O que é meditação? Conheça os benefícios dessa prática

Você sabe o que é meditação e quais são as suas vantagens? Relaxamento, menos estresse e mais atenção são apenas algumas. Saiba mais!

mulher em posição de meditação e com expressão de relaxamento

Apesar de ser conhecida mundialmente, muitas pessoas ainda não sabem realmente o que é meditação e quais são as vantagens de incluir tal prática na rotina.

Se você quer melhorar a concentração, reduzir o estresse e a ansiedade e ainda sentir mais tranquilidade para as atividades do dia a dia, meditar pode ser uma ótima alternativa.

E não pense que a técnica serve apenas para pessoas que seguem determinada religião ou que já são naturalmente mais calmas e focadas. Todos podem se beneficiar do poder da meditação! 

Tem interesse em começar, mas ainda não sabe como? Continue a leitura e saiba mais sobre essa técnica ancestral.

Afinal, o que é meditação?

A meditação é uma prática usada para aumentar a conscientização sobre si mesmo, o foco, a tranquilidade e a autodisciplina.

Em uma postura confortável e adequada, quem medita precisa estar atento à respiração e evitar ser interrompido por distrações tanto internas quanto externas.

Mas isso não significa que para meditar você precisa não pensar em nada. Muitas vezes isso é praticamente impossível, não é mesmo? 

O ideal é não se deixar dominar pelos pensamentos que surgirão durante a prática, usando a meditação como uma forma de se acalmar, concentrar, desapegar de emoções negativas, aprender a permanecer em silêncio e direcionar a atenção apenas para aquilo que está sendo feito no momento.

A história da meditação

Atualmente, muitas pessoas estão descobrindo a meditação ao ouvirem falar de mindfulness e outras práticas contemporâneas que são, na maioria das vezes, ocidentais. 

No entanto, originalmente a meditação tem influências orientais, do ioga, budismo e também do cristianismo, apesar de não se saber exatamente onde surgiu e quais foram os primeiros registros sobre a prática.

As vertentes ocidentais e orientais têm pontos em comum, mas também são marcadas por algumas diferenças. 

As meditações orientais geralmente têm um componente devocional, e os praticantes buscam fortalecimento espiritual e físico por meio de mantras, respiração e orações. 

Por isso, são bastante associadas a crenças religiosas, como se fossem atividades reservadas para pessoas que seguem determinada religião ou filosofia de vida.

Já as meditações ocidentais têm sido mais usadas para controlar emoções, reduzir estresse e melhorar a atenção, a produtividade e a qualidade de vida das pessoas. Por isso, nem sempre incluem características tão relacionadas à espiritualidade e religião.

Quais são os benefícios dessa prática?

Meditar é uma atividade que exige muita concentração e disciplina. No entanto, são tantas as vantagens de incorporar a prática no dia a dia que, na maioria das vezes, vale a pena o esforço inicial.

Veja alguns benefícios que você pode usufruir com a meditação:

  • controle do estresse e da ansiedade;
  • melhora da qualidade do sono;
  • bem-estar;
  • aumento da produtividade;
  • melhora da concentração e da memória;
  • mais relaxamento e motivação;
  • mais autoestima e autoconhecimento.

Como começar a meditar

Agora que você sabe o que é meditação e como ela pode ser benéfica para a sua qualidade de vida, se interessou ainda mais e quer começar logo?

Então, confira as dicas que separamos para que a sua prática seja ainda melhor!

Reserve um momento para se concentrar

Comece reservando um espacinho na agenda para a sua meditação. 

Como você vai precisar se desligar do mundo exterior na hora de praticar, é importante separar um momento no qual você consiga realmente se dedicar. 

Aproveite para já avisar familiares e outras pessoas que moram com você para que todos saibam que aqueles minutos estarão ocupados e que você precisará do máximo de silêncio possível.

Também é interessante encaixar a meditação na rotina diária. Nem sempre é possível e, se esse for o caso, não tem problema fazer em dias espaçados. Mas quanto mais frequência você tiver na prática, mais facilidade terá para se adaptar.

Encontre um local calmo

Busque aquele canto silencioso, arejado e reservado da casa para fazer a sua meditação.

Evite corredores muito movimentados e locais perto de barulhos que podem atrapalhar, como sala de televisão ou uma janela muito próxima da rua.

No entanto, se não encontrar o lugar perfeito em casa, não desanime! 

No início pode ser mais difícil se concentrar, mas com a prática você vai se aperfeiçoando e logo vai começar a sentir mais facilidade para isolar estímulos externos.

Também dá para usar alguns recursos para deixar o ambiente mais aconchegante, como música ambiente, se isso não atrapalhar a sua concentração, e difusores com óleos essenciais. 

Se possível, mantenha também a luz mais baixa para estimular o relaxamento e afaste o celular e outros dispositivos tecnológicos para evitar distrações.

Encontre uma posição confortável

Basta pensar em meditação que já visualizamos uma pessoa sentada com as pernas cruzadas e as mãos nos joelhos, não é? 

Essa é a posição mais comum para a meditação, mas não quer dizer que seja obrigatória ou a única.

Se você não se sentir confortável assim, busque uma posição mais adequada e agradável. É importante que a posição não seja um incômodo durante a prática, mas você também deve se preocupar com a postura para evitar dores e outros desconfortos.

Caso prefira meditar de manhã, para ter mais tranquilidade durante o dia, pode ser que prefira ficar sentado no chão. Nesse caso, você pode usar uma toalha ou tapete para apoiar o corpo.

Se for meditar à noite, antes de dormir, você pode se deitar para meditar e já começar a se preparar para uma boa noite de sono. Escolha o que melhor se adapta à sua rotina e às suas preferências.

Controle a respiração

Um dos pontos principais da meditação é o controle da respiração. 

Preste atenção à maneira como você respira e mantenha as inspirações e expirações profundas, em um ritmo confortável.

Ao focar na respiração, é mais fácil se desprender de outros pensamentos e aproveitar a sensação de tranquilidade e relaxamento provocada pela prática.

Observe seus pensamentos

Desapegue-se da ideia de que você vai conseguir afastar todos os pensamentos na hora de meditar. Colocar essa meta pode gerar frustração, e o objetivo de meditar é exatamente o contrário disso, certo?

O mais importante é observar quais pensamentos aparecerão e, com calma, direcioná-los corretamente para você voltar a se concentrar na sua respiração. 

Se perceber que se dispersou ao pensar em algo, retome a concentração e não deixe que isso atrapalhe toda a sua prática. 

Esse exercício de controle da sua atenção é uma das coisas mais importantes da meditação, pois somente assim você fortalecerá a capacidade de focar, evitar pensamentos intrusivos e se acalmar, mesmo em situações desafiadoras.

Está com dificuldade? Procure pela meditação guiada

Nada impede que você medite sozinho, dedicando alguns minutos do dia para se aprofundar na respiração, relaxar e entender como a meditação se encaixa na sua rotina.

No entanto, algumas pessoas não conseguem atingir a concentração necessária quando tentam sozinhas e podem se beneficiar bastante da meditação guiada.

Nesse modelo, o(a) instrutor(a) conduz a meditação, fornecendo orientações que auxiliam a concentração e o entendimento da prática como um todo. 

Geralmente, as meditações guiadas são feitas por professores ou praticantes experientes, que usam um tom de voz suave para instruir os praticantes e ajudá-los a respirar corretamente e focar no que realmente importa.

Intensifique o relaxamento com o poder dos óleos essenciais!

É comum que as pessoas tenham receios relacionados à prática, já que existem muitos mitos espalhados sobre o que é meditação e para quem ela é indicada.

Esperamos que, com este conteúdo, você tenha visto que a prática é adequada para todas as pessoas que querem investir em autoconhecimento e lidar melhor com o estresse e a agitação da rotina.

Para preparar o seu cantinho de meditação e deixá-lo ainda mais relaxante, descubra também o que é aromaterapia e escolha o óleo essencial ideal para cada momento do seu dia!

Autor
Equipe Hotmart

Equipe Hotmart

A Hotmart é a plataforma completa para quem quer aprender novas habilidades e adquirir cursos digitais em poucos cliques. No universo da Hotmart, as possibilidades são infinitas.