profissional-de-marketing

Carreira no mundo digital

O que faz um profissional de marketing, perfil e habilidades!

Descubra o que é necessário para atuar nessa área, do tradicional ao digital!

Hotmart

17/11/2022 | Por Hotmart

O profissional de marketing é aquele que trabalha com estratégias de comunicação e vendas em uma empresa. Sua função é muito importante, tanto para o posicionamento de uma marca no mercado, quanto para quaisquer tipos de comunicação e para o retorno financeiro que se espera no negócio.

O marketing ganha ainda mais áreas de contato e relevância com a transformação digital. Nesse sentido, o marketing digital é uma das profissões que mais vem gerando empregos atualmente.

O profissional de marketing, portanto, deve estar preparado e antenado nas tecnologias e na dinamicidade das mudanças desta era.

Banner versão desktop

Função do profissional de marketing

O marketing é uma área muito abrangente e multidisciplinar. Quem trabalha com a profissão pode ser especialista em diversos assuntos, mas as formações comuns são: em Marketing propriamente dito, mas também em Administração, Publicidade, Comunicação Social em geral e outras correlatas.

Mas, mesmo sem uma graduação, é possível seguir carreira no marketing. Claro que será necessário muito estudo, isso é sempre importante, mas nada exclui a possibilidade de se formar trabalhando e ganhando experiência na área ou fazendo cursos livres.

As áreas de conhecimento que têm relação com marketing são:

  • Comunicação;
  • Conteúdo e SEO;
  • Vendas;
  • Redes sociais;
  • Gestão de negócio;
  • Gestão de marca;
  • Psicologia do consumo;
  • Data science;
  • Mídia paga;
  • Comportamento humano;
  • Análise de mercado.

Portanto, uma pessoa analista de marketing pode seguir carreira nessas diversas áreas, especializando-se na que mais faz sentido para ela.

No entanto, é sempre bom ter um conhecimento geral sobre cada uma delas, para ser um profissional completo.

Além disso, há algumas habilidades que não são técnicas e que são importantes para que o profissional de marketing exerça bem sua função.

Habilidades e perfil do profissional de marketing

O profissional de marketing precisa ter grande parte das habilidades que vamos citar adiante. São elas que determinarão o perfil desse tipo de profissional.

Comunicação

Querendo ou não, o marketing está dentro da área de comunicação. Um bom profissional de marketing sabe estabelecer uma boa relação comunicativa da marca com o público externo e da empresa com o público interno.

Mas ele também precisa se comunicar com outros profissionais a fim de aprimorar seu trabalho que tem contato com praticamente todos os outros setores de uma empresa.

Trabalho em equipe

Não só para o profissional de marketing, como para qualquer um, saber trabalhar bem em equipe é essencial. Em marketing principalmente por causa de sua característica de ser um ponto de contato constante com outras áreas.

Criatividade

Ao contrário do que muitos pensam, criatividade não é um dom que só algumas pessoas detêm. Ela pode ser desenvolvida com a prática.

Dessa forma, o profissional de marketing precisa desenvolver essa habilidade, pois ela é importante para a criação de conteúdos e materiais de qualidade que realmente cativam o consumidor ou público ao qual se direciona o trabalho de marketing.

Inovação

O conceito de inovação pode ser muito abrangente. Mas tratando-se do que o analista de marketing precisa dominar, ela tem muita relação com a criatividade, no sentido de criar coisas novas, fugir do comum e apresentar soluções que resolvam problemas de forma planejada, concreta e diferentemente do tradicional.

Basicamente, alcançar sucesso por “inventar a roda” ou “pensar fora da caixa”.

Gestão

Gestão, para o marketing, pode ser útil para diversas atividades, desde gerir projetos e marca, até, eventualmente, gestão de pessoas.

Análise

Para trabalhar com marketing, não basta criar, é preciso analisar para saber o que está dando certo e o que não está, para depois replicar ou refazer no intuito de melhorar.

Por isso, é importante entender de dados, sobretudo numa era de big data na qual estamos vivendo.

Faz parte de todo o processo de marketing planejar, definir KPIs, metas e saber analisar os resultados por meio das ferramentas que apoiam os profissionais.

O profissional de marketing digital

Agora, vamos falar melhor sobre uma subdivisão da função do profissional de marketing que é o especialista em marketing digital.

Por que essa profissão é tão relevante hoje em dia?

Como falamos, a transformação digital está tomando conta do marketing — e não é à toa. Se você observar, é muito mais fácil para as empresas estarem presentes no meio digital e conseguirem expandir seu negócio, ganhar visibilidade e conseguir clientes por meio da internet.

Ela possibilita não somente ações de marketing por um preço mais baixo, mas também uma segmentação que traz resultados muito positivos para um negócio.

Dessa forma, é cada vez maior o número de empresas que optam por investir muito mais no marketing digital do que no tradicional.

E, consequentemente, a demanda por profissionais que executam esse trabalho aumenta.

Mas, afinal, o que faz o profissional de marketing digital?

A essência do marketing nunca muda: foco em entender o consumidor, pesquisas de mercado, planejamento e todas aquelas habilidades que você já ficou sabendo serem importantes para o profissional dessa área.

O que muda mesmo aqui são as atividades, além de dominar e conhecer ferramentas de análise de marketing digital e as mídias online.

Algumas das principais funções que o profissional de marketing pode exercer são:

É importante destacar também a necessidade desse profissional estar buscando se desenvolver e estar antenado com as mudanças constantemente.

Não adianta aprender e saber tudo de uma rede social ou uma ferramenta específica, por exemplo, e parar por aí, logo ela pode morrer ou se tornar obsoleta e o profissional ficar de mãos atadas.

Por isso, o mais importante é se sustentar na base essencial do marketing e estudar sempre para acompanhar as mudanças e se adaptar quando necessário, mantendo a qualidade do trabalho.

Futuro do profissional de marketing

Ufa, quantas possibilidades na área do marketing, não é mesmo?

A essa altura, você deve estar se perguntando se vale mesmo a pena se tornar um profissional de marketing e se no futuro vai ter emprego nessa área.

Pois saiba que, dentre as profissões do futuro que apresentam tendências positivas, o marketing digital ganhou pontos.

Fica tranquilo que os robôs ainda não vão ter a sensibilidade do ser humano de captar clientes por um bom tempo.

E se você quer entrar para esse mercado, confira nosso post onde reunimos tudo o que você precisa saber para começar a trabalhar com marketing digital.

Banner versão desktop