas da geração Z usam as redes sociais para consumo;
  • 26% de Millennials;
  • 20% da geração X;
  • 13% dos Boomers.

Além disso, essas pessoas também buscam as redes para conferir conteúdos de suas marcas preferidas, verificar as tendências e encontrar inspirações.

Já um estudo realizado pela agência App Annie analisou a quantidade de horas gastas diariamente em aplicativos em diversos países, e o Brasil ocupa a primeira posição da lista. Outro dado da pesquisa mostra que, dos aplicativos mais baixados no mundo em 2021, as redes sociais TikTok, YouTube, Facebook e Instagram estão entre os 5 primeiros colocados.

Esses são apenas alguns dos dados que mostram o interesse das pessoas nas redes sociais e o crescente uso dessas plataformas. 

Se é nesses espaços que as pessoas estão interagindo, buscando conteúdo e consumindo produtos e serviços, imagine o alcance que a sua marca pode ter ao fortalecer a presença virtual?

Redes sociais para o seu negócio: como começar de fato?

Depois de perceber como as redes sociais são importantes para os negócios, surge a principal dúvida: como e quando usá-las para ter resultados ainda melhores? Confira nossas dicas a seguir.

Descubra quais redes combinam com o seu negócio

O primeiro passo é descobrir quais são as redes sociais mais adequadas para o seu negócio e para o seu público.

No caso de empresas, o LinkedIn costuma ser indispensável. No entanto, o Instagram e o Facebook também podem trazer ótimos resultados, dependendo das pessoas que você quer atingir e do tipo de conteúdo que será compartilhado.

Por isso, analise o comportamento do público, a idade e os principais interesses. Depois, verifique também o que faz sentido para o seu negócio. 

Se o que você faz ou vende precisa ser explicado por vídeo, provavelmente você terá que usar recursos diferentes de quem pretende compartilhar apenas conteúdos em texto ou com uma imagem estática, por exemplo.

Descubra a sua persona

No passo anterior, demos uma dica que já vai facilitar essa segunda etapa: analisar o público. 

Essa análise deve ser feita para você descobrir quem é a sua persona, ou seja, a representação de cliente ideal do seu negócio. 

Definir a persona (ou buyer persona) é entender exatamente quem é a pessoa com perfil adequado para consumir o seu produto ou serviço, quais são seus interesses, comportamentos, características e limitações ou objeções de compra.

Por isso, não pule essa etapa e invista nessa construção, que deve ser feita por meio de pesquisas e análises de dados, pois assim você saberá o que deve fazer para alcançar o público desejado e alavancar o seu negócio usando as redes sociais!

Pesquise as particularidades de cada rede social

Entender como cada rede social funciona também é importante para não criar uma estratégia completa e depois se surpreender com limitações que interferem nos seus resultados.

Portanto, estude as métricas, o algoritmo e as principais regras das redes sociais que pretende usar. Assim, você não só evita surpresas, mas também se prepara para otimizar as suas ações e conseguir extrair o máximo de cada uma delas.

Tenha disposição para gerar conteúdo

Ter consistência nas publicações e interações com o público é um dos principais pontos — e desafios — das redes sociais.

Não basta criar os perfis do seu negócio e publicar apenas esporadicamente, sem uma estratégia bem elaborada, enquanto seus concorrentes publicam constantemente, investindo tempo e esforço naquilo, não é?

Por isso, antes de iniciar uma estratégia nas redes sociais, entenda qual é a sua disponibilidade para esse trabalho e como ele será encaixado na sua rotina. Reservar um tempo específico para produzir conteúdo, publicar e acompanhar os resultados é fundamental.

Prepare-se para o atendimento ao cliente

Quando uma empresa se dispõe a marcar presença nas redes sociais, deve se preparar para dar o suporte necessário para os clientes, inclusive, nesses canais. 

Como as redes são usadas diariamente pela maioria das pessoas, é muito comum que se tornem os espaços preferidos para tirar dúvidas, deixar críticas e elogios.

Dependendo da frequência e da intensidade desse engajamento do público, pode ser necessário contratar profissionais para fazer esse serviço com qualidade e entregar uma ótima experiência para as pessoas.

Atualize-se constantemente

Com tantos conteúdos sendo gerados a todo momento, é essencial ficar por dentro das novidades e tendências da sua área de atuação.

Por isso, acompanhe as mudanças de cada rede social, hashtags que estão bombando e assuntos mais comentados para conseguir produzir conteúdos atualizados e se destacar.

Acompanhe os conteúdos virais 

E já que estará sempre acompanhando o que está acontecendo nas redes usadas, não deixe de prestar atenção nos conteúdos virais. 

Esses conteúdos são aqueles que ganham a atenção e o compartilhamento do público, viralizando nas redes sociais e tomando proporções muitas vezes bem maiores do que as imaginadas pela empresa ou pessoa.

Saber quais desses conteúdos fazem sentido para o seu negócio e usá-los adequadamente na sua estratégia de marketing nas redes sociais pode aumentar a sua taxa de engajamento. Além disso, é uma forma de mostrar para o público que você acompanha as tendências, principalmente se tiver um público mais jovem e antenado nos acontecimentos do meio virtual.

Peça sempre feedback 

Com os seus perfis no ar, você deve acompanhar as métricas de cada rede social para entender o que está dando certo na sua estratégia e o que deve ser melhorado.

No entanto, o feedback das pessoas também é fundamental para compreender como a sua mensagem está chegando ao público e o que precisa ser ajustado para melhorar a interação e fortalecer a sua marca no mercado.

Esse retorno pode ser solicitado em formato de enquete, posts com perguntas específicas, formulários, mensagens diretas…o importante é mostrar para as pessoas que você se importa com a opinião delas e deixar um espaço aberto para feedback.

Turbine as redes sociais para o seu negócio

Encontrar as redes sociais para o seu negócio exige bastante pesquisa e compreensão do público, mas todo o tempo e esforço investidos valerão a pena quando você começar a observar os resultados.

Como você sabe, empreender, de forma geral, também exige um aprimoramento constante das habilidades e conhecimentos. Na internet, essa exigência é ainda maior, principalmente por ser um universo que se atualiza de forma tão rápida. 

Por isso, para turbinar os negócios e se destacar da concorrência, é importante nunca parar de aprender! E, para isso, você pode contar com os cursos online, um jeito prático de adquirir conhecimento e se desenvolver.

Conheça os diversos cursos sobre Negócios e Carreira disponíveis para você começar a investir no seu aprendizado hoje mesmo!

Autor
carlos.paranhos

carlos.paranhos

Audience & Acquisition