Como começar a trabalhar com moda? Veja as 5 melhores dicas

O seu sonho é trabalhar com moda, mas você não sabe nem por onde começar? Confira 5 dicas para entrar para esse mercado!

Uma mulher de cabelos loiros escolhendo peças de roupas para começar a trabalhar com moda

Trabalhar com moda é o sonho de muitas pessoas, mas nem sempre é fácil descobrir por onde começar ou até mesmo acreditar que é possível seguir uma profissão na área. 

Por ser bastante associado aos desfiles glamourosos, looks de alta costura e marcas de luxo, é comum que o universo fashion pareça uma realidade distante demais da nossa.

Contudo, existem várias profissões que são super possíveis para quem quer seguir uma carreira nesse segmento. Esse é o seu caso? Então confira as possibilidades do mercado da moda e saiba como dar o primeiro passo!

Como está a carreira de moda no Brasil?

Devido ao cenário de pandemia, o mercado da moda está passando por transformações importantes no Brasil e no mundo, assim como praticamente todos os segmentos.

No entanto, o isolamento, a mudança no comportamento de consumo e as novas demandas da sociedade impactaram diretamente as marcas de moda, já que as preferências mudaram e o público está cada vez mais atento ao que consome.

Segundo a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), sustentabilidade, conforto e casualidade são algumas das palavras-chave principais para o setor nesse momento.

Além disso, é o digital que está reinando e, pelo que tudo indica, continuará sendo o principal canal para o mercado de forma geral. 

Tudo isso deve ser considerado pelas marcas e também por quem pretende seguir uma carreira na moda. Afinal, não basta gostar de roupas estilosas e se encantar por desfiles, é necessário estudar bastante e estar sempre por dentro das tendências para se destacar!

E não pense que para entrar para o setor você precisa ser estilista, viu? Existem várias outras profissões e áreas para as pessoas apaixonadas por moda trabalharem com o que gostam, como:

  • consultoria de imagem;
  • designer de moda;
  • fotografia de moda;
  • figurinista;
  • modelista;
  • personal stylist;
  • jornalista de moda;
  • analista ou gerente de marketing de moda;
  • vendas (montar uma loja de roupas ou trabalhar em lojas de outras marcas).

Deu para perceber que esse universo é muito mais amplo do que parece, não é? Não precisa se prender apenas à parte de desenhar e costurar peças se isso não é o que você gosta ou tem habilidade para fazer.

Se gosta de produzir conteúdo, ama lidar com clientes ou sabe tudo de mídias sociais e quer unir esses conhecimentos à moda, você pode escolher um caminho que junte as suas paixões e experiências!

Afinal, como começar a trabalhar com moda?

Vamos à parte prática? 

Separamos algumas dicas para você tirar o sonho de trabalhar com moda do papel e transformar em realidade. Confira!

1. Faça uma pesquisa dos cursos da sua região

A moda é uma profissão com muitas possibilidades, por isso, existem os mais variados cursos tanto acadêmicos quanto técnicos para quem deseja se especializar na área.

Para começar, pesquise as universidades e escolas na sua região que ofereçam cursos focados nesse mercado. 

Se não encontrar uma instituição totalmente focada em moda, não desanime. Muitas faculdades oferecem graduações e especializações na área e nas suas diversas ramificações.

Além de ser uma pesquisa interessante para você iniciar a sua jornada profissional na moda, também pode ser uma ótima forma de saber mais sobre o cenário fashion da sua cidade e conhecer as principais oportunidades no mercado.

2. Pesquise os cursos online 

Também dá para aprender moda sem sair de casa, sabia? Os cursos online são práticos, geralmente mais acessíveis e ótimas opções para quem quer aprender algo novo.

Uma das vantagens de contar com as aulas virtuais é poder participar de cursos com pessoas renomadas na área mesmo que elas estejam em outras cidades, estados ou até mesmo países!

Além disso, dá para fazer o curso no seu ritmo, assistir aulas novamente para realmente absorver os conceitos e ainda escolher o melhor horário para estudar.

3. Veja como foi o início de quem inspira você

Ao iniciar uma carreira, é comum focarmos apenas nos desafios e nas dificuldades. No caso da moda, pode ser angustiante se comparar com grandes nomes do mercado e com a realidade atual dessas pessoas.

No entanto, para deixar esse período mais leve, que tal conhecer a história por trás das suas inspirações? Pesquise a trajetória de profissionais que você admira, descubra o que essas pessoas enfrentaram, quais cursos realizaram, como lidaram com os desafios… 

Entender essas histórias pode servir não só como motivação, mas também como referência para você guiar os seus passos e acertar nas decisões profissionais.

4. Faça pequenos trabalhos na área

É importante começar de algum lugar para ter experiência, conhecer os diferentes caminhos possíveis e fazer conexões. Por isso, que tal começar com pequenos trabalhos no mercado da moda?

Você pode procurar oportunidades em lojas locais ou começar em vagas que não estejam diretamente ligadas à moda, mas que podem abrir portas e garantir um contato próximo com a área em que deseja atuar futuramente.

5. Use as redes sociais como aliadas

A internet pode se tornar a melhor amiga de quem quer trabalhar com moda, sabia? O mercado fashion tem uma forte presença digital por meio das marcas, profissionais da área, pessoas influenciadoras, blogs, revistas… 

Comece se conectando com pessoas e empresas que você admira e, quem sabe, a produzir conteúdos sobre o tema para as suas próprias redes.

Além de ser uma oportunidade para pesquisar e fazer algo que você gosta, essa pode ser uma excelente estratégia para mostrar o seu interesse e conhecimento na área.

Invista em conhecimento para trabalhar com moda!

Se trabalhar com moda é o seu sonho, agora você já sabe como começar. Mas não se esqueça de que esse é um mercado competitivo e que se transforma constantemente. 

Por isso, é importante estar sempre atrás de conhecimento para se aperfeiçoar e acompanhar as tendências. Independentemente da carreira que você for seguir, conhecimento nunca é demais!

Para começar a trilhar a sua jornada no mundo da moda ainda hoje, conheça os cursos de Moda e Beleza e desenvolva as suas habilidades para atuar na área!

Autor
Equipe Hotmart

Equipe Hotmart

A Hotmart é a plataforma completa para quem quer aprender novas habilidades e adquirir cursos digitais em poucos cliques. No universo da Hotmart, as possibilidades são infinitas.