O que é Inteligência Emocional e porque é uma skill tão requisitada no mercado de trabalho

Você sabe o que é inteligência emocional? Explicamos tudo sobre essa soft skill, que está cada vez mais valorizada!

O que é inteligência emocional - uma mulher pesquisando sobre o assunto

Você sabe o que é inteligência emocional? Entenda tudo sobre uma das habilidades mais exigidas no mercado de trabalho!

Quando falamos em carreira, a formação acadêmica e as experiências profissionais são muito importantes, mas não são os únicos fatores que influenciam no sucesso.

Cada vez mais, as empresas estão valorizando as chamadas soft skills, habilidades comportamentais que complementam as capacidades dos funcionários.

Neste artigo, vamos abordar uma das soft skills mais importantes: a inteligência emocional. Saiba o que significa esse termo e como ele pode te ajudar na carreira!

Afinal, o que é Inteligência Emocional?

Na psicologia, inteligência emocional é um conceito relacionado à capacidade humana de lidar com os sentimentos

É a habilidade que temos de entender uma emoção que sentimos de forma a racionalizá-la, lidando com mais equilíbrio e inteligência tanto em relação a nós mesmos, quanto aos outros.

Um bom exemplo que ilustra a inteligência emocional é a raiva. Pessoas que possuem a capacidade de lidar com a raiva de forma equilibrada, sem provocar conflitos desnecessários, são consideradas pessoas de grande inteligência emocional.

Portanto, esse conceito é, na prática, uma espécie de gestão das emoções. Uma habilidade de se manter equilibrado mesmo em situações difíceis.

Por que é importante desenvolver essa inteligência?

A inteligência emocional não é apenas uma habilidade útil no mercado de trabalho. Ela é fundamental para a vida pessoal também.

Pessoas que conseguem controlar suas emoções vivem mais pacificamente, evitando desgastes desnecessários no trabalho, na escola e nas relações interpessoais.

Além disso, essa capacidade facilita bastante a busca por objetivos e realizações. Quando somos tomados por emoções, perdemos o controle e, consequentemente, o foco.

Por isso, é fundamental trabalhar a inteligência emocional em todos os âmbitos da nossa vida, para conduzi-la de maneira plena e feliz.

Quais são os 5 pilares da Inteligência Emocional?

Para te ajudar a entender melhor o conceito, vamos trabalhar um conteúdo desenvolvido pelo jornalista científico Daniel Goleman, no livro: “Inteligência emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser”.

Na obra, de 1995, Goleman aborda o conceito  e a sua importância para a vida e para os negócios.

Ele também desenvolve a inteligência emocional em 5 pilares fundamentais. Quando uma pessoa domina todos esses pilares, é sinal de que ela atingiu um alto nível de desenvolvimento do conceito.

Abaixo, listamos os 5 pilares da inteligência emocional segundo Daniel Goleman. Confira!

1. Conhecer suas emoções

O primeiro pilar é conhecer nossas próprias emoções. Quando entendemos o porquê das nossas ações e sentimentos, conseguimos compreender nossa personalidade com mais clareza.

Para isso, cabe o exercício de relembrar momentos-chave da sua vida. Pense nas situações em que esteve triste, com raiva ou decepcionado e reflita: por que eu me senti assim?

Conhecer os gatilhos que provocam nossas emoções é o primeiro passo para gerenciá-las de maneira mais saudável.

📝 Autoconhecimento: se conheça para tomar as melhores decisões

2. Controlar suas emoções

Após conhecer nossas emoções, precisamos aprender a controlá-las. Essa etapa é muito mais difícil que a primeira, mas é igualmente importante na busca por inteligência emocional.

Tente criar mecanismos que vão te ajudar a controlar as emoções negativas. Tente separar o que é seu e o que é do outro, evitando conflitos.

Para isso, busque exercícios que geram calma e tranquilidade. Tente desviar os pensamentos para coisas tranquilizantes, que vão colocar suas emoções no lugar.

3. Desenvolver a automotivação

Toda pessoa com inteligência emocional possui a capacidade de automotivação. Esse conceito consiste na habilidade de conseguir se motivar no meio de qualquer dificuldade.

Para desenvolver a automotivação, você precisa passar a enxergar seus problemas, dificuldades e obstáculos como parte essencial da vida. 

Ao olhar para cada adversidade como uma espécie de lição, você consegue se reerguer mais rapidamente para buscar os objetivos que almeja.

4. Desenvolver a empatia

O quarto pilar da inteligência emocional é a capacidade de desenvolver empatia. Empatia é a habilidade de se colocar no lugar de outra pessoa, compreendendo e valorizando seus sentimentos.

Quando conseguimos colocar os sentimentos do outro em perspectiva, enxergamos que nossa realidade não é a verdade absoluta e que as emoções dos outros também são válidas.

Essa habilidade torna a pessoa menos egoísta, portanto, menos centrada somente em seus próprios sentimentos.

5. Desenvolver o relacionamento interpessoal

Por fim, temos o quinto pilar, que é o desenvolvimento de relações interpessoais — que também envolve o desenvolvimento pessoal. Pessoas com inteligência emocional se esforçam para construir boas relações.

Vivemos em um mundo em que a coletividade impera. Por isso, construir relações saudáveis com as pessoas ao nosso redor é fundamental.

Além de tornar a vida mais agradável e leve, bons relacionamentos interpessoais nos ajudam na vida profissional e acadêmica.

Por que o mercado de trabalho valoriza tanto essa skill?

O mercado de trabalho valoriza a inteligência emocional por acreditar que é uma soft skill valiosa para funcionários de alto rendimento.

Pessoas em cargos de liderança, por exemplo, precisam ter uma forte inteligência emocional para conseguirem gerir uma equipe sem deixar o ego e a competitividade tóxica tomarem conta das relações.

Mesmo pessoas que não estão em posição de liderança precisam dessa habilidade comportamental. Para trabalhar em equipe, precisamos nos colocar no lugar dos outros. 

Portanto, saiba: em qualquer empresa, de qualquer segmento, pessoas com inteligência emocional se destacam dos demais.

Como desenvolver a Inteligência Emocional?

Agora que você já sabe tudo sobre o tema e seus pilares fundamentais, é hora de aprender a desenvolver essa habilidade!

Abaixo, listamos 5 formas de trabalhar a inteligência emocional em diversos âmbitos da vida.

Assim, você vai conseguir lidar melhor com os desafios do dia a dia. Confira!

Desenvolva a empatia

Comece a deixar suas vontades um pouco de lado. Faça o exercício de entender as vontades do outro, seja ele seu colega de trabalho, escola, faculdade ou até mesmo parceiro amoroso.

Quando nos colocamos no lugar do outro, crescemos emocionalmente e mentalmente.

Seja resiliente

Resiliência é a capacidade que temos de nos adaptar às mudanças negativas da vida. 

Essa é uma habilidade muito importante para a inteligência emocional, afinal, ela só vai se desenvolver plenamente quando você suportar desafios.

Antes de ser reativo, pense mais nas suas respostas

Pensar antes de falar é algo essencial para quem trabalha a inteligência emocional. Se você é uma pessoa impulsiva e reativa, é hora de mudar essa postura.

Considere todas as opções ao seu redor antes de agir. Tente analisar as situações do dia a dia com mais frieza e equilíbrio. Você certamente tomará decisões melhores.

Melhore a sua comunicação interpessoal

O diálogo é outro ponto forte de quem tem uma inteligência emocional desenvolvida. 

Uma pessoa com comunicação interpessoal saudável sabe a hora certa de falar e de ouvir. Sabe argumentar com clareza e tranquilidade, respeitando os sentimentos de todos ao seu redor.

Tenha conhecimento das suas forças e fraquezas

Ninguém é perfeito. Não há como chegar em um nível de inteligência emocional sem falhas. Todos somos tomados por emoções em algum momento da vida.

Por isso, é muito importante entender e trabalhar com os nossos próprios limites. Quando sabemos quais são as nossas forças e fraquezas, fica mais fácil evitar desconfortos e problemas desnecessários.

Como aprender ainda mais sobre Inteligência Emocional?

A inteligência emocional é uma área que exige aprendizado constante. Conteúdos sobre psicologia e comportamento humano estão sempre surgindo para trazer novas camadas para esse conceito.

Se você quer aprender um pouco mais sobre o assunto, recomendamos que você acesse os conteúdos do nosso Marketplace.

Confira agora os cursos de desenvolvimento pessoal no nosso Marketplace!

Autor
Equipe Hotmart

Equipe Hotmart

A Hotmart é a plataforma completa para quem quer aprender novas habilidades e adquirir cursos digitais em poucos cliques. No universo da Hotmart, as possibilidades são infinitas.