O que é alta costura? Descubra como trabalhar neste ramo

Alta costura é uma categoria exclusiva e luxuosa do mundo da moda. Confira quais são os requisitos para fazer parte desse seleto grupo!

mulher trabalhando com corte e costura em um tecido alaranjado ao lado de uma máquina de costura

Você adora moda e se encanta ao acompanhar desfiles e lançamentos de grandes marcas? Então provavelmente já ouviu falar em alta costura. 

Mas, apesar de ser um termo conhecido, muitas pessoas não sabem exatamente o que é e o que caracteriza o mundo da alta moda! 

Por trás dos desfiles com modelos em trajes exuberantes e todo aquele ar luxuoso, existem muitos pré-requisitos para que uma peça ou marca possa ser chamada de alta costura.

Saiba mais sobre esse exclusivo grupo de marcas e veja o que caracteriza as suas belíssimas criações!

O que é alta costura?

A expressão alta costura, ou Haute Couture em francês, é usada para caracterizar peças exclusivas, feitas à mão e com tecidos e materiais de alta qualidade, mas não apenas isso. 

Para que as peças sejam consideradas de alta costura, os estilistas precisam cumprir uma série de exigências da Féderation de la Haute Couture et de la Mode (FHCM), órgão governamental francês responsável por regulamentar e preservar os padrões da alta moda. 

Ou seja, apenas marcas que cumprem todos os requisitos da Federação e que foram nomeadas pelo Ministro da Indústria na França podem ser consideradas de alta costura. 

Elas também são chamadas de casas (maison, em francês) e seus clientes não são considerados apenas clientes, mas sim colecionadores(as). 

Contudo, o objetivo da alta costura não é somente a venda, mas a preservação da cultura francesa de moda. E, como já era de se imaginar, as peças não chegam a um público muito grande. 

Com valores que geralmente começam em 10 mil dólares, mas podem chegar a muito mais, estima-se que existam apenas 4 mil pessoas consumidoras de alta costura em todo o mundo!

Mas, apesar de suas criações não chegarem aos consumidores em geral, a alta costura é responsável por criar tendências e inspirar as coleções chamadas de prét-à-porter (pronto para vestir). 

Essas peças geralmente são comercializadas em maior escala e com valores mais acessíveis do que as peças exclusivas e artesanais.

Além disso, as coleções de marcas mais populares também se inspiram bastante no que acontece no mundo da alta costura! 

Apesar de não terem a mesma exuberância, nem seguirem os mesmos padrões rígidos, é comum encontrar por aí algumas peças seguindo referências apresentadas em desfiles de alta costura. 

No entanto, nesse caso, os clientes desembolsam valores muito abaixo dos cobrados pela exclusividade e glamour da haute couture.

Qual a origem da alta costura?

O costureiro inglês Charles Frederich Worth, conhecido como o pai da alta costura, tratava as suas peças como verdadeiras obras de arte. 

Em 1858, fundou, em Paris, a Maison Worth, considerada a primeira casa de alta costura do mundo, além de ter sido o primeiro a assinar as etiquetas de suas criações. 

Naquela época, Worth já apostava nas coleções sazonais e também em modelos reais para exibir suas criações.

A inovação, exclusividade e criatividade que usava para atender suas clientes acabou ditando os padrões da moda francesa e o que é, hoje, o disputado ramo da alta costura.

No entanto, somente em 1945 o termo alta costura e suas regras foram legalmente registradas pela Chambre Syndicale de la Couture, hoje denominada FHCM.

Quem produz alta costura?

Somente as casas aprovadas anualmente pela comissão da Federação fazem parte do universo francês da alta costura, por isso, os nomes são bem restritos.

Conheça os membros da categoria permanente de casas de alta costura:

  • Dior;
  • Chanel;
  • Givenchy;
  • Adeline André;
  • Alexandre Vauthier;
  • Alexis Mabille;
  • Bouchra Jarrar;
  • Franck Sorbier;
  • Maison Margiela;
  • Julien Fournié;
  • Maison Rabih Kayrouz;
  • Maurizio Galante;
  • Stéphane Rolland;
  • Schiaparelli.

Além desses nomes, há também os membros convidados. 

Essas marcas integram a categoria mais recente da FHCM, criada para abranger novos nomes, como Elie Saab, Giorgio Armani Privé, Valentino, Versace e Miu Miu.

Por fim, estão os membros correspondentes. Nesse caso, considera-se que as marcas fazem alta costura, apesar de não cumprirem um dos requisitos — ter sede em Paris. 

Quais os pré-requisitos da haute couture?

Criar peças exclusivas, elaboradas manualmente e usando apenas materiais de qualidade já são pré-requisitos bastante luxuosos.

E ter sede em Paris, em um prédio de pelo menos 5 andares, obrigatoriamente entre as avenidas Champs Elysées, Montaigne e George V? 

Fica ainda mais difícil fazer parte desse grupo, né? Essa também é uma regra obrigatória para os membros permanentes. 

Mas não para por aí!

Para ser considerada uma grife de alta costura e fazer parte desse seleto grupo, as marcas também devem seguir outras normas, como:

  • ter um perfume;
  • contar com uma equipe fixa de mais de 15 pessoas;
  • apresentar duas coleções anuais de roupas para dia e noite, com no mínimo 35 looks.

Para fazer uma única peça de haute couture, é necessário dedicar muitas horas de trabalho cuidadoso, em tecidos nobres e seguindo as mais variadas particularidades tanto dos estilistas quanto das suas consumidoras.

Os resultados são exibidos nos desfiles parisienses de alta costura, realizados duas vezes por ano e acompanhados com fervor pela mídia, influenciadores da moda e fãs das luxuosas marcas participantes.

Também é comum que celebridades usem as peças em eventos e premiações importantes, criando ainda mais furor em admiradores, estilistas, costureiros e amantes da moda em todo o mundo.

Inspire-se para criar as suas próprias peças!

O restrito mundo da alta costura faz muitas pessoas suspirarem e desejarem suas criações únicas. 

Mas, apesar de ditar tendências e ser reconhecida mundialmente, com certeza não é a única possibilidade para quem quer trabalhar com a moda.

Se você quer fazer as suas próprias peças, que tal aproveitar a inspiração?

Nunca é tarde para desenvolver novas habilidades, criar hobbies e deixar o seu lado artístico aflorar. 

Descubra como aprender a costurar sozinho e use a sua criatividade!

Autor
Equipe Hotmart

Equipe Hotmart

A Hotmart é a plataforma completa para quem quer aprender novas habilidades e adquirir cursos digitais em poucos cliques. No universo da Hotmart, as possibilidades são infinitas.