Como emagrecer em casa: 9 dicas para ter uma vida mais saudável

Você quer perder peso, mas não sabe como emagrecer em casa e de uma forma saudável? Confira 9 dicas práticas!

Imagem de uma mulher comendo vegetais, uma forma como emagrecer em casa.

Você está querendo ou precisando perder peso por questões de saúde, mas não sabe como emagrecer em casa?

Neste post, vamos mostrar como o emagrecimento pode ser feito com pequenas mudanças diárias e sem a obrigação de frequentar academias. 

Ah! E o mais importante: de um jeito saudável.

No entanto, antes de iniciar, é fundamental saber como está a sua saúde, se há alguma limitação física ou necessidade nutricional específica. 

Apenas perder peso não é garantia de saúde, por isso, fazer um acompanhamento médico é essencial!

Agora, vamos às dicas para você iniciar a sua jornada rumo a uma vida mais saudável!

Por que levar uma vida mais saudável?

Se você quer ter mais tranquilidade no dia a dia e mais qualidade de vida, precisa investir na sua saúde.

Muitas vezes, focamos apenas em trabalhar, estudar, construir carreiras e relacionamentos, mas nos esquecemos de prestar atenção no que temos de mais importante: nós mesmos.

Com a saúde debilitada não conseguimos nem mesmo produzir o que precisamos, curtir os amigos e familiares ou fazer o que gostamos. 

E temos certeza de que você quer ter ânimo para correr atrás dos seus objetivos e também se divertir, certo?

Como levar uma vida mais saudável?

Uma vida saudável depende de vários fatores, como alimentação adequada, atividade física regular, boas condições emocionais, segurança financeira… 

Alguns fatores infelizmente fogem do nosso controle, mas há algumas ações que podemos colocar em prática para garantir uma rotina mais benéfica para nossa saúde física e mental. 

Veja o que você pode aplicar no seu dia a dia para usufruir de todas as vantagens de uma vida mais saudável e emagrecer em casa.

Dicas para emagrecer em casa de forma saudável

1. Planeje a rotina alimentar 

Ter uma alimentação equilibrada é fundamental não só para quem quer emagrecer, mas para todas as pessoas que buscam uma vida mais saudável.

No entanto, isso não significa se privar do que gosta, fazer dietas restritivas ou sem graça.

Planeje-se para sempre ter o que precisa na despensa na hora de preparar as suas refeições, como grãos, leguminosas, cereais, verduras e legumes. 

Além disso, você também pode fazer um planejamento alimentar semanal, quinzenal ou até mensal, e já organizar o que será preparado para gastar menos tempo na cozinha e, quem sabe, até congelar porções. 

Isso ajuda, inclusive, a resistir à tentação de pedir comida por delivery todos os dias.

Lembre-se também de se consultar com médicos e nutricionistas regularmente para entender as suas necessidades e qual é a melhor dieta para você manter a saúde.

2. Faça exercícios online

Uma rotina de atividades físicas é outra peça-chave para o emagrecimento e uma vida mais saudável.

Mas, se você não gosta de frequentar academias ou não quer gastar dinheiro com isso, pode se exercitar em casa! 

Com o isolamento gerado pela pandemia de Covid-19, as opções se multiplicaram e fazer exercícios na sala, no quarto ou em qualquer espacinho da casa se tornou ainda mais comum. 

Muitos exercícios online não exigem nem mesmo equipamentos e usam apenas o peso corporal! Ou seja, sem desculpas para não começar a movimentar o corpo hoje mesmo.

3. Escolha uma atividade prazerosa

Para que a prática de atividade física seja agradável e você não sinta que é apenas uma obrigação, que tal escolher um exercício que você realmente goste? 

Pode ser dança, boxe, treino funcional, pular corda, corrida (se tiver esteira ou espaço no prédio)… 

Pense numa atividade que, além de queimar calorias, também possibilite um momento de prazer. Assim, será muito mais fácil encaixar os exercícios na rotina e torná-los um hábito.

Escolha também um exercício possível para você, ou seja, que respeite os seus limites — principalmente físicos, caso tenha alguma condição ou doença que impeça a execução de movimentos específicos.

4. Tenha lanches saudáveis ao alcance

Se na hora que bater aquela fome no meio da tarde, você só tiver opções muito calóricas, industrializadas e pouco saudáveis por perto, a tentação é grande, né?

Mas se tiver sempre algumas frutas, castanhas e lanches práticos em casa, é mais fácil manter o equilíbrio e fazer um consumo mais moderado de doces, frituras e alimentos processados de forma geral.

5. Hidrate-se

É difícil falar de saúde sem mencionar a importância da hidratação. 

Beber água regularmente e em quantidade adequada ajuda o organismo a funcionar melhor, além de contribuir para acelerar o metabolismo, eliminar toxinas e aumentar a disposição.

Por mais que beber bastante água diariamente não esteja diretamente relacionado à perda de peso, um corpo hidratado é mais saudável, tem muito mais ânimo para se exercitar e ainda fica mais preparado para absorver os nutrientes da alimentação.

6. Prefira alimentos naturais

Alimentos ultraprocessados costumam ter muito sódio, açúcares e gorduras na composição. Por isso, evite estes produtos e priorize alimentos naturais ou minimamente processados.

Se gostar de cozinhar, aproveite para testar novas receitas e descobrir possibilidades culinárias!

Por exemplo, em vez de comprar pacotes e mais pacotes de biscoitos industrializados, você pode reproduzir ou criar receitas de biscoitos caseiros, com ingredientes mais naturais e menos doces.

As gorduras também não precisam ser abolidas, mas você pode escolher opções mais saudáveis, como abacate e azeite, e sempre de forma moderada e adequada à sua rotina.

Aposte também nas proteínas vegetais, como feijões, lentilhas e ervilhas, e nas versões integrais de macarrão, arroz e farinha de trigo, por exemplo.

7. Durma bem

Assim como beber água, dormir bem é essencial para quem quer ter uma vida mais saudável, independentemente do foco em emagrecer.

Não dormir bem aumenta o cansaço e ainda pode gerar estresse, ansiedade e irritabilidade. Quando isso acontece, uma das respostas comuns é descontar na comida e comer mais do que queremos e precisamos.

Sem contar que um corpo cansado tem muito menos disposição para se exercitar — o que pode prejudicar bastante a sua rotina de atividade física.

8. Cuide da sua saúde mental

A saúde física deve ser sempre avaliada considerando também a sua saúde mental.

Distúrbios, transtornos e muitas outras questões emocionais podem influenciar significativamente a sua relação com a comida, sua energia, autoestima e a maneira como você se relaciona com o seu próprio corpo e com o autocuidado.

Estresse e ansiedade, principalmente, podem acabar fazendo você descontar frustrações e angústias na comida e ter mais dificuldade para aderir a novos hábitos saudáveis.

Para cuidar da saúde mental, lembre-se de ter um tempo para você e para as atividades que gosta. Práticas como meditação e yoga podem contribuir bastante, além de terapia, caso sinta a necessidade de um apoio profissional.

9. Preste atenção na hora das refeições

É tão comum estarmos o tempo todo conectados que muitas vezes nem prestamos atenção ao que estamos fazendo. 

Reflita sobre as suas últimas refeições:

  • Você separou um tempo adequado para se alimentar? 
  • Manteve o celular afastado e a televisão desligada para se concentrar? 
  • Conseguiu focar apenas no que estava fazendo, e não em outras pessoas, conversas e assuntos (como trabalho, notícias e preocupações)?

Caso tenha respondido “não” para alguma dessas perguntas, está na hora de começar a ter mais qualidade na hora das refeições.

Separe um tempo para se alimentar sem pressa, mastigar bem os alimentos e se observar enquanto come. Isso ajuda a identificar melhor a saciedade e parar de comer quando já tiver ingerido a quantidade ideal.

Quando não prestamos atenção, muitas vezes comemos mais do que precisamos, porque nosso foco não está direcionado corretamente e não percebemos os sinais do nosso corpo.

Conheça as melhores práticas para manter hábitos saudáveis!

Você viu como emagrecer em casa pode ser um processo saudável e sem sofrimento desnecessário. 

No entanto, criar um hábito sempre exige dedicação, paciência para alcançar os resultados desejados e, claro, disciplina.

Contar com uma ajuda nesses momentos pode ser uma excelente motivação, além de funcionar como um guia sobre as melhores práticas e principais erros que devem ser evitados.

Confira os cursos sobre como emagrecer disponíveis na Hotmart e encontre a ajuda ideal para se tornar mais saudável e cuidar do seu bem-estar!

Autor
Equipe Hotmart

Equipe Hotmart

A Hotmart é a plataforma completa para quem quer aprender novas habilidades e adquirir cursos digitais em poucos cliques. No universo da Hotmart, as possibilidades são infinitas.