Plano de ensino: passo a passo para montar o seu

Aprenda a fazer um plano de ensino com o nosso passo a passo e eleve o nível das suas aulas!

Plano de ensino para professores

Saiba como fazer um plano de ensino que pode te ajudar a ser um professor mais organizado e aprenda a fazer o seu com o nosso passo a passo!

Para ministrar aulas com qualidade, um professor precisa saber fazer um plano de ensino. É algo indispensável para criar uma narrativa atrativa para os alunos durante a graduação.

Neste artigo, vamos explicar o que é um plano de ensino e fornecer algumas dicas que vão te ajudar a criar um planejamento elaborado. Confira abaixo!

O que é um plano de ensino?

O plano de ensino é um planejamento pedagógico muito usado em cursos de graduação e pós-graduação

A ideia é montar um roteiro com atividades pedagógicas, relacionadas aos conteúdos que serão ministrados ao longo do curso.

O objetivo é engajar os alunos e criar metas de ensino que devem ser batidas ao longo do período do curso.

O plano de ensino prevê não só os conteúdos e atividades realizadas, mas também a bibliografia completa. É uma programação global do curso, que deve ser planejada e apresentada aos alunos durante o período letivo.

Por que é essencial ter um plano de ensino?

Criar um plano de ensino é algo essencial para qualquer professor. Diferente do plano de aula (que também é importante), em que ele desenvolve o roteiro de uma aula específica, o plano de ensino é algo válido para o período completo de um semestre, ano, ou totalidade do curso.

É importante para que o professor tenha aulas mais assertivas, com metas e objetivos concretos, que vão ajudar no desenvolvimento de cada aluno.

Esse plano pode ser livremente alterado, caso surja essa necessidade ao longo do curso. A bibliografia também pode ser alterada, com o acréscimo de novas referências.

Passo a passo: veja como montar o seu plano de ensino

Agora que você já sabe o que é um plano de ensino e qual a sua importância, vamos falar da parte prática, que é a montagem desse planejamento.

Um professor organizado precisa montar o plano de ensino antes de ministrar as aulas, mas também precisa deixar aberta a possibilidade de alterações ao longo do período.

Abaixo, vamos trazer algumas dicas que vão te ajudar a montar um plano de ensino completo, que cobre todos os principais pontos necessários, passo a passo.

1. Coloque o título da disciplina

Na hora de montar o seu plano de ensino, é importante começar inserindo as informações básicas da disciplina. A primeira delas deve ser o título.

Inicie colocando o nome do curso (ex: Jornalismo), e em seguida o título do disciplina (ex: Apuração e Redação). Também é fundamental inserir outras informações do curso no plano de ensino, como o período dos alunos que vão receber esse material.

2. Especifique a carga horária

Ainda nas informações iniciais do plano de ensino, que devem estar no começo do documento, é importante especificar a carga horária da disciplina. 

Você deve inserir não só a carga horária da disciplina específica, mas também de todo o curso. Aproveite também para inserir o número de créditos da disciplina, entre outras informações relacionadas.

3. Apresente a ementa

A ementa é uma parte fundamental do plano de ensino, que deve ser feita pelo professor em parceria com a coordenação do curso. Ela não deve ser alterada posteriormente.

Em geral, a ementa traz todas as informações sobre a programação da disciplina, de forma resumida. Em poucos parágrafos, você deve explicar os objetivos da matéria e o seu escopo. Isso deve ser apresentado aos alunos.

4. Insira os objetivos específicos e gerais

Em seguida, você vai detalhar os objetivos da sua disciplina. Eles são desdobramentos do que foi definido na ementa, porém, de forma detalhada.

Você pode separar os objetivos em específicos, voltados para determinadas aulas, e gerais, voltados para o período de conclusão da disciplina. Os objetivos devem retratar os conhecimentos que os alunos devem desenvolver com a disciplina.

5. Hora de colocar a justificativa

Agora, você vai explicar porque essa disciplina está sendo ministrada, em um tópico super simples.

Todo plano de ensino deve trazer uma justificativa, que explica, em linhas gerais, porque a disciplina será ministrada.

6. Escolha a metodologia

Agora, entramos em uma parte muito importante, que é a escolha e o desenvolvimento da metodologia de ensino.

É hora de explicar como você vai disseminar o conhecimento para atingir os objetivos citados. É o espaço para informar quais serão os modelos de aulas, por meio de uma estratégia pedagógica.

Informe quantas aulas serão expositivas e quantas serão práticas. Se serão realizadas exibição de filmes e vídeos, seminários, palestras, debates, entrevistas, entre outros modelos de ensino.

7. Elenque os critérios de avaliação

Nessa etapa, é hora de elencar os critérios de avaliação que serão usados para medir o conhecimento dos alunos ao longo da disciplina.

Aqui, você deve listar métodos como provas escritas, provas orais, trabalhos, apresentações, entre outros métodos de distribuição de pontos de avaliação para os alunos.

8. Planeje as suas aulas

Por fim, planeje as aulas que serão ministradas individualmente.

Usando esse documento criado, você consegue escolher textos, vídeos, filmes, entre outros conteúdos, que devem ser trabalhados ao longo de cada aula. Também deve pensar em formas criativas de trabalhar suas aulas expositivas, para extrair o melhor de cada material.

9. Não esqueça das referências bibliográficas

Não se esqueça da bibliografia! O plano de ensino deve trazer todos os materiais de estudo que serão usados na disciplina e na preparação das aulas que você vai criar.

Se possível, vá além da divulgação da bibliografia obrigatória. Inclua também materiais de estudo complementares e opcionais, como uma forma de enriquecer a capacidade de aprendizado dos alunos. 

Evolua o seu plano de ensino com cursos online!

Agora que você já sabe todas as informações principais que precisam estar em um plano de ensino, é hora de partir para a prática e construir o material usando como base o nosso passo a passo!

Se você ainda tem dúvidas, ou deseja enriquecer ainda mais a sua aula, com informações novas e diferenciadas, você pode buscar mais conteúdo no nosso Marketplace.

Por lá, você encontra cursos especializados em educação, que ajudam professores na montagem de planos de ensino e aulas mais ricas. 

Evolua os conteúdos do seu plano de ensino por meio dos cursos disponíveis no nosso Marketplace!

Autor
Equipe Hotmart

Equipe Hotmart

A Hotmart é a plataforma completa para quem quer aprender novas habilidades e adquirir cursos digitais em poucos cliques. No universo da Hotmart, as possibilidades são infinitas.