Hacks para a Geração de Leads: 6 estratégias para aumentar seus leads em 113%

Hacks para a Geração de Leads: 6 estratégias para aumentar seus leads em 113%

Aumente suas oportunidades de negócio com essa receita!

Escrito por Neil Patel e traduzido carinhosamente pela Hotmart.

Esse artigo faz parte de uma série que será publicada mensalmente com os melhores posts do mega especialista em geração de tráfego, conversão e criação de conteúdo. A publicação original você encontra aqui.

Unrecognizable businessman holding chalkboard with growth arrow concept

Sem leads, seu negócio certamente será um fracasso.

Leads são perspectivas qualificadas, pessoas que podem se transformar em clientes e embaixadores da sua marca desde que você faça a sua parte. Uma empresa pode ter várias metas importantes, mas 66% dos objetivos organizacionais têm como foco a geração de leads.

Profissionais do marketing, especialmente no caso de B2C, usam vários canais para atrair leads para seus negócios.

Mas esses canais muitas vezes não trazem resultados garantidos. Se você já passou muito tempo criando conteúdo com a expectativa de atrair os leads corretos, mas mesmo assim não está obtendo resultados, pode estar se sentindo desmotivado. Mas acredite, não é só você.

Em certa fase da minha carreira de marketing de conteúdo, eu também tinha muita dificuldade para obter leads. E cultivar leads era ainda mais difícil.

Hoje quero te mostrar estratégias garantidas que vão aumentar seus leads em 113%.

O que os consumidores querem? Quando você souber responder a essa pergunta e associá-la a uma landing page de alta conversão, vai gerar leads constantemente. Sempre será mais fácil aumentar seus leads se você dedicar atenção máxima à sincronização da sua landing page com seus outros canais de marketing.

marketingsherpa

Independente do canal utilizado, as estatísticas da HubSpot mostram que estratégias inbound geram 54% mais leads do que o marketing pago tradicional. Isso também significa que produzir o conteúdo adequado deve ser a sua maior prioridade.

Comprometa-se com essa mentalidade e abordagem e implemente essas seis táticas para aumentar seus leads mais rápido.

Hack nº 1: A geração de leads começa na homepage. Reconsidere as mensagens na sua página principal

Para a maior parte dos profissionais de marketing, a página inicial é a que recebe mais visitas. A Tandberg (hoje parte da Cisco), líder no mercado de teleconferências, aumentou sua geração de leads em 50% a partir de uma simples call to action harmonizada com outros elementos, como título, subtítulo, imagens, etc.

Se você tem promovido ativamente seu site, sua página principal receberá visitas a partir de sites relacionados, mídias sociais, mecanismos de busca e outros recursos.

3

Nick Eubanks gerou mais de 100 mil visitantes em um mês, e a maior parte desse tráfego foi direto para sua página principal.

analytics

Stuart J. Davidson também mostrou como chegou a 140.753 visualizações de páginas em 12 meses desde o relançamento de seu blog, em novembro de 2013. Como a página principal recebe uma enorme quantidade de tráfego, reconsiderar as mensagens em sua homepage pode te ajudar a gerar mais leads, concorda?

Posso dizer com confiança que isso funciona. Por exemplo, Alex Chris, fundador da Digital Marketing Pro, conta que uma das páginas que ele revisou para chegar a 400 mil visitantes por mês para foi a homepage. E isso também o levou a obter milhares de leads.

Ele destacou cinco posts em formato de notas ao lado de uma lista de posts mais recentes. Adicionou também uma seção lateral com links para “artigos imperdíveis”, importante para levar os visitantes diretamente ao melhor conteúdo logo que chegam à página. No momento em que escrevo esse artigo, essa é a página principal de Alex Chris:

neil patel

O menu lateral aparece em todas as páginas na maioria dos temas do WordPress, mas você pode configurá-lo para aparecer só na página principal.

Por outro lado, se você tiver uma oferta (ex. um ebook, relatório ou software) na landing page, é preciso garantir que a sua mensagem (seu copy) e sua oferta estejam em sincronia.

Deve haver uma espécie de coerência para que os visitantes não se sintam confusos ao chegar à sua homepage.

Veja por exemplo Backlinko.com. O título da página principal e os CTA (call-to-actions) estão focados na mesma palavra-chave: “tráfego”. Quando as pessoas chegam à página, veem imediatamente qual é o assunto do site e com que Brian Dean pode ajudá-las.

6

Outro exemplo de homepage com uma mensagem coerente é a do Big Brand System. Esse blog está focado em branding, e só branding.

7

Nota: O propósito dessa seção é te ajudar a combinar a mensagem da sua homepage com o objetivo de seu negócio. Isso significa que, se seu negócio envolve consertos de carros, sua página principal e as ofertas exibidas a potenciais leads devem seguir o mesmo conceito.

Unbounce deixa sua mensagem bem clara em sua homepage. A estratégia é construir uma landing page, publicá-la, testá-la e otimizá-la para gerar os melhores leads possíveis.

8

Hack nº 2: Coloque links para os seus webinars diretamente em seu conteúdo

Um webinar é uma forma relativamente barata de levar sua mensagem a um público segmentado – um público que se registrou para recebê-la.

Uma pequena empresa de consultoria usou webinars para gerar mais de 100 novos leads qualificados, que levaram a seis reuniões sobre oportunidades e, por sua vez, a uma discussão de serviços no valor de 50 mil dólares.

E 52% dos especialistas em marketing acredita que webinars e seminários são a forma mais eficiente de gerar leads segmentados.

9Ao promover um webinar e colocar links diretos para ele em seu conteúdo, você consegue que seus leads te levem a sério, já que fornece valor antes mesmo de pedir que se registrem no site.

Isso é bem diferente de ter uma landing page de webinar que não oferece muito ao usuário.

Um exemplo: a imagem abaixo mostra como a Quality Matters coloca links para registro em seu webinar entre suas histórias de sucesso (um post de blog).

10

Para a maioria das pessoas, o grande desafio de lançar um webinar está em conseguir um número suficiente de participantes. Mas é possível estimular os registros ao usar links diretos para o webinar. O Uberflip sabe como convidar leitores de seu blog para se registrar para webinars a partir de um post.  Veja um exemplo:

11

“Se você não usa webinars para atrair leads para o seu negócio, precisa começar a fazer isso hoje” – Lewis Howes

Quando as pessoas estão engajadas, resultados mágicos podem acontecer imediatamente.

O engajamento é a única razão para promover um webinar. Segundo a Adobe, o tempo médio de permanência em um webinar de 60 minutos é de 54 minutos. A permanência é influenciada pela facilidade de acessar o webinar, pelo assunto e pela opção de participar ou não na sessão de perguntas e respostas.

Permanência Média

Se você quer chegar a um novo patamar de geração de leads, precisa considerar fazer webinars. Especialistas bem-sucedidos em marketing online conhecem o poder que está por trás de um webinar bem planejado.

É possível gerar leads, cultivá-los e construir um negócio de sucesso usando apenas webinars. De acordo com uma pesquisa recente conduzida pela ReadyTalk, 30%-40% dos participantes de um webinar se transformam em leads.

Webinars foram a minha principal estratégia para chegar a 518.399 visitantes no KISSmetrics. Obtive 16.394 leads a partir de 77 webinars.

Como gerei 618,399 visitantes e 16,394 leads a partir de 77 webinars

Como gerei 618,399 visitantes e 16,394 leads a partir de 77 webinars

Não restam dúvidas de que reunir as pessoas certas em uma plataforma virtual aumenta a confiança, os leads e as vendas. E independente da indústria, é preciso reconhecer que todos gostam de pertencer a um grupo.

Todos querem aprender com especialistas.

E não é preciso ser um influenciador para promover um webinar bem-sucedido.

O fator mais importante para aumentar o engajamento de usuários é a utilidade do webinar.

14

De fato, 38% dos participantes vão querer ficar por perto se o assunto é popular e o conteúdo que você compartilhou com eles vai gerar resultados significativos em seus negócios e suas vidas.

Se você trabalha com marketing B2B, uma das formas mais eficientes de gerar leads qualificados, para além da propaganda boca-a-boca, é o webinar. Quando você reúne pessoas com o propósito de educá-las, você gera ótimos leads.

15

No entanto, é preciso fazer com que o webinar seja parte do seu conteúdo. Naturalmente, os leitores do seu blog, assinantes de newsletter e clientes podem desenvolver uma conexão emocional com o seu conteúdo. Quando lê seu post, o leitor acredita que o seu único interesse é ajuda-lo a resolver seus problemas.

Blogs são uma excelente forma de construir confiança. Se você quer que mais pessoas se registrem, reservem um lugar e compareçam ao seu webinar, é preciso estabelecer com eles uma relação de confiança. É aí que entra o blog.

O papel dos webinars no processo de vendas não pode ser ignorado, já que a maior parte das empresas obteve melhores vendas ao promover um webinar.16

Quanto mais úteis e interessantes os posts do seu blog, melhor. Consequentemente, ao colocar links para o seu webinar em meio ao conteúdo, você sinaliza que quer oferecer mais valor aos seus leitores sem dar a impressão de que isso é só uma forma de ganhar dinheiro rápido.

Quando você obtém a atenção e a confiança de seus leitores, é possível recomendar produtos e serviços que podem ajudá-los. É sua responsabilidade qualificar os leads e mapear a jornada de compra de seus leads. Cada passo do processo de compra é importante durante o webinar.

17

Claro que você pode vender, mas há uma forma inteligente de fazer isso, especialmente quando você respeita sua marca e sua reputação. Você não quer nada que te atinja ou te separe do seu público.

Eis a melhor forma de vender durante o webinar:

i) Esteja aberto para perguntas: Para cada webinar que promovemos no KISSmetrics e no QuickSprout, deixamos normalmente 30 minutos para perguntas.

Essa é uma forma certa de dizer aos participantes que nos importamos com eles, não com o dinheiro. Criamos um elo mais forte que levou a mais vendas qualificadas e mais clientes ao longo prazo.

ii) Entregue valor antes de pedir qualquer coisa: Seja promovendo um webinar, escrevendo um blog ou falando em um evento, é preciso oferecer ajuda tangível antes de pedir uma venda ou qualquer outra coisa que envolva tirar o participante de sua zona de conforto (ex: comprar seu produto).

Eduque os participantes. Use narrativas interessantes para engajá-los enquanto você responde às perguntas que povoam suas mentes. Você poderá então fazer sua oferta, já que realmente acredita que isso pode ajudá-los.

iii) Faça uma enquete: Pesquisas podem estimular o engajamento e aumentar a satisfação do cliente. Enquetes são pesquisas em formato simples, como essa:

18

Um exemplo: usando uma enquete, a Tomoson descobriu que quase 60% dos profissionais de marketing planejam aumentar seu orçamento para marketing de influência.

19

Você deve usar enquetes durante o seu webinar. Durante o decorrer do evento, geralmente pedimos aos participantes que respondam a uma pesquisa. Nossa pergunta mais comum é:

– Você está interessado em experimentar nosso produto?

E como usamos o GoToWebinar, é fácil ver um relatório de participantes que mostra seus principais interesses. Podemos então enviar esse relatório para nossa página de vendas e ajustar a oferta, o copy e os call-to-action para maximizar vendas.

iv) Pergunte aos participantes se querem testar seu produto durante a fase de registro: Na KISSmetrics, descobrimos que as nossas maiores vendas acontecem quando as pessoas estão se registrando para nossos webinars. Antes de completar o registro, geralmente perguntamos:

– Você quer uma demonstração do nosso produto?

Oferecer uma demonstração levou a 10% mais conversões do que oferecer períodos de avaliação gratuita.

v) Faça uma oferta irresistível: Se você quer mais vendas ou leads melhores, é preciso oferecer aos participantes uma oferta a que eles não podem resistir. Se sua oferta é ótima e oportuna, você verá um aumento entre 5% e 60% em sua conversão.

20

Lembre-se que quando você vende ou recomenda uma oferta durante um webinar, é importante colocar sua marca nos slides. Ou seja, o logo, as cores e os ícones da sua empresa devem aparecer com destaque no design da sua apresentação.

Ao fazer isso, você garante que que sua marca ficará na memória de seus participantes. E essa é uma forma inestimável e muito eficiente de conseguir a venda no momento em que você pedir.

vi) Conteúdo premium: Outra forma comprovada de vender durante um webinar é oferecer conteúdo premium. Pode ser aquele novo vídeo de treinamento que você não lançou no Youtube ou alguns capítulos do seu novo livro.

Para aumentar seu negócio e cultivar um público apaixonado e clientes que se mantém com o tempo, é preciso alimentá-los com conteúdo premium.

Esse tipo de conteúdo oferece grande valor e escassez.

Isso significa que usuários não poderão encontrá-lo em outros lugares, nem mesmo em buscas no Google. Promover um webinar e colocar links para ele em seus posts é uma das dez formas mais eficientes de promover conteúdo premium.

Ideias inovadoras para promover seu Conteúdo Premium

Ideias inovadoras para promover seu Conteúdo Premium

Um webinar é bem diferente de um post de blog, vídeo ou podcast. Segundo a Ascend 2:

“Em uma comparação de todas as táticas para geração de leads, os webinars são a segunda forma mais eficaz de oferecer conteúdo premium para profissionais do marketing digital”.

Sim, você deve ter uma página dedicada aos webinars em seu site. Mas sempre coloque links para webinars recentes ou antigos em seu conteúdo. Nossa página dedicada é responsável por mais de 20% de nossos leads de webinar todos os meses.

Não se esqueça do propósito dessa seção. Não é promover um webinar, e sim estabelecer ligações com webinars passados e futuros dentro do seu conteúdo, a fim de fazer contato com novos visitantes e consolidar seu relacionamento com seus clientes.

Como explica Ivan Gaye:

“Na medida em que você oferece excelente valor a seus participantes e faz um pipeline de leads segmentados, algo mágico vai acontecer – suas vendas vão aumentar e seu negócio vai se transformar em algo significativo. ”

grafico_neil-12

Finalmente, se você quer que mais pessoas se registrem para o seu webinar, você precisa fazer parcerias com bloggers de influência e alavancar sua homepage (que sempre atrai mais visualizações).

Você precisa também escrever um blog sobre seu webinar e adicionar links para a landing page em seu posts, além de promover o evento nas redes sociais. Adicionalmente, não tenha medo de usar mídia paga, e promova seu webinar através de palestrantes importantes.

Citar ou colocar um link para um webinar de alto valor em meio ao seu conteúdo vai te posicionar como um especialista da indústria que se importa com as pessoas. Vários profissionais de marketing que aplicaram essa técnica tiveram muito sucesso com a geração e leads. Por exemplo, Kamila Gormia gerou 1.500 leads e 100 compradores em duas semanas, sem usar anúncios.

Hack nº 3: Use o Google para login

Você deve usar o Google como seu login, porque isso te permite personalizar seus esforços. O marketing eficaz pode ser utilizado de maneira eficiente quando você vê e fala a seus clientes não como grupo, mas como indivíduos. É por isso que o SugarCRm e o Trello acreditam em se conectar a indivíduos.

O encantamento não acontece com grupos de usuários – acontece a indivíduos.

O encantamento não acontece com grupos de usuários – acontece a indivíduos.

O Flickr tem mais de 112 milhões de usuários porque permite que usuários façam login com contas do Yahoo. Sim, basta usar um endereço de e-mail. Veja só:

23

A maioria das empresas digitais não tem usado essa tática para obter leads. A verdade é que o Google é popular, e a maioria dos bloggers, profissionais do marketing de conteúdo e empreendedores online têm contas do Google.

O mundo das redes sociais nos trouxe conveniência por todos os cantos da Web. Nossos nomes completos, endereços residenciais, números de telefone e outros dados estão guardados em sites de confiança, como o Facebook, a Google, o LinkedIn e o Twitter. Isso faz com que seja possível para o marketing criar um processo de registro flexível e simples.

Você pode obter mais clientes para o seu negócio ao limitar a quantidade de informações que eles precisam preencher em formulários. É assim que empresas de sucesso foram construídas, e isso pode funcionar para você também.

Hoje em dia não é preciso pedir muitos dados a potenciais clientes antes que eles se transformem em leads qualificados. E, melhor ainda, não é preciso pedir a eles que preencham um longo formulário para que você possa se manter em contato.

Como todos têm seus dados pessoais em sites confiáveis, como o Facebook e o Google, você pode simplesmente pedir aos usuários que façam login através desses sites. Por exemplo, você pode usar o login do Facebook para se registrar no Pinterest.

24

Desde que adotou essa estratégia, o Pinterest aumentou seus usuários. O Pinterest tem hoje mais de 50 bilhões de pins e milhões de usuários ativos e leais.

O Vimeo, uma plataforma social de compartilhamento de vídeo, também permite que seus usuários se registrem através do Facebook. As informações pessoais são copiadas a partir de suas contas do Facebook, o que simplifica muito o processo de registro.

25

O uso do login do Google foi uma das minhas táticas para aumentar leads responsivos. Por exemplo, uns meses atrás eu usei essa técnica na homepage do QuickSprout.

Eu simplesmente pedi aos usuários que fizessem login através do Google. Isso aumentou enormemente meus leads. Meu botão de CTA ficou assim:

26

Nota: Uma das razões pelas quais a Google tem bilhões de usuários de pesquisa é que, usando uma conta do Google (Gmail) você pode fazer login no Google Analytics, no Youtube, no Google Drive, no Google Docs, no Blogger e etc.

Da mesma forma, outras empresas digitais que permitem a seu público segmentado acesso via Google, Facebook ou outra plataforma de mídia social popular, através de um API, provavelmente conseguirão mais leads.

Hack nº 4: Especialização: Separe sua equipe de geração de leads e sua equipe de vendas

Se você quer converter os visitantes que chegam à sua página principal, você precisa testar continuamente elementos como título, subtítulos, tópicos, call-to-action e outros.

Um estudo mostrou que 57% das empresas têm dificuldades em encontrar as habilidades necessárias para otimizar o copy em suas páginas. Você precisa fazer vários testes até acertar. Testes A/B são indispensáveis.

Mas há um aspecto da sua estratégia de marketing de conteúdo em que você deve estabelecer limites. Trata-se de quem fica responsável pela geração de leads e quem gere as vendas.

Para aumentar seus leads em 113% ou mais, você precisa se especializar.

27

O que isso significa?

Em seu livro clássico, “Is it Wise to Specialize?”,  John o’Sullivan fala da influência poderosa da especialização em uma criança, e como a especialização precoce em um esporte pode afetar a performance atlética de crianças.

John o’ Sullivan reconhece que estamos sempre tentados a fazer mais. A própria vida nos empurra para além dos nossos limites, mas precisamos aprender a nos especializar. Selecione nichos e identifique áreas em que você é mais forte.

Abrace seu ponto forte e trabalhe para superar seu ponto fraco.

28

 

Quando se trata de cultivo de leads, que é um aspecto essencial de gerir um negócio online de sucesso, você precisa separar sua equipe de geração de leads e sua equipe de vendas.

De acordo com a Marketo, o termo geração de leads descreve o processo de marketing de estimular e capturar interesse para um produto ou serviço a fim de desenvolver uma linha de vendas.

Por outro lado, a equipe de vendas tem como foco primário a troca de mercadorias e serviços por dinheiro – a ação de vender.

Como você pode ver nessas definições, a geração de leads não envolve vendas. E as vendas também não se concentram no estímulo de interesse, porque esse aspecto é coordenado pela equipe que cuida da geração de leads.

Após cada venda, a equipe de vendas tem também a responsabilidade de iniciar uma excelente experiência de serviço ao consumidor, gerando assim um alto índice de retenção de clientes.

A retenção de clientes é importante para qualquer negócio que queira crescer. De acordo com a Bain & Company, aumentar a taxa de retenção de clientes em 5% leva a um aumento de lucros de 25% a 95%.

Não se concentre só em obter novos clientes – a retenção de clientes é ainda mais importante.

29

Cada prática do marketing exige uma mentalidade diferente. Por exemplo, a equipe encarregada da geração de leads cria notoriedade para um produto. Também inspira, educa e persuade potenciais clientes a agir.

Enquanto isso, a equipe de vendas é responsável por aumentar os rendimentos da organização.

Se você é um profissional de marketing B2B e sua empresa quer estar à frente da concorrência, você pode acelerar a aquisição e retenção de clientes. Por exemplo, a Fulcrum ajudou um de seus clientes, um fabricante líder no mercado de medidores de glicose, a obter 6.5 milhões de clientes ativos, o que levou a um lucro adicional de 40 milhões de dólares por ano.

Grandes marcas como a CineWorld têm equipes separadas para cada atividade de marketing. Quando a CineWorld queria aumentar sua retenção de clientes e vendas de ingressos de cinema, decidiu reavaliar seu programa de cartão de afinidade.

Trabalhando junto com a Atos, a CineWorld tem agora uma solução completa para a gestão de clientes atuais, obtenção de novos clientes, lançamento de cartões de afinidade e geração de novos fluxos de receita.

30

Em suma, há um alto nível de especialização dentro da CineWorld. Facebook, AT&T, AirBnB e diversas outras marcas atuam dessa maneira, e assim são capazes de adicionar milhares de novos clientes a seus negócios diariamente.

A Limelight Department sabe promover a especialização. Essa é a principal razão pelas quais seus clientes estão satisfeitos.

Para começar, a Limelight ajudou a aumentar a taxa de conversão da American Concealed em 9% de um dia para o outro. A American Concealed usa o mesmo orçamento para propaganda e marketing, mas os resultados foram significativos por causa da especialização.

31

Lembre-se: o objetivo de ter equipes separadas para coordenar a geração de leads e as vendas é aumentar a satisfação do cliente.

É aí que está o lucro.

Clientes insatisfeitos vão para a concorrência. Por outro lado, segundo a Salesforce, 91% dos clientes muito satisfeitos recomendam o negócio a amigos.

32

Hack nº 5: Use verbos fortes para escrever títulos poderosos que chamam a atenção

Verbos são palavras que denotam “fazer”. Ou, ainda melhor, palavras de ação.

Para criar uma impressão duradoura, você precisa chamar a atenção para os verbos. Mas antes disso, responda:

O que faz um título poderoso?

Bem, a estrutura, as palavras-chave utilizadas, a extensão, o assunto e, o mais importante, a palavra de ação (verbo) que aparecem em um título são os fatores que evocam curiosidade e convencem as pessoas a clicar.

Dicas de redação para persuadir, promover e lucrar – com Ray Edwards

Dicas de redação para persuadir, promover e lucrar – com Ray Edwards

Ao dedicar atenção à criação de seu título, você não só gera leads segmentados como tem a possibilidade de aumentar extraordinariamente seus resultados de pesquisa.

Publicitários em todo o mundo conhecem o poder por trás de um título bem-elaborado. Essa é a razão pela qual Ted Nicholas acredita que 73% das decisões de compra são feitas a partir do título. E 8 a cada 10 pessoas clicarão em um título que chamou sua atenção. E aí, o que você deve fazer com os títulos?

34

Seja qual for a plataforma – seu blog, redes sociais, outros blogs – sempre que você criar qualquer tipo de conteúdo que pode atrair leads, deve usar verbos fortes em seu título. De acordo com a Wikieducator, você precisa fortalecer seu texto com verbos fortes.

Um verbo forte é um descritor específico usado no texto. Verbos fortes são utilizados para transmitir uma mensagem direta. Você precisa se lembrar a todo momento que vivemos em um mundo rápido.

Pense nisso. Usamos internet rápida, sites rápidos, fast food. Queremos tudo para agora. Não há tempo para esperar. Agora imagine como seu público alvo ficará impaciente se seu texto não for direto ao ponto ou não oferecer vantagens imediatas.

E como usar verbos fortes para melhorar o seu texto?

35

Ao usar verbos fortes no seu título, você vai se transformar em um autor melhor. Seu texto será conciso e descritivo. Isso é exatamente o que seus potenciais clientes desejam.

Aqui está um exemplo de um verbo fraco em uma frase:

“Ela está indo para a escola”.

Apesar de a sentença estar correta, é bem fraca. Podemos omitir o “está indo” e substituí-lo com um verbo forte. A pergunta pode ser, como ela vai para a escola? Andando? Correndo? Nadando?

Vamos melhorar a frase incluindo um verbo forte:

– Ela vai até a escola.

– Ela anda para a escola.

– Ela corre até a escola.

Da mesma forma, ao invés de usar verbos fracos nos títulos, você deve dar a preferência a verbos fortes. Assim você transmite a sua mensagem ou ideia de uma maneira mais concisa ou cativante.

Alguns exemplos de verbos fortes:

– Cultivar

– Encerrar

– Melhorar

– Aumentar

– Reviver

– Mudar

– Expandir

– Impulsionar

– Atacar

– Focar

– Escrever

– Incentivar

– Engajar

 

Sempre uso verbos fortes nos meus títulos. Veja esse post recente:

18 ferramentas para melhorar a criação de conteúdo – aperfeiçoe seu texto com menos esforço

18 ferramentas para melhorar a criação de conteúdo – aperfeiçoe seu texto com menos esforço

E eu não sou o único que conhece o poder por trás de títulos fortes. Autoridades do mercado de marketing de conteúdo, como Brian Clark e a equipe da Copyblogger Media usam verbos fortes para fazer títulos que não passam despercebidos. Veja:

3 formas fáceis de expandir sua criatividade

3 formas fáceis de expandir sua criatividade

Seth Godin, autor renomado de mais de 15 best-sellers, também usa verbos fortes para escrever posts fascinantes em seu blog:

Uma coisa que vai mudar tudo

Uma coisa que vai mudar tudo

 

Nota: Sozinho, o uso de verbos fortes nos títulos não vai levar a um crescimento de 113% nos leads. Mas essas palavras podem adicionar sabor, significado, convicção e clareza ao seu título, permitindo que seus leitores e potenciais clientes se identifiquem com a sua mensagem.

Ter verbos fortes nos títulos da sua landing page, em seu blog e outros locais vai aumentar suas conversões, especialmente quando você fizer testes.

Por exemplo, a CityCliq, empresa que fornece sites corporativos de baixo custo otimizados para busca, fez alguns testes A/B. Eles utilizaram software WWO para testar quatro versões diferentes de um título em sua landing page:

– Negócios crescem mais rapidamente online!

– Publicidade online que funciona!

– Seja descoberto mais rápido!

– Crie um site para o seu negócio

 

Ao final do teste, o título mais bem-sucedido foi o quarto, que transmite uma mensagem mais direta, mais descritiva, mais relevante, concisa e clara. Esse título gerou um aumento de 90% na taxa de conversão.

39

Além de usar verbos fortes nos títulos, você também deve prestar atenção à sua extensão. Títulos muito longos tendem a ser esquecidos ou ignorados mais facilmente.

De acordo com um relatório recente do The Guardian, uma agência internacional de notícias que vem criando títulos há décadas, títulos com somente oito palavras geram uma taxa de cliques 21% mais alta do que títulos mais longos.

Mas se você não puder usar títulos com oito palavras, um estudo do Nielsen Norman Group revelou que títulos que usam entre cinco e nove palavras tendem a obter taxas de cliques mais altas.

Da próxima vez que escrever um título, use verbos fortes.

Isso vai melhorar seu texto e estimular a curiosidade dos seus leitores.

 

Hack nº 6: Crie uma oferta irresistível e espalhe-por em comunidades de blogs

No fim das contas, você quer que as pessoas aceitem sua oferta. Isso é o que nós, profissionais de marketing, realmente queremos.

Dean Rieck compartilhou seis maneiras de fazer com que as pessoas digam sim, e a tática se resume a criar uma oferta excelente e de alto valor. Como explica essa fórmula simples:

Oferta de auto valor + persuasão = irresistível

Seis maneiras de convencer as pessoas a dizer “sim”)

Seis maneiras de convencer as pessoas a dizer “sim”

Se você tem dificuldades em aumentar seus leads, pode ser que sua oferta não seja muito atraente ou irresistível.

“Vou lhe fazer uma oferta irrecusável”

“Vou lhe fazer uma oferta irrecusável”

Como você vê uma oferta irrecusável? Chris Guillebeau mostra uma perspectiva única:

“Uma oferta atraente é como uma fatia de laranja na 18ª milha da sua maratona. É um pedido de casamento do homem ou mulher por quem você esperou sua vida toda. Uma oferta irrecusável é como a Fellowship Bonderman, um prêmio de 20 mil dólares oferecido a formandos pela Universidade de Washington.”

Você quer que eles digam sim ao download de seu novo e-book, sim a seus formulários de e-mail, sim a seu webinar, sim ao seu produto premium na Amazon..e mais.

Uma oferta irresistível vai te ajudar a atrair e reter clientes. Para fazer isso, siga as regras para uma oferta irresistível sugeridas por Jonathan Mead, fundador da Paid to Exist.

Atraia clientes usando ofertas irresistíveis

Atraia clientes usando ofertas irresistíveis

Lembre-se: quando sua oferta é limitada, relevante, em alta demanda e exclusiva, ela se torna desejável.

Naturalmente, todos vão querer seu produto.

Por exemplo: em 2004, quando a Google lançou um beta privado de seu serviço gratuito de e-mail (o Gmail), somente 1.000 líderes foram convidados a compartilhar suas opiniões. Esses líderes também foram autorizados a convidar seus fãs, amigos e família para testar o novo serviço de e-mail.

Adivinhe o que aconteceu durante a fase beta do Gmail? A demanda ficou muito alta, já que o serviço só estava disponível para um grupo de pessoas.

Em certa altura, a Google começou a vender os serviços do Gmail. De fato, os convites colocados no eBay foram vendidos a 150 dólares, e outras contas específicas foram vendidas a milhares de dólares.

Não é curioso que um serviço de e-mail gratuito chegue a ser vendido por 150 dólares, ou mais, só porque é exclusivo, robusto e elogiado por líderes de pensamento? Esse é o poder de uma oferta irresistível. Quando você faz essa oferta, clientes potenciais e já existentes veem a distância entre os problemas deles e a sua solução.

grafico_neil-17

Se você está procurando uma ideia para criar uma oferta irresistível para seu publico, aqui está um exemplo. Vamos imaginar que você criou um relatório que ajuda a economizar em passagens de avião.

As pessoas lêem seu  material, põem suas dias em prática e compartilham histórias de sucesso sobre como economizaram 200, 380 ou 350 dólares. Muitos outros vão falar sobre como é fácil conseguir passagens a custo reduzido.

Como você vê,  seu relatório é atraente e oferece conselhos práticos que funcionam. Nesse caso, a extensão do relatório não é importante. Mesmo que sejam só vinte páginas, essa é uma oferta irresistível porque qualquer pessoa que queira economizar em passagens de avião vai se sentir atraída pelo relatório.

A Domino’s Pizza tem uma oferta irresistível. Tom Monaghan estava próximo da falência quanto criou uma estratégia para levar sua empresa adiante. Era um risco, mas uma ideia promocional mudou tudo: entrega em 30 minutos ou menos… ou você não paga nada.

44

Muita gente fazia pedidos na Domino’s só por causa dessa política. (Essa garantia já não é válida).

A BlueHost também faz ofertas irresistíveis. Seu plano de hospedagem na web custa a partir de 3.49 dólares por mês, ao passo que concorrentes como A Small Orange, Godaddy e Hostgator cobram 4 dólares ou mais.

45

A diferença pode não estar clara para você, mas para um iniciante que começou agora a usar um site, essa oferta é atraente, já que assim eles podem economizar algum dinheiro. Sua oferta precisa ser algo que as pessoas querem comprar.

Da mesma maneira, se você quiser mais assinantes para sua lista de e-mails, seu imã de leads deve ser muito valioso, gratuito e exclusivo. Um exemplo típico é o de Michael Hyatt:

46

Para saber com certeza que ofertas serão irresistíveis ou fracas, você precisa testa-las. Em seu livro How to create irresistible offers, o autor Robert W. Bly diz que é possível aumentar o índice de respostas às suas promoções entre 10% a 90% só criando e testando ofertas diferentes.

Derek Halpern também usa um imã de leads poderoso para persuadir pessoas a assinar sua lista de e-mails. Apesar de muita gente não gostar de anúncios em pop-up, já que a maioria deles atrapalha a leitura, a oferta (título) dele faz uma promessa ousada, e por isso as pessoas tendem a responder – especialmente quem visita o site pela primeira vez.

Quer aprender como conseguir 5.000 assinantes de graça?

Quer aprender como conseguir 5.000 assinantes de graça?

No geral, a forma como os usuários vêem a sua oferta vai fazer grande parte do trabalho de persuadí-los a se transformar em leads ou afastá-los. O valor reconhecido pode ser aplicado aos seus ímãs de leads para a construção de uma lista. Você pode associar o valor daquela oferta que está oferecendo gratuitamente.

Assim, as pessoas ficarão felizes ao recebê-las, mesmo que seja apenas pelo valor que percebem nela. Veja como eu uso isso na barra lateral do QuickSprout:

O valor de 300 dólares deixa a oferta irresistível

O valor de 300 dólares deixa a oferta irresistível

Conclusão

Não seja enganado por ferramentas de geração de lead por aí. Use ferramentas para o objetivo correto: automação.

Mas lembre-se: atrair leads de qualidade e engajamento para o seu negócio vai levar tempo.

Construir um negócio de verdade leva tempo. Você vai precisar de muita energia e terá que sair da sua zona de conforto.

Você precisa de conteúdo orientado por dados para cultivar seus leads, e, se quiser aproveitar ao máximo seu tempo, terá que adaptar seu conteúdo e expandir seu alcance a fim de atrair novos leads para o seu negócio.

Talvez você não consiga um crescimento de 113% em seus leads em uma semana, mas, com regularidade, você provavelmente vai superar essa meta.

“Hacks” não são táticas mágicas sem fundamentos. Ao contrário, têm sua eficácia garantida e são usadas por muitas marcas e líderes de sucesso para obter novos leads e convertê-los em consumidores.

A satisfação real vem do que você aprender no processo de colocar em prática essas estratégias de geração de leads.

O mesmo se aplica ao aumento de vendas. Você terá que se decidir e aprender ao longo do caminho, já que seus clientes acreditam em você – e você não pode perde-los com conselhos antiquados.

Que outras hacks de geração de leads funcionam para você? Compartilhe seus casos, questões e opiniões.

_____

Adaptamos algumas imagens para melhor entendimento em português. 😉

_____

Assista a entrevista do Neil Patel com João Pedro Resende, CEO da Hotmart, e confira outras dicas que ele tem para o seu negócio aqui.