Como vender fotos na internet: as melhores opções de banco de imagens

Quer transformar seu trabalho com fotografia em renda? Descubra como vender fotos na internet.

blogAprenda_vender-fotos-na-internet

Você é uma pessoa criativa e adora fotografias, mas não sabe como fazer disso uma carreira? Que tal aprender como vender fotos na internet e aproveitar seu talento para ter uma nova renda?

É mais fácil do que você imagina! 

A maioria das pessoas conhece, mesmo que apenas de nome, sites como Shutterstock e Getty Images. Mas essas são apenas algumas das opções para quem quer ganhar dinheiro vendendo fotos online.

Continue lendo o post para ver as possibilidades!

O que são bancos de imagens?

Bancos de imagens são sites que unem profissionais de fotografia a pessoas e empresas que buscam imagens de qualidade para seus projetos pessoais e/ou profissionais.

Ao efetuar uma compra nesses bancos, o usuário na verdade está comprando a licença para usar a imagem adquirida. 

Essas imagens são royalty-free, ou seja, o usuário paga apenas uma vez para poder usá-las por tempo ilimitado. 

Já os(as) fotógrafos(as) recebem uma comissão a cada venda realizada.

Quem compra essas imagens?

Geralmente são produtores de conteúdo, agências de publicidade, editoras e revistas são alguns dos principais consumidores dessas imagens. 

Para eles, é muito mais barato e prático comprar licenças em bancos de imagens do que produzir as fotos do zero. 

Por isso, esse é um mercado que tem muito potencial para quem deseja ter uma renda extra com fotografia ou realmente embarcar nessa carreira!

É preciso ser fotógrafo profissional?

Você não precisa ser profissional para começar a vender as suas fotos na internet!

No entanto, para se destacar e conseguir clientes, é fundamental ter pelo menos noções básicas de fotografia para garantir a qualidade das suas fotos.

Você pode fazer fotos até mesmo com o celular, mas sempre se preocupando com enquadramento, relevância, foco e beleza das imagens. 

Além disso, conheça bem o nicho que você quer alcançar para saber exatamente o que está sendo mais buscado: fotos de pessoas, objetos, natureza, animais?

Conheça os termos jurídicos sobre venda de fotos

Os bancos de imagens geralmente têm regras bem simples, mas é fundamental conferir todos os detalhes para garantir a legalidade do seu trabalho.

Alguns bancos exigem a assinatura de uma autorização para fotos com pessoas, por exemplo, enquanto outros só aceitam imagens exclusivas, ou seja, que não serão comercializadas em nenhum outro site.

Verifique todos os termos antes de se inscrever para não ter surpresas e saber exatamente o que esperar de cada contrato.

Quais são as características das fotos que vendem?

Cada banco de imagens tem os seus próprios requisitos de formato, tamanho e até de qualidade. 

Por isso, fotos rejeitadas em um determinado site podem ser aprovadas em outro, já que cada um tem suas demandas, perfis de consumidor e objetivos.

Como vender fotos pela internet? Veja os principais sites

Existem vários bancos de imagem disponíveis na internet. Confira a lista de alguns dos principais para você escolher quais são as melhores opções para divulgar e vender o seu trabalho! 

1. Shutterstock

Esse é um dos bancos de imagens mais conhecidos!

O Shutterstock é americano, mas o site pode ser acessado em português. Ele é uma excelente opção para quem está começando a carreira.

As comissões variam de 15% a 40% e são pagas de acordo com o nível do profissional. Quanto mais imagens licenciadas você tiver, maiores são as chances de subir de nível e começar a ganhar mais!

Além disso, o Shutterstock tem um programa de indicação que você pode usar para convidar colegas ou indicar clientes e receber uma porcentagem por isso. 

2. Getty Images

O Getty Images também é bastante conhecido, por isso é uma excelente maneira de conseguir visibilidade e divulgar o seu trabalho.

Para se inscrever, você deve: 

  • ter mais de 18 anos;
  • baixar o aplicativo Contributor By Getty Imagens na App Store ou Google Play;
  • enviar de 3 a 6 amostras do seu trabalho para análise e aprovação.

No entanto, nesse site você pode subir apenas imagens exclusivas. A comissão é de 20%.

Para vender imagens não-exclusivas, você pode usar o iStock, que é da mesma empresa. Vamos apresentar essa opção com mais detalhes daqui a pouco!

3. Adobe Stock

O Adobe Stock é o banco de imagens da Adobe, por isso permite a integração com aplicativos da Creative Cloud. 

Para vender as suas fotos nesse banco de imagens, você deve ser o único proprietário das imagens, ter mais de 18 anos e ter uma conta Adobe ID.

Os profissionais recebem 33% dos royalties das imagens vendidas.

4. iStock

O iStock é da mesma família de empresas da Getty Images, por isso os colaboradores devem seguir as mesmas diretrizes. 

A comissão paga aos profissionais varia entre 25% e 45% se o comércio for exclusivo. Se não for, você receberá 15% por imagem.

5. Alamy

O Alamy não exige exclusividade dos profissionais, mas oferece pagamentos diferenciados para os materiais exclusivos, caso essa seja a opção dos colaboradores.

Caso venda imagens exclusivas, receberá 50%, enquanto nas outras você recebe 40%.

Os pagamentos são efetuados mensalmente, desde que você tenha no mínimo 50 dólares disponíveis.

6. 500px

No 500px, os profissionais podem receber até 60% em vendas de fotos com exclusividade.

Além de ser um banco de imagens, o site também tem uma comunidade para os colaboradores e desafios semanais, chamados de Photo Quests, que você pode usar para testar habilidades, submeter seus trabalhos e ganhar prêmios.

7. 123RF

O 123RF está em 44 países e opera com 17 idiomas locais.

Nesse banco de imagens, as comissões variam entre 30 e 60%, e todos os pagamentos são feitos mensal e automaticamente no dia 15, caso o limite mínimo de pagamento tenha sido atingido.

8. Dreamstime

Esse também é um dos mais conhecidos, o que oferece excelente visibilidade para quem ainda está começando e precisa ganhar audiência.

No Dreamstime, os colaboradores não exclusivos recebem de 25% a 50% por imagem. Já quem opta pela exclusividade recebe sempre 60% de participação nas vendas.

No entanto, o site exige que os profissionais mantenham pelo menos 70% do portfólio no site por pelo menos 6 meses.

Comece a fotografar agora mesmo!

Viu como vender fotos na internet pode ser simples? 

Se esse é o seu objetivo, não pare de fotografar e escolha logo os melhores bancos de imagens para começar a divulgar o seu trabalho, conquistar o público e ganhar dinheiro fazendo o que gosta!

Para ter mais segurança de que as suas imagens estarão com a qualidade e a técnica necessárias para agradar o público, que tal aprender com quem sabe tudo sobre o assunto? 

Os cursos online são ótimas formas de se capacitar e adquirir conhecimento!

Veja neste post como escolher o curso de fotografia online ideal para você!

Autor
Equipe Hotmart

Equipe Hotmart

A Hotmart é a plataforma completa para quem quer aprender novas habilidades e adquirir cursos digitais em poucos cliques. No universo da Hotmart, as possibilidades são infinitas.