Quais são os principais tipos de currículo do mercado de trabalho?

Está em busca de emprego, mas não sabe como começar? Conheça os principais tipos de currículo que podem te ajudar a se destacar no mercado!

Tipos de currículo

Está querendo se dar bem no mercado de trabalho? Conheça os principais tipos de currículo que existem e aprenda a deixar uma boa impressão nos recrutadores!

Ter um bom currículo é uma parte essencial na busca por oportunidades de trabalho. A maior parte dos profissionais, em quase todas as áreas, precisam desse recurso para se apresentarem às empresas.

Entretanto, existem diversos tipos de currículo que podem ser produzidos, com diferentes finalidades. Conhecer todos pode te ajudar a tomar as decisões certas na hora de se candidatar em um processo seletivo.

Assim, neste artigo, vamos falar dos principais tipos de currículo que existem no mercado de trabalho, abordando a importância de cada um. Leia tudo com atenção!

O que é um currículo e qual a sua importância?

Em linhas gerais, o currículo é um documento que traz a apresentação profissional de uma pessoa. Ele deve incluir suas habilidades, experiências e formação acadêmica, de uma forma dinâmica, porém completa.

📝 Como conseguir emprego sem experiência? Aprenda com essas dicas!

O currículo é importante para que recrutadores das empresas, que estão em busca de talentos, enxerguem seus pontos fortes e fracos, para avaliar se o candidato está ou não dentro do escopo da vaga divulgada.

Para o candidato, ele é algo fundamental, justamente por funcionar como um “cartão de visitas” no mercado de trabalho. Com um bom currículo, é possível chamar a atenção de pessoas importantes e empresas relevantes.

O currículo também pode ser importante na hora de se candidatar para algum trabalho voluntário, ou bolsa de estudos — e você pode montar um currículo pelo celular. Em geral, é uma ferramenta de marketing pessoal muito poderosa em quase todas as profissões.

Quais são os principais tipos de currículo?

Existem diversos tipos de currículo que podem ser usados ao se candidatar a uma vaga. Muitos optam por formas disruptivas para apresentar informações, indo além da apresentação de uma lista de habilidades. 

Em geral, muitas pessoas acreditam que existem apenas dois tipos: o currículo tradicional e o Curriculum Vitae. O primeiro é aquele usado para pleitear vagas de emprego. O segundo é usado no meio acadêmico, para mostrar a formação de cada estudante.

Entretanto, existem diversas variações desses currículos, que devem ser compreendidas por quem está imerso nesse universo profissional.

Abaixo, listamos 6 tipos de currículo que costumam ser usados por profissionais de diversas áreas. Conheça todos!

1. Currículo cronológico

O modelo de currículo cronológico é o mais comum no mercado de trabalho. Neste documento, a pessoa lista suas principais experiências profissionais, em ordem cronológica.

Ou seja, o foco está nos empregos que o candidato já teve anteriormente. Também há a possibilidade de criar uma cronologia inversa, ou seja, começando pelo último emprego que você teve.

Esse currículo costuma ser eficiente em vagas de emprego, porque vai “direto ao que interessa”. Por outro lado, pode deixar evidente os períodos em que você ficou desempregado.

2. Currículo Funcional

O currículo funcional é um dos mais criativos, que pode ser muito útil para quem, em um primeiro momento, tem pouca coisa para mostrar.

Isso porque ele é focado em funções, habilidades e objetivos. É um currículo menos direcionado para experiências profissionais, com foco em explicações expositivas de seus interesses.

É um modelo muito recomendado para quem está começando a carreira, ou está mudando de área e ainda não obteve muita experiência.

📝 Descubra o que é gestão de carreira e como começar a pensar nesse passo!

3. Currículo Combinado/Misto

Se você gosta de um currículo equilibrado, o modelo combinado/misto é o tipo ideal para você. 

Ele funciona como a junção perfeita entre o currículo funcional e o cronológico, trazendo informações de trajetória profissional, mas também habilidades e interesses.

Pode ser uma ótima opção, muito mais completa. Porém, tenha cuidado. Para dar certo, esse currículo precisa ser bem montado, para evitar confusões de leitura.

4. Vídeo-currículo

Com processos seletivos acontecendo cada vez mais no ambiente online, muitas empresas estão passando a exigir o vídeo-currículo no lugar do modelo tradicional.

O vídeo-currículo, também chamado de apresentação em vídeo, consiste na gravação de um vídeo em que o candidato traz suas habilidades, formação acadêmica e trajetória profissional, em uma gravação de poucos minutos.

A ideia é transmitir a mesma credibilidade do currículo tradicional para um modelo em vídeo, trazendo mais dinamismo e criatividade.

5. Curriculum Vitae

O Curriculum Vitae é um modelo totalmente diferente dos outros que citamos acima. Ele não é focado no trabalho em si, mas sim na trajetória acadêmica da pessoa.

Ele deve ser montado com uma estrutura mais formal, com carta de apresentação, linguagem em primeira pessoa, formação escolar e acadêmica.

Esse modelo também pode incluir a trajetória profissional, mas como falamos acima, o foco aqui está nas vivências acadêmicas.

6. Currículo com carta de apresentação

Por fim, precisamos lembrar de um outro tipo de currículo, que é aquele que exige o complemento da carta de apresentação.

Muitas empresas exigem algo além do currículo tradicional, pedindo que o candidato envie não só suas informações, mas também uma carta informando os motivos pelo qual está buscando aquela posição.

A ideia é que a carta seja breve e direta, explicando em linhas gerais o seu motivo para se candidatar pela vaga e suas características que vão beneficiar a empresa.

Qual tipo de currículo pode ser ideal para você?

Não existe currículo perfeito. Todos os modelos que citamos acima podem ser úteis e tudo vai depender do processo seletivo em que você está participando.

Em vagas voltadas para profissões acadêmicas, o Curriculum Vitae é obviamente a melhor opção. Entretanto, ao buscar emprego no mercado tradicional, é importante que você avalie caso a caso, de acordo com as exigências da empresa.

O importante é que todos os currículos contem com uma linguagem fácil e direta, com escrita correta, design dinâmico e boa distribuição de informações.

No caso do vídeo, as aparências importam ainda mais. A qualidade de imagem, som, roupas e plano de fundo devem estar perfeitos para que você deixe uma boa impressão.

Como se destacar durante o processo seletivo? 

Agora que você já conhece os principais tipos de currículo que existem, é hora de aprimorar suas habilidades para criar o seu próprio!

Elaborar um currículo pode ser mais difícil do que parece. Você precisa ser criativo na hora de apresentar as informações para ganhar a atenção dos recrutadores e seguir em frente.

Para te ajudar nessa missão, criamos um guia exclusivo aqui no blog, que mostra como fazer um currículo de qualidade. É hora de arrasar nos processos seletivos!

Autor
Equipe Hotmart

Equipe Hotmart

A Hotmart é a plataforma completa para quem quer aprender novas habilidades e adquirir cursos digitais em poucos cliques. No universo da Hotmart, as possibilidades são infinitas.