Como desenvolver o pensamento crítico e por que é importante

Desenvolver o pensamento crítico é fundamental para a carreira e para a tomada de decisões, inclusive pessoais. Saiba como!

Uma mulher com as mãos entrelaçadas desenvolvendo seu pensamento crítico

O pensamento crítico é uma das soft skills mais valorizadas pelo mercado de trabalho. Assim como a empatia, resolução de problemas, flexibilidade e resiliência, ela é uma das habilidades pessoais que devem ser desenvolvidas se você quiser se destacar na carreira, ter mais qualidade de vida e construir relações pessoais mais saudáveis.

As pessoas que pensam de forma crítica conseguem analisar melhor as situações, tomar decisões mais acertadas e evitar conflitos. Parece ótimo, não é mesmo?

Saiba mais sobre essa habilidade e descubra a importância de desenvolver o pensamento crítico!

O que é pensamento crítico?

Pensamento crítico é a capacidade de raciocinar e analisar situações para definir a resposta ideal e tomar decisões conscientes, com base em argumentos sólidos.

Quem tem essa habilidade bem desenvolvida não segue apenas suas opiniões ou julgamentos impulsivos quando se depara com um problema. 

Essas pessoas prezam a objetividade e a imparcialidade, buscam saber mais sobre as coisas e observam a situação atentamente e de forma reflexiva antes de responder aos estímulos.

Para que serve o pensamento crítico?

Adotar o pensamento crítico no dia a dia é importante para:

  • melhorar a tomada de decisões;
  • facilitar a análise dos dados disponíveis;
  • evitar julgamentos com base em preconceitos e generalizações;
  • tornar os ambientes mais flexíveis;
  • facilitar a resolução de problemas.

Quais são as principais vantagens?

Desenvolver e aplicar o pensamento crítico tem vários benefícios individuais. Contudo, essa habilidade também traz diversas vantagens para os negócios quando a equipe sabe como aplicá-la na rotina profissional. Confira!

Desenvolve maior aprendizado

O pensamento crítico exige a análise geral da situação e a reflexão sobre tudo o que a envolve. Dessa maneira, exige o aprendizado ativo, a busca por informações e soluções diferenciadas e a capacidade de não se prender a um único tipo de pensamento.

Tudo isso contribui para um aprendizado valioso não só de profissionais individualmente, mas de toda a equipe. 

Auxilia na resolução de conflitos

Muitos conflitos não são solucionados ou acabam sendo intensificados por decisões tomadas com base em preconceitos, julgamentos pré-concebidos ou ideias fixas sobre determinados assuntos.

No entanto, com a aplicação do pensamento crítico na equipe, os problemas e divergências são analisados de maneira mais organizada, objetiva e construtiva.

Torna as equipes mais focadas em resultados

Por ser focado na observação das situações, o pensamento crítico ajuda a entender a realidade, manter os pensamentos organizados e traçar os melhores caminhos para alcançar os objetivos.

Assim, ajuda a equipe a focar seus esforços em busca dos resultados necessários para o crescimento dos negócios.

Aumenta a produtividade

Contar com profissionais que conseguem pensar criticamente também auxilia na produtividade, afinal, essas pessoas são mais assertivas em suas decisões, poupando tempo com julgamentos e dados irrelevantes para a situação.

Apesar de inicialmente parecer algo que demanda mais tempo devido à necessidade de observação e análise atenta, o mais comum é que o pensamento crítico otimize a rotina e ajude as pessoas a focarem apenas no que interessa.

Melhora o atendimento interno e externo

Lidar com pessoas é uma tarefa desafiadora. Gerenciar as demandas apresentadas, resolver problemas, solucionar conflitos e ainda oferecer a melhor experiência possível são apenas algumas das ações que devem ser realizadas por quem trabalha com atendimento tanto interno quanto externo. 

Com o pensamento crítico, prestar um atendimento de qualidade se torna mais fácil. Afinal, opiniões, crenças infundadas e julgamentos baseados apenas nas emoções dão lugar à observação atenta sobre a situação e à busca por uma solução fundamentada.

Traz competências de liderança

Se você tem interesse em seguir uma carreira de liderança, o pensamento crítico é ainda mais importante!

Ao desenvolver essa habilidade, você terá uma rotina profissional:

  • mais produtiva;
  • menos conflitos;
  • com uma relação mais saudável com a equipe e com clientes;
  • baseada em dados concretos.

Esses pontos são cruciais para quem precisa gerenciar pessoas e projetos e, mesmo em situações desafiadoras, manter a união da equipe, orientar as pessoas nas decisões e garantir que as ações sejam positivas para alcançar os resultados desejados.

Como estimular o pensamento crítico?

Por ser uma soft skill, e não uma habilidade técnica (hard skill), o pensamento crítico não é aprendido em cursos, aulas, treinamentos e palestras.

Contudo, as experiências pessoais e profissionais são as principais formas de desenvolver essa capacidade e tornar as suas ações cada vez mais conscientes.

Veja algumas formas de estimular o pensamento crítico no seu dia a dia!

Faça uma balança entre racional e irracional

Se você tem o costume de reagir às situações considerando apenas as suas emoções, é importante começar a balancear essa característica.

Isso não significa ignorar os sentimentos e a sua intuição ao receber um estímulo, mas sim usar o lado racional para identificar se o que você está sentindo é, realmente, a melhor lente para usar naquele momento, ou se é importante refletir um pouco mais sobre a situação, observar outros pontos de vistas e apostar mais na objetividade.

É importante não se deixar levar pela impulsividade e priorizar sempre o equilíbrio.

Foque na disciplina, eficácia e eficiência

Lembre-se de que ter pensamento crítico não significa gastar horas e horas pensando sobre cada situação antes de tomar uma decisão. 

Essa habilidade pessoal deve ser usada para otimizar esses momentos, garantir ações focadas em resultados e garantir o cumprimento de prazos sem que, para isso, a imparcialidade e a qualidade do trabalho sejam comprometidas.

Desenvolva o autoconhecimento

Sem autoconhecimento, é difícil identificar quais soft skills você já desenvolveu bem ao longo da vida e quais ainda precisam ser trabalhadas. 

Portanto, invista sempre nisso para reconhecer suas características, saber como se comporta em cada situação e o que pode ser melhorado. Assim, você saberá em quais momentos pode aplicar um pensamento mais crítico e em quais já está se saindo bem (esses podem servir como exemplo e inspiração para você replicar sempre que necessário!).

Para iniciar a sua jornada de autoconhecimento e pensamento crítico, os cursos online são excelentes opções. Conheça os cursos de Desenvolvimento Pessoal oferecidos na plataforma da Hotmart e comece a aprimorar as suas habilidades comportamentais hoje mesmo!

Autor
Equipe Hotmart

Equipe Hotmart

A Hotmart é a plataforma completa para quem quer aprender novas habilidades e adquirir cursos digitais em poucos cliques. No universo da Hotmart, as possibilidades são infinitas.