Inglês para iniciantes: como começar do zero

Quer começar a aprender inglês do zero, mas não sabe como começar? Confira nossas dicas de inglês para iniciantes.

blogAprenda_ inglês-para-iniciantes

Você tem muita vontade, mas pensa que é tarde demais para aprender inglês? Para iniciantes, aprender uma nova língua pode parecer desafiador, e muitas pessoas acabam desistindo por medo ou até mesmo vergonha.

Mas não desanime! Saiba que é totalmente possível desenvolver as suas habilidades em um novo idioma, mesmo que você nunca tenha feito aulas antes.

Confira as nossas dicas para começar logo os seus estudos!

É possível aprender inglês sozinho?

Nomes de marcas e lojas, termos usados no trabalho, músicas, filmes, seriados… Você já reparou que praticamente tudo tem pelo menos uma palavrinha em inglês e que estamos o tempo todo em contato com conteúdos produzidos nesta língua?

Esse fácil acesso ao idioma é um dos fatores que possibilita e facilita o aprendizado de inglês. Afinal, todos os contatos podem ser uma oportunidade de aprender e praticar. 

Por isso, aprender inglês sozinho não só é possível, mas pode ser mais simples do que você imagina!

Separamos algumas dicas para você começar a aprender inglês sozinho e sem fórmulas mágicas, apenas muita prática, estudo e dedicação! 

Dicas de inglês para iniciantes

Antes de começar, é importante se preparar para os desafios e garantir que está com a mentalidade adequada para começar a aprender algo novo.

Medo de errar, expectativas, comparação com outras pessoas e vergonha são algumas das coisas que podem atrapalhar o seu processo de aprendizado. Por isso, tenha disposição para enfrentar esses desconfortos e realmente se entregar aos estudos.

Lembre-se do tempo que você levou para aprender português. Nunca é fácil aprender uma língua totalmente do zero, não é?

Então, seja gentil com você mesmo durante o seu processo e encare os desafios como possibilidades de melhorar cada vez mais!

Defina uma meta

O primeiro passo deve ser definir o que você quer e quais são as metas que farão você chegar lá.

O seu objetivo é conseguir entender músicas e seriados sem dublagem? Fazer um intercâmbio? Conseguir crescer na carreira? Viajar e conseguir se comunicar com as pessoas? 

É importante que você tenha o seu objetivo em mente para que as metas façam sentido e se encaixem na sua realidade.

Depois, defina metas realistas e possíveis. Elas precisam ser desafiadoras para dar aquela satisfação a cada conquista, mas nada de criar metas muito agressivas (e quase impossíveis), como ser fluente em 3 meses.

A dificuldade excessiva pode acabar gerando insatisfação e desmotivação, e isso é exatamente o contrário do que você precisa para aprender algo novo.

Crie uma rotina de estudos

Ser constante nos estudos facilita a memorização de palavras e regras, além de acelerar o processo de aprendizado.

Quando você pratica regularmente, corre menos riscos de se esquecer de coisas importantes e, assim, gasta menos tempo revendo e revisando conteúdos.

Por isso, crie a sua rotina de estudos de uma maneira que o inglês comece a fazer parte do seu dia a dia.

Escolha um horário bom para se concentrar e que você consiga realmente se dedicar. 

Tente separar um tempo, mesmo que seja curto, todos os dias ou com o máximo de frequência possível. Assim, você aproveitará mais do que se estudar exaustivamente em um dia e depois só retomar os estudos após vários dias de pausa.

Aprenda com filmes, séries e livros

Dá para aprender inglês enquanto você se diverte assistindo a filmes e seriados, lendo livros interessantes e ouvindo as suas músicas preferidas!

Priorize sempre as versões legendadas para conseguir acompanhar visualmente o que está sendo falado e começar a compreender os diálogos em inglês. 

Com o tempo, você vai sentir que está entendendo cada vez mais e poderá começar a abandonar as legendas em português aos poucos, traduzir músicas e até mesmo compreender podcasts.

Na leitura, pode ser melhor começar por livros com menos conteúdos escritos, como quadrinhos ou até mesmo livros infantis, que usam uma linguagem mais simples e têm o apoio visual de imagens que te ajudarão a interpretar melhor os textos. 

Leia bastante para ampliar o seu vocabulário e fixar o que você está aprendendo.

Não deixe de praticar a escrita e conversação

Você terá que desenvolver quatro habilidades para aprender inglês:

  • listening: escuta;
  • writing: escrita;
  • speaking: fala;
  • reading: leitura.

Ao aprender assistindo a filmes, séries e lendo livros, você treina o listening e o reading. Essas duas habilidades de compreensão são muito importantes, mas não deixe de também praticar a escrita e a conversação!

Muitas vezes, essas duas habilidades de produção são as que mais amedrontam quem está começando, pois é quando precisamos realmente praticar de forma ativa o que aprendemos.

Não se esqueça de que não há nada mais normal do que errar quando somos iniciantes em alguma coisa, hein? Todo erro serve como lição para que você escreva e fale cada vez melhor.

Você pode gravar áudios praticando o que aprendeu, fazer anotações em inglês ou até mesmo copiar as coisas, como letras de músicas, frases que você ouviu em algum seriado, poemas… 

Se tiver amigos que já têm um conhecimento mais avançado no idioma, que tal começar a trocar algumas mensagens em inglês?

Você também pode buscar aplicativos de conversação em línguas estrangeiras e praticar com outros estudantes de inglês e até mesmo pessoas nativas.

O importante é forçar o contato com a língua estrangeira e começar a se familiarizar com ela. 

Leia notícias em inglês

É muito bom aprender inglês tendo contato com coisas que gostamos, mas tome cuidado para não limitar o seu aprendizado!

Comece a ler algumas notícias em inglês para conhecer outras formas de comunicação, termos mais técnicos e uma linguagem mais formal do que a que normalmente é usada em conteúdos de arte e entretenimento.

Assim, além de enriquecer o seu vocabulário, você vai começar a entender melhor o cenário dos países onde a língua é falada, reconhecer expressões e saber os assuntos que estão sendo mais falados.

Tudo isso faz parte do processo de aprendizado de uma nova língua e pode ser usado depois, quando você for treinar o speaking com nativos ou brasileiros fluentes em inglês!

Não deixe a gramática de lado

Estudar e aprender a gramática inglesa é fundamental para conseguir construir frases corretamente e se comunicar de maneira mais compreensível.

O objetivo não deve ser decorar as regras, até porque nem as de português a gente decora, não é mesmo?

O que você precisa saber é como os mecanismos da língua funcionam: sujeito, advérbios e adjetivos, frases no presente, passado e futuro, infinitivo, pronomes, entre outras normas.

Apesar de ter algumas semelhanças com o nosso idioma, o inglês tem regras bem específicas que precisam ser compreendidas para que você entenda a lógica da língua e se expresse adequadamente. 

Participe de atividades e eventos em inglês

Deixe a vergonha de lado e se inscreva em eventos em inglês para começar a praticar!

Uma possibilidade é escolher atividades mais participativas, como grupos nas redes sociais.  Comece pelos que envolvem pessoas com o seu nível de inglês ou apenas um pouco superior para que você se sinta mais confortável para praticar, trocar ideias e tirar as suas dúvidas.

Você também pode escolher alguns eventos, como workshops e palestras, que sejam ministradas totalmente em inglês para treinar as suas habilidades. 

Se possível, escolha um tema que você já tenha afinidade para que seja mais fácil entender o que está sendo falado. 

Isso também vai ajudar você a se sentir mais confiante para interagir com as pessoas ou fazer perguntas para os palestrantes, se for necessário.

Procure cursos online qualificados

Se quiser potencializar os seus estudos e contar com a ajuda de outras pessoas, os cursos online são ótimas opções!

Você pode fazer as suas aulas sem sair de casa e no seu ritmo, sem ter que se adequar a uma rotina rígida e preestabelecida de horários. 

Mas não se esqueça de pesquisar antes de se inscrever para garantir que o curso é o que você precisa. Ensinar inglês para iniciantes não é tarefa para qualquer um! 

O professor deve ter um conhecimento aprofundado na língua e competências para ensinar o que sabe para outras pessoas.

Escolher um curso qualificado e confiável é investir na sua educação e contribuir para que os seus objetivos sejam alcançados.

Comece a praticar e aperfeiçoar o seu inglês!

E aí? Are you ready to start learning (você está pronto para começar a aprender)?

Para entender frases sem precisar de tradução e começar a conversar com as pessoas usando uma língua estrangeira, é fundamental estudar e praticar bastante. 

Agora que você viu como é o processo de aprendizado do inglês para iniciantes, que tal escolher o curso ideal para desenvolver as suas habilidades com o novo idioma?

Veja as opções de cursos de inglês da Hotmart e comece a correr atrás dos seus objetivos!

Autor
Equipe Hotmart

Equipe Hotmart

A Hotmart é a plataforma completa para quem quer aprender novas habilidades e adquirir cursos digitais em poucos cliques. No universo da Hotmart, as possibilidades são infinitas.