Autossabotagem: veja o que é e como vencê-la

A autossabotagem pode prejudicar a sua vida pessoal e profissional. Saiba mais sobre o assunto e veja o que fazer para não se boicotar.

Autossabotagem - homem com a cabeça baixa questionando suas atitudes

Você já teve a sensação de que as suas próprias ações estão prejudicando a conquista dos seus objetivos? Ou fica se perguntando o que falta para conseguir avançar em um projeto que, por mais que você tente, parece não sair do lugar? Talvez você sofra de autossabotagem.

Esse comportamento é mais comum do que imaginamos, e infelizmente pode ser um enorme empecilho para a produtividade e também para o sucesso pessoal ou profissional.

Entenda o que nos leva à autossabotagem e saiba como evitar os prejuízos causados por esta prática. 

O que é autossabotagem?

A autossabotagem é o processo de se boicotar, ou seja, de criar obstáculos e barreiras para o seu próprio desenvolvimento.

Na maioria das vezes, esse mecanismo é inconsciente, por isso é tão difícil distinguir quando estamos realmente enfrentando uma dificuldade ou apenas encontrando justificativas para não fazer o que desejamos ou precisamos.

Afinal, por que nos auto sabotamos diariamente?

Nossas experiências, traumas e relacionamentos ajudam a moldar a maneira como nos comportamos, mas nem sempre isso acontece de forma positiva — como é o caso da autossabotagem. 

Geralmente, ela acontece devido às crenças que construímos sobre nós mesmos ao longo da vida.

É comum agirmos para nos auto sabotar quando temos medo da reprovação ou de mudanças, dificuldade para aceitar a felicidade ou descrença no nosso potencial de ter sucesso, por exemplo.

Reforçamos que esse é um processo que ocorre, na maioria das vezes, de forma inconsciente. Até porque, se pararmos para refletir, por que faríamos isso, não é mesmo? 

Se queremos tanto conquistar algo, por que faríamos exatamente o contrário do que precisamos para isso? Pois é. Este é o desafio de compreender e lutar contra a autossabotagem.

Mas, apesar de ser um processo difícil, não é impossível. E você já deu o primeiro passo. Siga com a leitura deste post para se preparar ainda mais para esta jornada contra a autossabotagem e alcançar os seus objetivos!

Como identificar a autossabotagem?

Reconhecer uma autossabotagem exige um olhar atento às nossas ações, atitudes e sentimentos. Por isso, a auto-observação é imprescindível.

Pense nos seus planos, objetivos e projetos, depois observe como eles fazem você se sentir. Identifique pensamentos negativos, crenças, medos e dificuldades. 

Faça isso sem julgamentos, apenas coletando informações para, depois, analisar o que motivou cada uma dessas questões e como elas estão impactando a sua vida pessoal e/ou profissional.

Sabe aquele momento que você precisa focar em um trabalho, mas passa horas procrastinando nas redes sociais?

Ou quando precisa se inscrever para um curso que vai ajudar a conquistar o cargo que você tanto deseja, mas algo impede que você finalmente finalize a sua inscrição?

Ou até mesmo aqueles últimos relacionamentos que estavam indo muito bem e, do nada, você decidiu interrompê-los sem uma justificativa muito concreta? 

Esses são os momentos que exigem atenção para você identificar se existe (ou existia) um obstáculo real ou se é apenas a sua autossabotagem se manifestando.

Quais são os principais tipos de autossabotagem?

Deu para perceber como a autossabotagem é um mecanismo complexo, não é? Apesar de poder se apresentar de formas muito diferentes em cada pessoa, existem alguns tipos mais comuns.

Negação: neste tipo de autossabotagem, é comum a pessoa dizer que não tem interesse em algo que, na verdade, ela deseja, para evitar se expor ou correr o risco de falhar;

Vitimização: neste caso, como a pessoa não acredita no seu potencial, recorre às reclamações e lamentos, culpabilizando principalmente outras pessoas e fatores externos por suas dificuldades para alcançar o que deseja; 

Culpa: aqui, a culpa é direcionada para a própria pessoa em forma de cobrança excessiva e punitiva, o que além de não ajudar a resolver o problema, afeta a autoestima e dificulta ainda mais o processo de realização dos objetivos;

Procrastinação: este é um tipo famoso de autossabotagem. Na procrastinação, as tarefas são postergadas para, inconscientemente, evitar lidar com o que traz sentimentos como insegurança, medo e ansiedade;

Inconstância: já a inconstância é o hábito de não finalizar o que começou, o que pode ocorrer tanto por medo de falhar quanto pelo medo de ter sucesso, sabia? Afinal, nem sempre estamos preparados para conquistar o que almejamos.

Quais são as melhores dicas para não se auto sabotar mais?

Reconheceu algum ou até mesmo alguns desses sabotadores na sua rotina? Depois desse reconhecimento, a próxima etapa é a identificação do que pode ser feito para evitar que se repita. 

Veja algumas dicas!

Reconheça o que faz de melhor

A autossabotagem tem uma relação muito próxima com a nossa percepção sobre as nossas capacidades. Por isso, comece reconhecendo os seus pontos fortes e o que você faz de melhor.

Essa lista pode ser relacionada ao trabalho ou até mesmo à vida pessoal. Se for difícil fazer isso inicialmente, pense em todos os elogios e reconhecimentos já recebidos ao longo da vida, mesmo que você não acredite na veracidade de algum deles.

Entender o que as outras pessoas apreciam em você é uma forma de começar a entender e valorizar as suas qualidades.

Estipule metas e objetivos

Metas e objetivos são fundamentais para você saber onde quer chegar e como pode fazer isso. Portanto, para vencer a autossabotagem eles não podem ficar de fora!

Contudo, foque em estipular metas menores, divididas por partes e pequenos passos.

Quando olhamos para um objetivo muito amplo ou muito complexo, o desafio pode parecer muito mais amedrontador do que realmente é. Mas, ao quebrar em metas mais específicas e atingíveis, o processo se torna mais leve. 

Assim, cada meta realizada funciona como motivação para o próximo passo rumo à conquista do seu objetivo final.

Trabalhe a sua autoestima

Uma autoestima fortalecida é uma das maiores inimigas da autossabotagem. Sendo assim, invista em atividades que ajudem a melhorar a sua autoavaliação e que contribuam para um olhar gentil e carinhoso em quem você é.

Esse trabalho pode ser feito por meio de atividades prazerosas, contato com pessoas queridas e reconhecimento das suas conquistas, por exemplo. 

Procure desenvolver o autoconhecimento

Lembra que falamos que se observar é um passo importante nesse processo? Focar no autoconhecimento é essencial para entender os gatilhos para a sua autossabotagem e também para outros comportamentos negativos.

Esse processo pode ser feito de várias maneiras, o importante é encontrar uma que faça sentido para você incluir na rotina e investir diariamente em se aprofundar nos seus sentimentos, emoções, desejos e comportamentos.

Encare as mudanças com responsabilidade

Começar a exercitar um posicionamento mais maduro e responsável diante das mudanças também é uma forma de não se auto sabotar mais ou, pelo menos, tentar.

Ao levar os acontecimentos mais a sério e se comprometer com cada projeto e tarefa, você direciona a sua atenção e esforços para o que importa e diminui o espaço disponível para a autossabotagem se instalar.

Procure ajuda terapêutica

Contar com a ajuda profissional é um dos caminhos para não só identificar a autossabotagem, mas entender como ela está afetando a realização dos seus objetivos e sonhos.

Essa dica serve principalmente para quem já está experimentando impactos significativos na vida, na carreira ou nas relações. 

No entanto, não é necessário chegar a esse ponto para procurar apoio terapêutico, viu? Investir no cuidado com a saúde mental é benéfico para todas as pessoas que querem se conhecer melhor e lidar melhor com os desafios do dia a dia.

Aposte na educação para transformar a sua vida!

Investir na sua educação e continuar aprendendo também é uma forma bastante eficaz de vencer a autossabotagem e ter mais segurança para tomar decisões.

Para isso, os cursos online são ótimas opções! Com eles, você pode aprender novas habilidades, desenvolver competências e alcançar as metas que tanto deseja.

Saiba mais sobre o potencial transformador do conhecimento neste conteúdo que mostra como aprender muda tudo — e pode mudar a sua vida.

Autor
Equipe Hotmart

Equipe Hotmart

A Hotmart é a plataforma completa para quem quer aprender novas habilidades e adquirir cursos digitais em poucos cliques. No universo da Hotmart, as possibilidades são infinitas.