Como ter uma verdadeira academia em casa? Veja as principais dicas

Já pensou em montar uma academia em casa para se exercitar com praticidade e conforto? Saiba o que você precisa ter!

Uma mulher fazendo exercícios em casa - como montar uma academia em casa

Ter uma academia em casa é um ótimo incentivo para quem está sempre encontrando motivos para não frequentar a academia ou fazer exercícios ao ar livre. 

Afinal, com os equipamentos ao alcance, fica muito mais fácil incluir a atividade física na rotina e vencer a preguiça.

Saiba como montar a sua própria academia para investir na sua saúde e ter ainda mais qualidade de vida!

Por que a procura por uma academia em casa está em alta

Com a pandemia de covid-19 e o isolamento social, as pessoas começaram a buscar alternativas para se exercitar sem sair de casa. 

Com isso, a busca por vídeos online e a compra de equipamentos de ginástica teve um aumento significativo, chegando a até 2500% em alguns itens, como elásticos e faixas.

Inicialmente, com as academias e estúdios fitness, essa foi a solução encontrada pela maioria das pessoas. Depois, mesmo com a flexibilização do isolamento e a reabertura de alguns espaços, o receio de se contaminar manteve muitas dessas pessoas ainda em casa. 

Além disso, ainda precisamos considerar as que acabaram gostando de uma rotina de exercícios mais caseira, sem precisar se deslocar, pagar mensalidade ou gastar muito com moda fitness para frequentar os espaços públicos.

Como ter uma academia em casa?

Se você se identificou com algum dos exemplos dados acima e não vê a hora de montar uma academia em casa para ter treinos ainda mais intensos, completos e práticos, confira o que precisa fazer!

Antes de tudo, entenda as suas necessidades

Para garantir que os equipamentos serão realmente usados e não se tornarão apenas parte da decoração, é importante saber as suas necessidades e preferências.

Por isso, antes de comprar, defina o foco: exercícios aeróbicos ou musculação? Atividades variadas ou mais direcionadas para um único objetivo? 

Além disso, verifique também o espaço disponível e o quanto você pode investir nesses equipamentos. Isso ajuda a ter mais clareza na hora de ir às compras, otimizando o seu tempo e garantindo que a academia caberá no seu bolso.

E não se esqueça de verificar as suas condições físicas antes de começar, hein? Problemas em regiões específicas do corpo, como joelho ou coluna, e alterações na pressão, por exemplo, podem restringir as opções. 

Com os exames médicos em dia, você evita dores, lesões e prejuízos à saúde, e ainda consegue construir uma rotina de exercícios adequada para os seus objetivos. 

Por fim, esse também é um ponto que precisa ser definido: além de uma vida mais saudável, você quer algum resultado específico com a atividade física? Esses objetivos pessoais devem ser considerados na hora de definir como montar a sua academia.

Escolha os equipamentos e materiais

Listamos os principais equipamentos e materiais para você ter uma academia em casa. Você pode até adquirir todos, principalmente se tiver espaço em casa e interesse em montar um cantinho fitness bem completo.

No entanto, com apenas alguns já dá para fazer vários exercícios e ter uma rotina saudável. 

1. Esteira

esteira exercícios

Apesar de ser um equipamento com valor mais alto e que ocupa mais espaço, a esteira é excelente para quem gosta de caminhar ou correr.

Ao ter uma casa, você não precisa se preocupar nem mesmo com as condições climáticas. Pode treinar todos os dias, na velocidade que precisar.

2. Bicicleta

A bicicleta também é uma boa opção para amantes de exercícios aeróbicos. Assim como a esteira, é um investimento maior, mas vale a pena para quem gosta de aulas de spinning, por exemplo.

Outro ponto positivo é a possibilidade de se exercitar enquanto assiste algo ou acompanha alguma reunião.

3. Pesos 

levantando pesos - academia em casa

Já os pesos não ocupam muito espaço e podem ser usados para vários exercícios de musculação.

Como existem modelos diferentes, é importante definir os seus objetivos antes de comprar. Estas são algumas opções:

  • halteres: para malhar membros superiores;
  • kettlebell: para intensificar os treinos e trabalhar o corpo todo;
  • tornozeleira: ideias para malhar pernas e glúteos;
  • anilhas: podem ser usadas sozinhas ou com barras para levantamentos de peso e agachamentos.

4. Elásticos

Os elásticos também são ótimos equipamentos para complementar os treinos e deixar os exercícios ainda mais potentes.

Esses itens também são chamados de faixas/bandas elásticas ou bands, e você consegue encontrá-los com níveis diferentes de resistência para treinos com intensidade leve, média ou intensa. 

Além de verificar essa variação, é importante escolher o elástico ideal para o tipo de exercício:

  • super band: faixa grande, feita de látex ou borracha, geralmente, que pode ser usada para movimentos de todo o corpo;
  • mini band: faixa menor, com os mesmos materiais das super band, ideal para fortalecimento muscular de áreas específicas;
  • hip band: geralmente tem um tamanho semelhante ao da mini band, mas é feita de tecido.

5. Corda

pulando corda

Para quem quer ter uma academia em casa para fazer exercícios aeróbicos e melhorar o condicionamento físico, mas não tem muito espaço, a corda não pode faltar. 

A atividade ajuda a melhorar a coordenação motora e a resistência, além de tonificar pernas e braços.

Caso não tenha restrições para praticar atividades de alto impacto, esse é um equipamento que deixa os treinos práticos e ainda pode ser levado em viagens ou para exercícios ao ar livre.

6. Colchonete ou tapete fitness

Já o colchonete é um item indispensável para a maioria dos exercícios feitos em casa.

Tirando as atividades aeróbicas, que geralmente são feitas de tênis e no chão, os exercícios de musculação costumam exigir o apoio dos joelhos, costas, pés e mãos. 

Por isso, tenha um colchonete adequado ou um tapete de yoga para acolchoar o chão e garantir o conforto durante a ginástica.

Como impulsionar o treino em casa? 

Montar uma academia em casa, mesmo que seja básica e com apenas alguns equipamentos simples, é o primeiro passo para começar os seus treinos caseiros.

Depois, você pode fazer os exercícios com base no que já sabe ou recorrer a vídeos online. No entanto, há alguns recursos para impulsionar as atividades e ter mais segurança, como os cursos profissionais. 

Assim, você pode continuar treinando sem sair de casa, basta escolher opções virtuais, como aulas online ou teleconsultas com instrutores físicos e nutricionistas, por exemplo. 

Com os materiais adequados e o apoio profissional, você poderá criar uma rotina ainda mais saudável de atividade física e ter resultados ainda melhores!

Ficou com interesse em ter esse apoio para potencializar os treinos? Confira os cursos da categoria Saúde e Esportes disponíveis na Hotmart e encontre o seu!

Autor
Equipe Hotmart

Equipe Hotmart

A Hotmart é a plataforma completa para quem quer aprender novas habilidades e adquirir cursos digitais em poucos cliques. No universo da Hotmart, as possibilidades são infinitas.