Habilidades para colocar no currículo: O que as empresas estão procurando?

Quais habilidades são essenciais para colocar no currículo? Descubra neste post o que as empresas procuram!

blogAprenda_habilidades

Na hora de procurar emprego, as suas experiências anteriores e o seu histórico de educação contam muito. No entanto, você não pode se esquecer de definir as suas habilidades para colocar no currículo e valorizá-lo.

E não estamos falando apenas de habilidades técnicas, mas sim das comportamentais, que mostram que você tem condições de trabalhar em equipe, aprender e lidar com mudanças, por exemplo.

Saiba quais são as habilidades que as empresas estão procurando e veja quais se encaixam no seu currículo!

Quais habilidades para colocar no currículo você deve ter?

1. Organização

É comum que, cada vez mais, os profissionais tenham autonomia em seus trabalhos e muitas demandas diferentes. Por isso, ter organização é essencial para dar conta das tarefas e gerenciar bem o tempo.

Você pode se organizar por aplicativos, agenda, planners ou como for melhor para você.

O importante é conseguir acompanhar todas as suas responsabilidades para não perder prazos, entregas e prejudicar a empresa.

2. Flexibilidade

Nem sempre as coisas andam como gostaríamos, certo?

Por isso, é fundamental ter flexibilidade para se adaptar às mudanças e aos recursos disponíveis para a execução do seu trabalho.

Se você já teve que flexibilizar algo durante alguma experiência profissional, não deixe de mostrar como você fez isso no seu currículo para mostrar que essa é uma das suas habilidades.

3. Proatividade

Você é uma pessoa que está sempre pensando em formas de otimizar o trabalho? 

Não fica apenas esperando as ordens chegarem para executar as suas funções da melhor forma possível?

Consegue tomar decisões, resolver problemas e propor mudanças sempre que identifica a necessidade?

Então já pode colocar proatividade e iniciativa como umas das suas habilidades no currículo!

4. Liderança

Caso já tenha tido alguma experiência liderando equipes, fale sobre isso para demonstrar que tem essa habilidade.

Mas pode ser que você nunca tenha assumido um cargo de coordenação e, mesmo assim, tenha o perfil de liderança e seja uma ótima pessoa para assumir cargos que demandem essa competência!

Para saber se você tem essa habilidade, basta pensar na sua relação com os seus colegas de trabalho.

Pessoas com boa capacidade de liderança normalmente motivam as outras, se tornam referência para tirar dúvidas e opinar em decisões importantes.

5. Equilíbrio emocional

Esse equilíbrio tem muita relação com a tão falada inteligência emocional. 

Ter inteligência emocional é saber lidar com as suas emoções de maneira saudável, se relacionar com outras pessoas de forma empática, saber gerenciar o estresse e equilibrar a vida pessoal e a profissional.

Isso não significa que você deva esconder as suas emoções ou ignorá-las para se dar bem no trabalho.

A ideia é exatamente fazer o oposto! 

É saber reconhecer o que você está sentindo e usar isso para potencializar a sua produtividade e a sua performance no trabalho.

6. Conhecimento em novas metodologias

Os negócios que têm investido em tecnologia e inovação têm se destacado bastante no mercado.

Por isso, os profissionais que conhecem as novidades e estão por dentro do que há de mais tecnológico e moderno podem sair na frente na busca por uma vaga de emprego.

As metodologias ágeis são um exemplo do que pode ser o seu diferencial! 

Se você domina alguma ferramenta inovadora de gestão ou algo mais específico da sua área, não se esqueça de colocar no currículo.

7. Segundo idioma

Hoje é comum ver empresas buscando profissionais bilíngues para oportunidades que envolvem um time global ou até mesmo o atendimento de clientes de outros países.

Se você já fala algum outro idioma além do português, como inglês ou espanhol, é fundamental adicionar ao currículo qual é a sua proficiência naquela língua.

Detalhe bem qual é o seu nível de escuta, fala, leitura e escrita para que os recrutadores saibam se você se encaixa no perfil que eles precisam.

8. Gerenciamento de projetos

Saber gerenciar projetos significa controlar vários fatores ao mesmo tempo, cuidar de imprevistos, saber negociar, ter organização e se comunicar bem.

E essas são apenas algumas das tarefas necessárias na gestão de projetos.

Ter essa habilidade e incluí-la no currículo mostra que você está preparado para desafios na sua carreira!

9. Boa comunicação

Todas as profissões exigem que, em algum momento, os profissionais tenham contato com outras pessoas: clientes, colegas, líderes, parceiros.

Por isso, saber se comunicar bem é tão importante para se destacar no mercado de trabalho!

Você precisa saber transmitir as suas ideias, se posicionar, apresentar a sua opinião e defender os seus argumentos de forma assertiva, profissional e educada.

Assim você terá mais facilidade para alcançar os resultados almejados, ter um bom relacionamento profissional e ainda conquistar o respeito das pessoas que trabalham com você.

10. Capacidade de aprendizado

Mais importante do que ser um profissional que já sabe tudo, é ter a capacidade de se desenvolver, aprender coisas novas e se adaptar.

Mostre no seu currículo as situações em que você se deparou com desafios, como uma nova experiência, por exemplo, e como você encarou isso.

11. Visão estratégica

Fazer o que esperam que você faça no seu trabalho é ótimo.

Mas os profissionais que mais se destacam são aqueles que vão além e conseguem pensar de uma forma estratégica.

Essa é a habilidade de pensar como dono e realmente se preocupar com os resultados da empresa!

12. Negociação

Negociação não é importante apenas para quem trabalha com vendas, sabia?

Você precisa saber negociar para trabalhar em equipe, defender as suas ideias, gerenciar conflitos, mostrar para a sua liderança que está na hora de crescer na carreira

São várias as oportunidades em que essa habilidade é fundamental para você se destacar e se dar bem na sua vida profissional!

Por que um bom currículo é importante?

O currículo geralmente é o seu primeiro contato com os recrutadores. 

Por isso, é importante caprichar na descrição das suas experiências e habilidades para que eles já saibam que tipo de profissional você é.

Mas sabemos que nem sempre é fácil decidir o que deve ser incluído na hora de fazer um currículo.

Embora precise ser completo, um currículo não pode ser muito extenso para não ficar cansativo. Portanto, lembre-se de escrever de forma objetiva ao elaborá-lo.

Selecione as habilidades que mais se relacionam com o cargo para o qual está se candidatando e fale mais sobre elas para garantir que a empresa veja como você se encaixa.

Como descrever as habilidades?

Apenas falar que você é uma pessoa criativa, que se comunica bem e é boa para negociar pode não mostrar realmente o seu potencial.

Por isso, lembre-se de explicar o que você quer dizer com cada uma das habilidades listadas.

Se você diz que tem capacidade de liderança, fale sobre um projeto que você liderou, conte os resultados e como você o desenvolveu.

É importante que a empresa veja como você coloca essas habilidades em prática!

Seja o profissional que as empresas precisam!

Ufa! São muitas habilidades para colocar no currículo, certo?

Mas não se preocupe! Ninguém espera que um profissional tenha tudo isso já 100% desenvolvido. Todos nós temos nossos pontos fortes e fracos.

O importante é continuar aprendendo para adquirir novas habilidades, aperfeiçoar o que ainda não está bom e fortalecer os seus diferenciais.

Para ser o profissional que as empresas procuram e precisam, confira os cursos de desenvolvimento pessoal na Hotmart e continue se desenvolvendo!

Autor
Luiza Alexandre

Luiza Alexandre

Redatora apaixonada em aprender algo novo todos os dias.