O que aprender em um curso de copywriting?

Fazer um curso de copywriting pode trazer mais clientes para seu negócio. Descubra o que vai aprender e domine esta técnica.

Uma mulher pesquisando dobre curso de copywriting

O mundo está cada vez mais digital. Com a chegada da pandemia de Covid-19, as empresas precisaram migrar para este modelo, até mesmo por uma questão de sobrevivência de seus negócios.

Por esse motivo, as empresas começaram a buscar estratégias e ferramentas que pudessem impulsionar seus negócios na internet.

Uma estratégia muito eficaz e utilizada entre os empreendedores digitais é o uso das técnicas de copywriting.

O copywriting utiliza a escrita persuasiva na intenção de despertar o interesse do cliente no serviço ou produto, convertendo esta atenção em uma ação específica.

Para aprender as melhores técnicas de copywriting, nada melhor que fazer um bom curso na área, mas o que você vai aprender em curso de copywriting? Leia o artigo até o final e descubra.

Comece buscando os melhores cursos

Não basta apenas se dedicar ao aprendizado de algum conteúdo, é muito importante que na hora de buscar por um curso de copywriting, você consiga escolher um que vá atender às suas expectativas, para ajudar nesta decisão, separamos algumas dicas:

  • busque por nomes de referência no mercado;
  • leia a ementa do curso para saber se atende ao seu propósito;
  • conheça a bibliografia utilizada para compreender a sua base teórica;
  • procure saber se a empresa que ministra o curso tem “cases de sucesso” dos ex-alunos;
  • opte por empresas que mostram as avaliações de quem comprou o curso, assim, você consegue avaliar, por meio de outros alunos, a qualidade do material.

Prepare-se e busque conhecimento antes

É sempre muito positivo conhecer um pouco do assunto que será ensinado.

Busque artigos sobre copy na internet, mas lembre-se de procurar fontes confiáveis e seguras, ok?

Você também pode buscar por livros, existe uma gama de boas opções sobre o assunto e, é possível, inclusive, comprar na versão digital.

Iniciar o curso com um bom alicerce teórico vai fazer com que você absorva os conteúdos de forma mais eficaz, uma vez que não sentirá tanta estranheza nos assuntos abordados.

O que será ensinado em um curso de copywriting?

Existem muitas opções de cursos de qualidade, alguns bem compactos, focando nas técnicas básicas de copywriting, e outros mais densos, com conteúdos de nível avançado, para quem quer algo mais completo e aprofundado.

No entanto, independente do tipo de curso que escolheu, há alguns pontos obrigatórios que precisam ser abordados ao decorrer das aulas, não importando o nível escolhido. Quer saber o que você vai aprender? Reunimos alguns dos principais tópicos a seguir. 

Entender os objetivos do copywriting

O copywriting pode ser usado em diversos momentos do seu negócio, entender o que você pretende alcançar ao dominar um copy é essencial para moldar a estratégia ideal para alcançar o sucesso em seu propósito.

O objetivo inicial de um copy é fazer com que o leitor avance na jornada do cliente e o objetivo final é persuadi-lo a realizar uma ação específica. Esta ação pode ser direcionada para várias finalidades como, por exemplo:

  • clicar em um anúncio de vendas;
  • conquistar um clique em um e-mail;
  • curtir uma publicação;
  • compartilhar um vídeo;
  • entrar para uma lista de transmissão etc.

Identificar o público-alvo

Não adianta aprender sobre qual o tipo ideal de copy para o seu negócio se você desconhece seu público-alvo, concorda?

Saber para quem você direciona suas técnicas de persuasão é fundamental para o sucesso dos seus objetivos.

Um bom curso de copywriting mostrará o caminho que deve ser percorrido para descobrir qual é o seu público-alvo e, inclusive, nos cursos mais completos, você aprenderá a definir a persona da sua empresa.

Assim, conhecendo melhor as pessoas que se beneficiarão de seu produto/serviço, você vai elaborar textos cada vez mais personalizados para a sua clientela.

Conhecer os gatilhos mentais

A escrita persuasiva ou copywriting faz uso de uma técnica de conversão rápida chamada de gatilhos mentais, que nada mais é do que o uso de palavras ou comandos que provocam uma pronta reação no leitor.

Frequentemente, estamos diante de situações nas quais precisamos tomar pequenas decisões, os gatilhos mentais são um “atalho” utilizado para fazer essas escolhas.

Quando essa técnica é utilizada, o leitor é incentivado a concluir uma ação específica rapidamente, os cursos de copywriting costumam detalhar os gatilhos, que são diversos, um por um. 

Existem gatilhos bem poderosos como, por exemplo, o gatilho da “escassez” que passa a sensação de algo limitado. 

Sabe aquele post de uma loja no Instagram avisando que a promoção de algum item termina no mesmo dia e que há apenas algumas últimas unidades? Sim! Neste caso, o gatilho da escassez foi utilizado.

Aprender a criar títulos chamativos

O título tem um papel muito importante no copy, pois será o primeiro contato do leitor com o texto. Por isso, deverá ser chamativo o suficiente para atrair leitores interessados.

Lembre-se que há muitos conteúdos na web e que a busca leva apenas alguns segundos. Neste cenário, um título atrativo poderá ser seu diferencial competitivo no mundo do copy. 

No curso de copywriting, você vai aprender técnicas para criar títulos criativos e cativantes que podem convidar seu potencial cliente a ler todo o seu conteúdo até chegar ao famoso CTA ou chamada para ação, porém, falaremos sobre isso a seguir. 

Construir um CTA irresistível

O CTA ou Call-to-Action (“chamada para ação” em português) é um elemento fundamental do texto persuasivo.

O objetivo principal do CTA é levar o leitor para um outro local que pode ser, por exemplo,  uma página de vendas.

Sabe quando você entra em uma página de streaming e há um botão específico dizendo Experimente Grátis? Este é um belo exemplo de CTA que convida as pessoas a experimentarem o produto antes de comprá-lo.

Um bom curso, vai ensinar como criar um CTA estratégico de acordo com a sua necessidade.

Como aproveitar ao máximo seu curso de copywriting?

Escolher um bom curso, como falamos anteriormente, é super importante, concorda? Mas você pode potencializar o aprendizado e absorver o máximo de conhecimento possível com essas dicas:

  • pesquise por materiais extras, busque outras referências;
  • teste e implemente o que for ensinado;
  • tenha um caderno de anotações para registrar suas evoluções;
  • busque grupos no facebook sobre o assunto e troque experiências; 
  • tenha paciência, o conteúdo é denso, vá de acordo com seu ritmo.

Onde encontrar os melhores cursos de copywriting?

Com tantas opções, é preciso escolher com cuidado o curso que vai atender todas as suas necessidades e te ajudar a dominar essa técnica.

No nosso Marketplace, você encontra os melhores cursos de copywriting para todos os níveis de conhecimento. Com os professores mais qualificados e experientes, usando  diversas ferramentas didáticas de ensino.

Comece já o seu curso de copywriting e escreva textos persuasivos de sucesso!

Autor
Christiane Silva

Christiane Silva