Máquina de costura para iniciantes: como a escolher a sua

Está buscando uma máquina de costura para iniciantes, mas não sabe como escolher a sua? Confira as nossas dicas!

Imagem de uma máquina de costura para iniciantes nova.

Costurar é uma arte que demanda tempo, paciência e habilidade. Mas o trabalho pode ser muito mais fácil com a ajuda de uma máquina de costura. Para iniciantes, no entanto, pode ser difícil saber qual é o melhor modelo.

Por isso, fizemos este conteúdo com dicas importantes para você considerar na hora de escolher a sua máquina.

Saiba o que precisa avaliar para ter o equipamento certo para as suas necessidades e não desperdiçar dinheiro!

O que você deve conhecer de uma máquina de costura?

Antes de entender melhor como funcionam as máquinas de costura, é importante definir quais são os seus objetivos ao aprender a costurar:

  • Apenas consertar ou fazer pequenos ajustes em suas próprias roupas?
  • Criar peças simples para uso pessoal?
  • Fazer peças um pouquinho mais complexas, mesmo que sejam apenas para você?
  • Ou está pensando em desenvolver a habilidade de costura para se profissionalizar e começar a produzir peças para vender?

São muitas possibilidades no mundo da costura, e ter clareza do que você quer vai ajudar a escolher a máquina ideal, com os recursos adequados para as suas produções.

Quais são os tipos de máquinas de costura?

Apesar de existirem vários modelos diferentes, as máquinas de costura têm duas categorias principais: mecânica e elétrica. 

Confira a seguir quais são as características de cada uma delas!

Mecânica

As máquinas de costura mecânicas geralmente são mais básicas, ou seja, têm menos variedade de pontos. 

No entanto, são ótimas opções para reparos do dia a dia e também são mais resistentes, por isso, bastante indicadas para a costura de peças com tecidos mais pesados e/ou com muitas camadas.

Elétrica

Já as máquinas elétricas não são tão potentes, por isso, nem sempre são as melhores opções para fazer trabalhos mais pesados, como conserto e confecção de roupas jeans ou com retalhos (patchwork).

Contudo, oferecem uma quantidade maior de pontos — o que é ideal para quem tem interesse em fazer vários pontos decorativos.

Iniciantes costumam preferir esse modelo devido às facilidades para ajustar os detalhes de cada produção. 

No entanto, há quem prefira as clássicas máquinas de costura mecânicas que, inclusive, costumam ter um preço mais acessível.

Como escolher sua máquina de costura?

Além de serem divididas nesses dois grandes grupos, as máquinas também podem ter várias outras diferenças dependendo da marca e do modelo.

Por isso, é importante ter atenção a alguns pontos na hora de escolher o equipamento ideal para começar a costurar.

1. Funções da máquina de costura

Primeiro, é necessário conferir quais são as funções de cada modelo. Já imaginou comprar uma máquina de costura e, na hora de começar a costurar, descobrir que ela não vai poder ajudar no que você precisa?

Para evitar isso, verifique se o modelo escolhido permite a regulagem para todos os pontos que você pretende praticar.

Depois, analise outras funções para ver se, além das costuras retas, a máquina pode ser útil para fazer caseado, acabamento, ponto zigue-zague, bordados etc.

Verifique também as velocidades, mas não se preocupe em comprar um modelo extremamente ágil se não tiver o objetivo de costurar comercialmente. 

Máquinas muito rápidas são indicadas principalmente para quem precisa de produtividade, no entanto, também exigem mais prática e habilidade para manuseio. 

Apesar de existirem várias possibilidades, evite escolher máquinas com muitos recursos se não tiver intenção de usá-los. 

Assim, você evita não só gastar desnecessariamente, mas também ter uma máquina de costura muito complicada de usar e acabar tendo dificuldade para se acostumar com a prática.

2. Modelo e tamanho

Também é importante observar o formato e o tamanho da máquina de costura escolhida. Considere o tipo de trabalho que pretende fazer, mas também o espaço disponível para colocar o equipamento.

Se não tiver muito espaço em casa, busque modelos mais compactos que caibam em cantos menores. 

Mas, se espaço não for problema, há também opções maiores e com estrutura fixa, ideais para quem vai separar um cômodo para ser o seu ateliê, por exemplo. Algumas máquinas têm um design tão elegante, que servem até mesmo como item de decoração.

Também existem máquinas portáteis, que são ótimas opções para quem pretende deslocar o equipamento e poder costurar de onde estiver.

3. Objetivo segundo o tipo de ponto

Como as máquinas podem ter pontos muito variados, você precisa entender primeiro quais serão necessários para você costurar o que deseja.

Estas são algumas possibilidades:

  • costura reta;
  • ponto invisível;
  • ponto decorativo;
  • zigue-zague;
  • overloque;
  • bordado;
  • pontos flexíveis.

As máquinas com pontos básicos podem atender bem a iniciantes na costura, enquanto as opções mais completas são as ideais para quem pretende fazer produções mais avançadas ou usando vários tipos de tecido, por exemplo.

4. Orçamento e valor de revenda

Assim como os recursos podem variar bastante, os valores também.

Por isso, antes de escolher a sua máquina de costura, defina quanto pode pagar neste equipamento. 

Assim, você já faz uma pesquisa mais assertiva e não perde tempo analisando opções que ultrapassam o seu orçamento.

Se o seu objetivo for apenas comprar uma máquina para facilitar consertos básicos e pequenas criações, provavelmente não será necessário investir em um modelo cheio de recursos que será, consequentemente, mais caro. 

Mas se tem interesse em profissionalizar a sua produção, vale a pena investir um pouco mais em opções mais robustas e resistentes.

Caso decida comprar um modelo mais básico para começar, avalie o potencial de revenda do modelo escolhido. Assim, você já se prepara para, posteriormente, vender a sua primeira máquina para ajudar a pagar um modelo mais avançado.

5. Acessórios

Algumas máquinas de costura vêm com acessórios, como kit de agulhas, utensílios para limpeza, manuais e moldes.

Verifique se o modelo escolhido tem esse diferencial ou se será necessário comprar tudo à parte. Isso ajuda a entender melhor se o preço compensa ou se, no fim, o barato pode sair mais caro do que você planejava.

Dicas para usar sua nova máquina de costura para iniciantes 

Esperamos que com essa dica você consiga comprar a melhor máquina de costura para iniciantes. Aí é só começar a costurar e praticar bastante para se aperfeiçoar!

Para manter a sua máquina sempre em boas condições, separamos também algumas dicas de uso. Confira!

1. Limpe a máquina de costura regularmente

O acúmulo de sujeira na máquina pode prejudicar o desempenho do equipamento, além de sujar as suas peças e tecidos. Por isso, mantenha a máquina sempre limpa não só externa, mas também internamente. 

Use um pano limpo e macio para remover a poeira e verifique no manual quais são as indicações para limpar o motor e outras peças, como a caixa de bobina e outros itens.

2. Não se esqueça da lubrificação

Normalmente, as máquinas domésticas não têm lubrificação automática, como acontece com as industriais. Portanto, sempre verifique a recomendação do fabricante e use os lubrificantes adequados para máquinas de costura. 

Assim, além de facilitar o seu trabalho, você contribui para a vida útil do equipamento.

3. Tenha cuidado com os materiais

Agulhas tortas, linhas mal passadas e tecidos inadequados podem estragar as peças da sua máquina de costura.

Por isso, sempre verifique as condições dos materiais antes de começar a costurar, para garantir que estão em perfeitas condições de uso.

4. Escolha um local adequado

Escolha um cômodo sem umidade e evite deixar a máquina de costura onde há incidência direta de luz solar. Também tome bastante cuidado para não molhar o local de costura, o que pode danificar a máquina, os materiais usados e os seus tecidos.

Se for possível, cubra o equipamento após o uso para evitar o acúmulo de poeira, pelos de animais, fiapos e outras sujeiras.

5. Sempre confira o manual

As dicas anteriores são gerais e servem para praticamente todos os modelos. 

No entanto, como existem muitas diferenças entre os tipos de máquina, é fundamental sempre conferir o manual antes de instalar, limpar, lubrificar e usar a sua.

Desenvolva as suas habilidades de costura!

Com uma máquina de costura para iniciantes em mãos, você já pode começar a consertar, ajustar e criar as suas próprias peças!

Mas, se ainda está sentindo uma certa insegurança ou acredita que precisa aprender mais técnicas para se sair bem, que tal fazer um curso online com quem entende do assunto?

Confira os cursos de costura disponíveis na Hotmart e inscreva-se hoje mesmo!

Autor
Equipe Hotmart

Equipe Hotmart

A Hotmart é a plataforma completa para quem quer aprender novas habilidades e adquirir cursos digitais em poucos cliques. No universo da Hotmart, as possibilidades são infinitas.