O que são soft skills, para que servem e como desenvolvê-las

Desenvolver as soft skills é essencial para se destacar na carreira e melhorar as relações profissionais e pessoais. Saiba como!

dados coloridos dispostos sobre uma mesa soletrando soft skills

As soft skills são habilidades comportamentais, relacionadas a aspectos subjetivos e emocionais. 

Ao contrário das habilidades técnicas, aprendidas principalmente em aulas e cursos, as soft skills são desenvolvidas ao longo de toda a vida das pessoas por meio das experiências e relações.

Provavelmente você já viu esse termo por aí, pois as empresas estão cada vez mais preocupadas em encontrar profissionais com habilidades interpessoais bem desenvolvidas.

O mercado já notou que, no formato de trabalho para o qual caminhamos, essas serão as competências que farão a diferença nos resultados.

Saiba mais sobre as tão famosas soft skills e veja como desenvolvê-las para acelerar a sua carreira!

O que são soft skills?

As soft skills são as habilidades relacionadas à nossa personalidade e afetam diretamente a nossa relação com as pessoas, nossa maneira de reagir aos acontecimentos e nos comunicarmos. 

Resiliência, pensamento crítico, capacidade de resolver problemas, criatividade e inteligência emocional são algumas dessas habilidades tão importantes não só para o mercado de trabalho, mas também para as diversas esferas da nossa vida pessoal.

Qual a diferença entre hard e soft skills?

As hard skills são as habilidades técnicas, como fluência em algum idioma, conhecimento de ferramentas e softwares, competências em programação, contabilidade, operação de máquinas etc.

Essas habilidades geralmente são aprendidas e podem ser comprovadas por meio de certificados, diplomas ou demonstrações práticas.

Já as soft skills são as habilidades sociais e emocionais. Cada pessoa desenvolve essas habilidades conforme suas experiências, a cultura em que está inserida, a criação familiar e muitos outros fatores pessoais.

Diferentemente das hard skills, elas são mais difíceis de mensurar e comprovar. Na maioria das vezes, elas aparecem durante o dia a dia, em situações adversas, na comunicação com outras pessoas ou nos momentos de tomar decisões, por exemplo.

Por que as soft skills são importantes no contexto profissional?

Desenvolver as hard skills é importante para todas as profissões. Cada setor tem as suas especificidades, por isso, precisa de pessoas qualificadas para aplicarem seus conhecimentos técnicos no dia a dia.

No entanto, principalmente em um contexto de constante transformação e inovação, as ferramentas, plataformas, softwares e recursos mudam o tempo todo. 

Novas tecnologias surgem a todo momento e os processos de trabalho são alterados com uma frequência muito alta, o que torna os conhecimentos e habilidades rapidamente defasados, principalmente em empresas mais modernas.

Contudo, profissionais com soft skills bem desenvolvidas têm mais facilidade para se adaptar em cenários instáveis, conduzir equipes diversas e contribuir para a resolução de problemas. 

Além disso, aprendem e desenvolvem novas habilidades com mais rapidez e eficiência, o que é fundamental para um mercado de trabalho cada vez mais mutável e complexo.

Quais são as soft skills mais importantes para a carreira?

1. Comunicação

Saber se comunicar com clareza e objetividade, transmitindo a mensagem com empatia é uma das soft skills mais importantes para a vida profissional, independentemente da área de atuação.

Nesse caso, não é necessário apenas saber falar, mas também ouvir outras pessoas, assimilar novos conceitos e dialogar de forma construtiva.

Essa habilidade ajuda a criar relacionamentos melhores com colegas, gestores e clientes, e ainda evita falhas de comunicação e contribui para você se posicionar melhor em relação aos seus princípios, ideias, opiniões e valores.

2. Liderança

A capacidade de gestão de pessoas também é bastante valorizada no mercado de trabalho atual.

Pessoas com a habilidade de liderança costumam contribuir para a motivação da equipe e para o engajamento das pessoas não só nas tarefas diárias, mas nos resultados da empresa como um todo. 

3. Empatia

As empresas trabalham com equipes cada vez mais diversas em gênero, orientação sexual, experiências de vida, idade, raça e muitos outros quesitos. 

Essa pluralidade no ambiente profissional é extremamente enriquecedora, mas para lidar de uma maneira saudável com as diferenças é essencial ter empatia.

Essa habilidade se refere à capacidade de se colocar no lugar do outro, tratar as pessoas com respeito, mesmo nas divergências, e criar um ambiente de crescimento, troca e educação.

4. Organização

Conseguir se organizar, mesmo em situações desafiadoras, é outra habilidade importante para quem quer se destacar no cenário atual.

A organização contribui para aumentar a produtividade, reduzir o gasto de recursos e tempo e também minimizar o risco de erros e esquecimentos que possam prejudicar o andamento dos processos organizacionais e até mesmo os resultados.

5. Criatividade

Pessoas criativas geralmente se destacam em crises por trazerem ideias inovadoras e soluções diferenciadas para os problemas enfrentados.

Apesar de ser uma habilidade muito relacionada apenas a trabalhos mais artísticos, pode ser bastante vantajosa nas mais diversas funções, considerando que é sempre importante propor ações inovadoras para se destacar no mercado e manter a competitividade dos negócios.

6. Persuasão

Essa é uma das soft skills que está diretamente relacionada com a habilidade de se comunicar. 

Ser uma pessoa persuasiva é ter a capacidade de mostrar para as pessoas o valor do que está sendo apresentado, o que é excelente para vender produtos, serviços e até mesmo ideias.

7. Trabalho em equipe

Trabalhar em equipe de forma colaborativa também é indispensável para alcançar bons resultados e contribuir positivamente para o crescimento da equipe e da empresa.

Compartilhar informações, pensar em soluções e caminhos junto à equipe e contribuir para a integração de todas as pessoas envolvidas são algumas das ações potencializadas em pessoas que têm essa habilidade bem desenvolvida.

8. Flexibilidade

Ser flexível é não se prender a ideias, processos e pensamentos rígidos, que impeçam a inovação e dificultem a adaptação.

Em tempos de crise, principalmente, profissionais flexíveis demonstram maior facilidade para aceitar mudanças, propor saídas para os problemas e encarar os desafios de maneira mais leve e equilibrada.

9. Capacidade de adaptação

Novamente, estamos falando de uma habilidade comportamental essencial em ambientes de constante transformação e crescimento — e é difícil pensar em uma empresa que não seja assim ou esteja caminhando para ter esse perfil.

Profissionais com maior capacidade de adaptação gastam menos tempo absorvendo as mudanças, têm mais facilidade para se arriscar e também para encontrar oportunidades nos mais diversos e desafiadores cenários.

Como desenvolver soft skills?

Apresentamos algumas das soft skills mais valorizadas pelo mercado de trabalho. 

A maioria dessas habilidades comportamentais é desenvolvida ao longo da vida, no entanto, isso não significa que não possam ser aprendidas e aperfeiçoadas.

Confira algumas dicas para desenvolver as suas soft skills!

Conheça a si mesmo

O primeiro e mais importante passo para o desenvolvimento de soft skills é o autoconhecimento.

Você precisa saber quais são os seus pontos fortes e fracos para entender o que precisa melhorar e como pode fazer isso.

Comece a analisar o seu comportamento, principalmente em situações desafiadoras, e registrar suas maiores dificuldades na rotina. 

Tente entender também quais são as soft skills mais valorizadas na sua área de atuação ou na que pretende seguir, caso esteja planejando mudar de profissão, para saber o que precisa aperfeiçoar para conseguir a oportunidade que tanto deseja.

Participe de treinamentos e workshops

Apesar de ser mais comum encontrar treinamentos focados nas habilidades técnicas ou hard skills, está cada vez mais comum encontrar eventos, palestras, workshops e cursos direcionados para quem quer desenvolver soft skills específicas.

Pode até não ser tão simples aprender uma habilidade comportamental, mas é totalmente possível, principalmente se você contar com o apoio de quem entende sobre o assunto e tiver paciência e disposição para se expor a situações desafiadoras.

Peça feedback

Pedir o feedback de outras pessoas contribui para o seu processo de autoconhecimento e também é uma maneira de acompanhar o seu desempenho na jornada de desenvolvimento de soft skills.

Converse com pessoas que você admira e confia e peça opiniões sinceras sobre seus comportamentos. Foque não apenas no que precisa ser melhorado, mas também nos seus pontos positivos. 

Com certeza você já tem algumas habilidades comportamentais bem desenvolvidas e pode se apoiar nelas para ter mais motivação e também para descobrir como usá-las a seu favor.

Inspire-se em outros profissionais

Pense nas pessoas que você admira: colegas, líderes ou até mesmo grandes nomes do mercado. 

Tente identificar as principais habilidades comportamentais dessas pessoas, observando como se comunicam, resolvem problemas, se adaptam às mudanças, lideram equipes etc.

Use os pontos fortes dessas pessoas para se inspirar e continuar se desenvolvendo sempre.

Faça cursos online

Os cursos online também são ótimas formas de incorporar o aprendizado e aperfeiçoamento das soft skills na sua rotina. 

Ao fazer as aulas virtualmente, você pode seguir o seu ritmo, encaixar o curso nos horários disponíveis e ainda se desenvolver de onde estiver, sem ter que se deslocar para isso.

Esse formato de curso é o ideal para quem quer investir no crescimento profissional sem abdicar da praticidade e ainda contando com a ajuda de pessoas qualificadas.

Os cursos focados em desenvolvimento pessoal e profissional são excelentes recursos para aprender novas habilidades e aprimorar as que você já desenvolveu um pouco ao longo da vida.

Confira os cursos disponíveis na Hotmart nas áreas de negócios e carreira, e prepare-se para acelerar a sua vida profissional!

Autor
Equipe Hotmart

Equipe Hotmart

A Hotmart é a plataforma completa para quem quer aprender novas habilidades e adquirir cursos digitais em poucos cliques. No universo da Hotmart, as possibilidades são infinitas.