Como estudar para o Enem sozinho: 9 dicas para você se preparar

O Exame Nacional do Ensino Médio já está chegando. Corre e veja como estudar para o Enem sozinho e se preparar para as provas.

blogAprenda_como-estudar-para-o-enem-sozinho

A prova do ENEM é um dos eventos mais aguardados do ano pelos estudantes! Por isso, se uma das dúvidas que tem rondado o seu pensamento ultimamente é como estudar para o ENEM sozinho e obter bons resultados no exame, este post é para você!

É uma prova exige bastante dedicação de quem participa e a organização é fundamental para evitar ansiedade com os estudos, garantir a produtividade e, principalmente, conquistar a nota que tanto deseja.

Confira as nossas dicas para se preparar e arrasar no Enem em 2021!

O que é o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi criado em 1998 e o objetivo é avaliar a qualidade do ensino médio do Brasil.

Apesar de o objetivo principal permanecer, desde a sua criação o exame já passou por diversas mudanças.

Nos últimos anos, ele começou a ser usado como critério para entrada em diversas instituições brasileiras de ensino superior, tanto públicas quanto privadas, através dos programas SISU, PROUNI e FIES.

Ou seja, quem deseja ingressar no ensino superior, deve conquistar uma boa nota no exame para as chances serem maiores.

Lista de matérias do exame

O Enem é constituído por uma redação em Língua Portuguesa e 180 questões de múltipla escolha, divididas nas seguintes 4 áreas de conhecimento:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação – língua portuguesa, língua estrangeira, artes, literatura, educação física e tecnologia da informação;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias – conhecimentos gerais, geografia, história, sociologia e filosofia;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias – química, fisíca e biologia;
  • Matemática e suas Tecnologias – conteúdos de Matemática.

Como estudar para o Enem?

Um exame que abre tantas portas merece uma preparação bem caprichada, concorda? Não se desespere se não souber por onde começar!

Siga o nosso passo a passo para ter uma rotina de estudos produtiva! 

1. Primeiro: leia o edital

O edital é o documento com todas as informações que você precisa saber para participar do Enem.

Nele, você vai encontrar as principais regras e etapas que precisa cumprir para realizar o exame e ter acesso ao seu resultado.

As matérias que serão cobradas na prova também são apresentadas no Edital. Sabendo disso, você consegue otimizar o tempo de estudo e ir direto ao que importa.

Ou seja, sem ler esse documento, você corre o risco de perder um prazo ou até mesmo gastar tempo com conteúdos desnecessários!

2. Crie um cronograma para se organizar

Estudar sozinho exige bastante disciplina, principalmente em casa, onde há vários convites para a distração.

O cronograma serve para orientar os estudos e garantir que todos os temas da prova serão vistos até o dia.

Ele também ajuda a calcular quantas horas você precisa reservar para cada matéria e como encaixar os estudos na sua rotina.

Para montar o seu, veja no edital todas as matérias que devem ser estudadas e divida por dias. Verifique em quais horários livres esses estudos se encaixam e organize tudo no papel ou no computador para acessar diariamente e seguir direitinho.

Dica: separe mais horas para as matérias que você tem mais dificuldade, assim você consegue se aprofundar e tirar as suas dúvidas.

3. Encontre o seu estilo de aprendizagem

Por ser uma prova nacional e de muita repercussão, é comum que as pessoas compartilhem na internet os seus estilos de aprendizagem preferidos.

Mas o que funciona para algumas pessoas pode não funcionar para você.

Existem pessoas que aprendem melhor com conteúdos visuais, enquanto outras só assimilam o conhecimento por meio de recursos auditivos, por exemplo. 

Para ter certeza que está estudando da maneira mais produtiva possível, teste os diferentes formatos (vídeos, áudios, livros, etc.) e escolha o que se adapta melhor ao seu estilo. 

4. Reserve um local para estudar

Um espaço reservado é fundamental para entrar no clima dos estudos e focar nas matérias!

Quando você repete o lugar para a mesma coisa, o seu cérebro começa a se acostumar e a entender qual atividade você vai desempenhar ali.

Mantenha o local limpo e organizado para evitar deslocamentos desnecessários. A garrafa de água (e o cafezinho, se necessário) deve estar ao alcance desde o início, e o computador, o caderno e as canetas podem ficar em cima da mesa para facilitar.

Além disso, evite um local com muitos estímulos visuais ao redor, como televisões, celulares e outras distrações.

5. Faça simulados de provas anteriores

A estrutura das provas do Enem são diferentes de outras avaliações, como vestibular e provas de faculdade.

Os simulados de anos anteriores ajudam a entender como o exame funciona, como as perguntas são elaboradas e quanto tempo você gasta em cada área de conhecimento, por exemplo.

Essa experiência também é boa para treinar a sua concentração e a criar familiaridade com o formato e tamanho da prova, o que ajuda a ganhar confiança e tranquilidade para a hora do exame de verdade!

6. Fique de olho no seu tempo para realizar as provas

No total, o ENEM tem a duração de 10h30. No entanto, as provas são divididas em 2 dias: 5h30 de duração no primeiro e 5h no segundo.

O tempo é longo, mas também são muitas questões! 

Para ter certeza que será suficiente para terminar a prova com tranquilidade, você pode cronometrar o tempo gasto para fazer as provas de anos anteriores.

Simule ao máximo a experiência do próprio ENEM e faça as provas com o mínimo de interrupções. 

Você pode começar monitorando o tempo gasto em cada questão e/ou área de conhecimento para se acostumar. Desse jeito, na hora de fazer o simulado completo será mais fácil cumprir o prazo determinado.

7. Capriche na Redação

Os temas de redação do ENEM não são divulgados antes do exame e podem surpreender!

Então, o importante é praticar a sua habilidade de argumentação e a qualidade da sua escrita para que, na hora da prova, você consiga discorrer sobre qualquer assunto.

Mas não é só porque não dá para adivinhar o tema da prova que você não pode se preparar para isso, viu?

Fique sempre por dentro das notícias do país e do mundo, questões históricas e discussões atuais. O estilo da prova é dissertativo-argumentativo, ou seja, você vai precisar defender a sua opinião sobre algum tema usando argumentos. 

Pratique isso nos seus estudos para se sair bem!

8. Entre em grupos de estudos

Os grupos de estudo são ótimos espaços para compartilhar conhecimentos e dúvidas.

Por mais que você tenha um cronograma completo e acesso a todos os conteúdos necessários, essa troca é positiva para enriquecer os estudos e garantir o seu desenvolvimento.

Os grupos servem também para discutir os possíveis temas de redação, falar sobre as suas dificuldades e compartilhar as dores e anseios comuns nesse período de preparo.

9. Descanse!

Com tanta coisa para estudar, fica fácil deixar o descanso de lado, né? Pois saiba que ele tem um papel muito importante na assimilação do conhecimento.

Um corpo e uma mente cansados não dão conta de absorver bem as informações e ainda podem prejudicar o seu aspecto emocional, afetando também o seu desempenho no exame. 

Faça pausas entre os estudos e também não abra mão de momentos de lazer durante a semana e principalmente nos fins de semana. 

Alguns momentos de diversão e de descanso no meio de tanta dedicação podem ter um impacto enorme na sua motivação e no seu foco durante as horas de estudo.

Prepare-se com tudo!

Você já sabe como estudar para o ENEM sozinho e agora só falta começar essa jornada!

Pensar no ENEM pode até dar aquele friozinho na barriga, mas, sempre que surgir alguma dúvida ou receio, lembre-se das portas que serão abertas pelos bons resultados no exame.

Estude, pratique, escreva, simule e não se esqueça do descanso, hein? 

Ah, e quer arrasar na prova, aprendendo com os melhores tutores os segredos para tirar uma ótima nota? Confira os cursos disponíveis na Hotmart!

Autor
Equipe Hotmart

Equipe Hotmart

A Hotmart é a plataforma completa para quem quer aprender novas habilidades e adquirir cursos digitais em poucos cliques. No universo da Hotmart, as possibilidades são infinitas.