Quais são os países que falam espanhol? Descubra quais são eles!

Está pensando em fazer uma viagem ou aprender uma nova língua e quer saber quais são os países que falam espanhol? Confira e conheça-os!

Imagem de uma pessoa procurando na sua notebook, quais são os países que falam espanhol.

A quantidade de países que falam espanhol é significativa, afinal, essa é uma das línguas mais faladas no mundo!

No entanto, não é em todo país que o espanhol é falado da mesma maneira. A língua sofre diversas variações dependendo do país e até mesmo da região em que estiver. 

O sotaque, o significado das palavras, a velocidade da fala e muitos outros detalhes podem variar bastante.

Se você quer viajar, fazer intercâmbio ou até mesmo aprender a se comunicar em espanhol para ampliar as suas possibilidades profissionais, é importante conhecer as particularidades da língua típica de cada local.

Conheça os países que usam o idioma e saiba um pouco mais sobre cada um deles!

Quais são os países que falam espanhol?

América do Sul

Argentina

Na Argentina, o espanhol é a primeira língua da maioria dos habitantes. Muitos brasileiros têm contato com a língua ao visitarem o país ou conhecerem suas referências culturais devido à proximidade das duas regiões.  

Bolívia

O espanhol é um dos três idiomas oficiais da Bolívia, junto às línguas indígenas aymara e quéchua. Por isso, ao contrário de muitos dos outros países que falam o idioma, nem todos os bolivianos têm o espanhol como primeira língua. 

Colômbia

Na Colômbia, o espanhol é o idioma oficial. Assim como outros países da América Latina, que adaptaram as suas línguas nativas ao espanhol devido à colonização, o idioma falado no país tem algumas alterações quando comparado ao de outras regiões.

Chile

O espanhol também é o idioma oficial do Chile, apesar de línguas nativas também ainda serem faladas por habitantes de alguns povoados.

Paraguai

No Paraguai, o espanhol divide o espaço com o guarani, também considerado idioma oficial.

Muitas pessoas são bilíngues, por isso, visitar o país sabendo espanhol já ajuda bastante na comunicação.

Peru

A maior parte da população do Peru fala espanhol, mas a língua indígena quéchua também é popular, bem como o aymara, mais comum no Sudeste do país.

Se você tem interesse em conhecer Machu Picchu, já comece a praticar o seu espanhol para se sair bem na viagem!

Venezuela

Vários idiomas indígenas são falados na Venezuela, mas o espanhol é considerado o idioma oficial devido à colonização pelo Império Espanhol.

Equador

Outro país com o espanhol como língua oficial é o Equador. Contudo, línguas indígenas também são bastante faladas e o próprio espanhol sofre variações dependendo da região.

Uruguai

No Uruguai, o espanhol também é o idioma oficial, mas há algumas outras línguas presentes, como italiano e o português de fronteira.

América Central e Caribe

Cuba

Cuba é outro país que tem o espanhol como língua oficial e, assim como em vários outros países da América, incorporou algumas características de idiomas nativos à língua.

Honduras

A língua oficial de Honduras é o espanhol, que divide espaço com algumas línguas indígenas e também imigrantes, como árabe e turco.

Nicarágua

No país, o nicaraguense-espanhol, também chamado de Nicañol, é o idioma principal, apesar de também existirem outras línguas indígenas faladas pelos habitantes.

Guatemala

Guatemala é mais um país que tem o espanhol como língua oficial. No entanto, se você tem interesse em conhecer o país, rico por sua biodiversidade, saiba que o inglês também é bastante comum, bem como mais de 20 idiomas indígenas.

El Salvador

El Salvador é mais um país que fala espanhol em decorrência da colonização por espanhóis.

Costa Rica

Neste país, você encontrará o espanhol costarriquenho, que é a língua mais falada pela população, apesar de algumas línguas indígenas também serem faladas.

Panamá

A maioria dos panamenhos fala o espanhol, considerado a primeira língua do país. 

República Dominicana

Oficialmente, tem apenas o espanhol como idioma.

Porto Rico

Em Porto Rico, o espanhol é a língua falada por todos os habitantes, e boa parte da população também se comunica em inglês.

Belize

Em Belize, o idioma oficial é o inglês, mas também é comum encontrar falantes da língua espanhola.

América do Norte

México

O espanhol falado no México é considerado o idioma oficial do país e, geralmente, é considerado mais rápido do que em outras regiões, devido a influências linguísticas de sua população indígena.

Estados Unidos

Apesar de não ser o idioma oficial, nos Estados Unidos muitas pessoas e comunidades falam espanhol.

Europa

Andorra

O catalão é o idioma principal do país, mas o espanhol também é bastante falado em Andorra. 

Espanha

A língua nacional oficial da Espanha também é chamada de espanhol castelhano ou castelhano. 

O idioma é uma evolução de vários dialetos do latim, e você vai reparar que ele pode ter diferenças significativas quando comparado ao espanhol falado em países latinos.

Gibraltar

A península de Gibraltar tem o inglês como língua oficial, mas o espanhol também é falado por praticamente todos os habitantes.

Ásia

Filipinas

O espanhol é falado nas Filipinas, mas o idioma oficial é o filipino. 

Israel

O espanhol falado em Israel também é conhecido como ladino, no entanto, é usado apenas em comunidades específicas.

Taiwan

O espanhol não é o idioma oficial do país, mas é uma das línguas estrangeiras mais faladas pelos moradores.

Turquia

Apesar de o idioma turco ser o oficial, muitas pessoas do país, principalmente relacionadas a turismo, falam espanhol e outras línguas estrangeiras.

África

Guiné Equatorial

A maioria da população fala espanhol, que é considerado um dos idiomas oficiais do país.

Marrocos

Em Marrocos, o espanhol não é considerado o primeiro idioma, mas é amplamente usado pelos habitantes principalmente da região norte do país.

Saara Ocidental

No Saara Ocidental, o espanhol e o árabe são as línguas oficiais.

Conheça novas culturas!

Como você viu, são vários os países que falam espanhol ao redor do mundo!

Muitos têm o idioma como oficial, enquanto em outras regiões ele pode não ter esse status, mas é amplamente conhecido e falado pelos habitantes.

Ampliar o repertório linguístico aprendendo novas línguas é uma excelente forma de conhecer culturas e se preparar para encarar desafios profissionais ou até mesmo pessoais.

Com a língua espanhola, você vai poder ultrapassar fronteiras e se comunicar com pessoas de diferentes países!

Ficou interessado em dominar o idioma? Então, confira as nossas dicas para aprender espanhol sozinho estudando online!

Autor
Equipe Hotmart

Equipe Hotmart

A Hotmart é a plataforma completa para quem quer aprender novas habilidades e adquirir cursos digitais em poucos cliques. No universo da Hotmart, as possibilidades são infinitas.