Reforma de casa: como aprender sobre o assunto antes de iniciar?

Aprenda tudo sobre reforma de casa com dicas infalíveis, que vão te ajudar a tomar boas decisões!

Reforma de casa - um casal reformando a sua casa

Saiba como fazer uma reforma de casa de um jeito eficiente com as dicas deste artigo!

De tempos em tempos, é comum que surja a necessidade de reformar nossa casa. Entretanto, para não fazer isso de forma impulsiva, é importante buscar conhecimento antes de colocar a mão na massa.

Uma boa reforma, seja ela em qualquer ambiente da casa, envolve muitos fatores. É preciso conhecer bons materiais, entender de decoração e saber qual o seu objetivo antes de executar.

Neste artigo, vamos trazer algumas dicas sobre como fazer uma boa reforma de casa, indicando também alguns canais de informação que vão te ajudar a aprender mais sobre o assunto. Confira abaixo!

Por que é preciso aprender sobre reforma de casa?

Antes de contratar profissionais para reformar a sua casa, é importante aprender como esse processo funciona. Quem não é especialista no assunto precisa estar bem informado para não cometer erros, que podem sair caro para o seu bolso.

É preciso tomar as decisões com “os pés no chão”, definindo objetivos claros e trazendo inspirações que fazem sentido para a proposta que você quer.

Além disso, é muito importante saber a diferença de uma reforma feita por necessidades estéticas e outra feita por problemas estruturais. Esses processos podem estar interligados, mas nem sempre andam juntos.

Quais pontos devemos prestar atenção?

Antes de iniciar sua reforma, é importante prestar atenção em alguns pontos importantes da reforma, que vão desde a escolha dos materiais, até detalhes técnicos e logísticos.

Uma boa reforma precisa ser bem planejada. É importante ter em mente todos os processos, tudo o que deve ser adquirido, para não ser surpreendido ao final com um resultado ruim, ou uma conta exorbitante.

Abaixo, vamos listar os principais pontos que você deve prestar atenção ao reformar a sua casa pela primeira vez!

As verdadeiras necessidades da reforma

Em primeiro lugar, você precisa definir as verdadeiras necessidades da reforma. É natural que diversos desejos apareçam na medida em que você pesquisa sobre o assunto, mas é importante ter o pé atrás com vontades impulsivas.

Parece sedutor replicar aquele ambiente lindo que você viu em um site de decoração, mas talvez não seja a melhor decisão. 

Por isso, antes de começar, liste as maiores necessidades da sua reforma. Sua prioridade é o banheiro? A cozinha? A sala de estar? Isso precisa estar bem claro, até mesmo para você conseguir definir para onde vai a maior parte do orçamento.

O valor final dos reparos

Fazer um planejamento antes de começar a reforma é muito importante. É preciso ter em mente qual será o valor final dos reparos, ou ao menos uma estimativa.

Não dá para prever quanto uma obra vai custar de forma exata. Imprevistos acontecem e planos mudam, isso é natural, entretanto, é fundamental ter uma estimativa final dos seus gastos. Assim, você se prepara para qualquer situação.

Por isso, antes de começar, calcule quanto tudo vai custar. Pesquise o valor dos materiais, prestadores de serviço e também as questões logísticas e legais.

Quanto tempo até a finalização

Por quanto tempo você pode esperar pela reforma? Qual a estimativa de duração da obra?

Isso precisa ser definido antes do processo começar. Ao contratar os profissionais responsáveis pelo projeto, peça um cronograma atualizado com todas as etapas previstas.

Desta forma, você consegue se programar para todos os momentos da reforma, controlando melhor os possíveis atrasos.

Quais materiais serão necessários

Uma reforma não é algo simples. É um processo que exige a compra de muitos materiais. Antes de começar, é bom saber tudo o que você vai precisar.

Faça uma lista com todos os materiais que serão necessários para a reforma, como: tintas, azulejos, papéis de parede, pisos, revestimentos, acabamentos, entre outros.

Quais autorizações são necessárias

Em alguns casos, sua reforma pode exigir autorizações de órgãos legais. É preciso avaliar qual será o custo disso, tanto de tempo quanto de recursos, antes de seguir em frente.

Se você decidir ampliar a área do seu lote, por exemplo, é necessário adquirir uma autorização da Prefeitura da sua cidade.

Em alguns casos, projetos urbanísticos mais complexos também podem ser necessários. Ter noção de todas as questões legais pode te ajudar a fazer tudo de forma mais ágil.

O que é necessário aprender sobre reforma de casa?

Além de se preparar para a reforma antes de ela acontecer, você também precisa adquirir alguns conhecimentos para acompanhá-la enquanto ela está ocorrendo.

Entender o básico de reformas pode te ajudar a tomar decisões mais assertivas, até mesmo para corrigir rotas e elaborar ideias melhores para o seu objetivo final.

Por isso, listamos as principais coisas que você precisa aprender sobre reformas para tomar boas decisões!

Quais são os profissionais de renome no mercado

A escolha dos prestadores de serviço que vão efetuar a sua reforma deve ser feita com muito carinho e atenção.

Lembre-se: na reforma de uma casa, escolher a opção mais barata não deve ser um critério. É importante conhecer profissionais de renome no mercado, que fazem sucesso na sua região.

Busque referências de pessoas que já trabalharam com os prestadores que você escolheu, para saber se são de confiança, se o serviço efetuado deixou os clientes satisfeitos, entre outros critérios de avaliação.

Quais as melhores inspirações

Ter inspirações é algo que pode te ajudar a fazer uma boa reforma. Para saber o que você realmente quer, pesquise por ambientes planejados.

Na internet, você encontra diversos arquitetos e decoradores especializados na montagem de ambientes completos. São referências que podem te ajudar a montar a sua casa do jeitinho que você sonhou.

Com o mundo digital, ficou mais fácil ter acesso a projetos renomados, registrados em fotos de qualidade. Busque referências em sites especializados e em redes sociais e mostre-as aos profissionais que estão cuidando da sua reforma.

Os melhores cursos

Estudar sobre reformas é fundamental para ter sucesso no seu objetivo. Existem diversos cursos on-line que podem te oferecer o conhecimento necessário para tomar boas decisões.

Além disso, alguns cursos contam com ensinamentos de Do It Yourself (DIY), prática em que a pessoa interessada assume para si a tarefa de reformar a própria casa, criando tudo com suas próprias habilidades.

No marketplace da Hotmart, você encontra diversos cursos on-line sobre reformas de ambientes, ou até mesmo de casas completas.

Aprenda a reformar a sua casa AGORA!

Autor
Equipe Hotmart

Equipe Hotmart

A Hotmart é a plataforma completa para quem quer aprender novas habilidades e adquirir cursos digitais em poucos cliques. No universo da Hotmart, as possibilidades são infinitas.