Como se recolocar no mercado de trabalho? Confira 7 dicas práticas!

Para se recolocar no mercado de trabalho, é importante seguir alguns passos, como atualizar o currículo e definir metas. Saiba mais!

Uma mulher buscando se recolocar no mercado de trabalho

Quem busca se recolocar no mercado de trabalho pode enfrentar alguns desafios, mas existem alguns passos que podem facilitar esse processo e aumentar as chances de sucesso.

Manter o currículo atualizado, fortalecer o contato com outras pessoas, estudar sempre e definir onde quer chegar são algumas das dicas que detalharemos neste conteúdo para você fortalecer a sua busca pela recolocação profissional. 

Confira!

Quanto tempo pode levar para você se recolocar no mercado de trabalho?

Essa é uma pergunta comum entre profissionais em busca de uma nova oportunidade. No entanto, não há uma resposta pronta e válida para todo mundo.

Muitos, inclusive, começam a mudar de carreira aos 50 anos. E, acredite, é possível!

O tempo de recolocação depende bastante da situação de cada pessoa, que pode estar desempregada, em transição de área ou apenas buscando um novo emprego em outra empresa, por exemplo.

Mas uma coisa é certa: profissionais de todas as áreas, perfis e idades podem conseguir se recolocar no mercado, desde que se disponibilizem a continuar se desenvolvendo e se adaptando aos novos cenários e demandas do mercado de trabalho.

Quais são as melhores dicas para se recolocar no mercado de trabalho?

Como dissemos: não há tempo definido para a recolocação. No entanto, ficar esperando passivamente a oportunidade ideal surgir, com certeza, aumentará bastante o seu período entre trabalhos.

Iniciar uma busca ativa e se preparar para se sair bem nos processos seletivos é fundamental para otimizar as suas chances e alcançar ótimos resultados. Saiba como!

1. Atualize o seu currículo

O currículo geralmente é o seu primeiro contato com as empresas, então, capriche nesse documento para já encantar a equipe de recrutamento desde o início.

Para começar, mantenha-o sempre atualizado e personalizado de acordo com a vaga para a qual está se candidatando.

Às vezes uma experiência antiga e/ou em outras áreas pode ser irrelevante, enquanto o último curso livre on-line que você fez durante a pandemia, pode agregar bastante valor ao seu currículo. Faça essas adaptações e atualizações para deixá-lo atrativo e fiel à sua realidade.

2. Defina metas e objetivos pessoais

Saber o que você quer é fundamental para traçar o melhor caminho, fazer escolhas acertadas e não só se recolocar no mercado, mas também conseguir a oportunidade desejada.

Por isso, reserve um tempo para pensar e definir as suas metas e objetivos pessoais, e registrar o que precisa fazer para alcançá-las.

Uma boa forma de fazer isso é separando por categorias, como de curto, médio e longo prazo. Assim, você terá uma visão completa sobre onde quer chegar e o caminho que terá que percorrer para isso.

3. Crie uma rede de contatos

Você conhece o termo “networking”? Este é o conceito de criar e fortalecer relações profissionais para gerar oportunidades de troca de conhecimento e experiência. 

Esta rede de contatos pode ser nutrida virtualmente por meio de fóruns, redes sociais como LinkedIn e grupos da sua área, presencialmente em eventos, workshops e cursos. Ex-colegas, lideranças anteriores, colegas de profissão e até mesmo profissionais que você admira são ótimas pessoas para iniciar ou reativar o contato.

Ao criar a sua rede, lembre-se de que não basta se conectar às pessoas e apenas buscá-las quando precisar de algum suporte. O objetivo é construir relações benéficas para todas as partes envolvidas para que cresçam profissionalmente, compartilhem suas trajetórias e somem às carreiras umas das outras.

4. Cadastre-se em sites de empregos

Hoje, a maioria das oportunidades está na internet. Mesmo para cargos presenciais e nada relacionados ao digital, empresas e recrutadores têm investido cada vez mais em ferramentas online para encontrar talentos e realizar as contratações.

Por isso, busque os sites de empregos com melhores oportunidades na sua área e cadastre-se, mantendo o perfil sempre atualizado e completo para aumentar a atratividade do seu perfil.

5. Prepare-se para as entrevistas

Além de atualizar o currículo e outros materiais importantes para se candidatar às vagas, também é importante se preparar para entrevistas e outras etapas dos processos seletivos.

Nem sempre dá para saber o que esperar das entrevistas, que podem ser online ou presenciais, mas você pode se planejar para chegar (ou entrar na sala virtual) pontualmente e se apresentar da melhor maneira possível, comunicando-se de forma profissional e educada. Lembre-se também de:

  • demonstrar interesse na vaga e na empresa;
  • saber expor suas qualificações e experiências de forma clara e alinhada à função desejada;
  • ser transparente em relação às suas competências;
  • ressaltar não só suas habilidades técnicas (hard skills), mas também as comportamentais (soft skills).

6. Destaque as suas experiências voluntárias

Muitas pessoas se preocupam com o que vão colocar no currículo se ficarem um tempo afastadas do mercado formal de trabalho. No entanto, desemprego ou transição de carreira não precisam ser sinônimos de ociosidade, certo?

Fazer trabalhos voluntários, além de ser uma forma de contribuir para uma causa que você acredita, contribui para o aumento da sua rede de contatos, o enriquecimento do currículo e o desenvolvimento de novas habilidades fundamentais para a carreira.

Por isso, inclua e destaque essas experiências ao buscar se recolocar no mercado de trabalho, pois elas podem ser o seu diferencial.

7. Potencialize seus conhecimentos com cursos

Continuar aprendendo ao longo da trajetória profissional é um dos passos mais importantes para todas as pessoas, não só para profissionais que querem a recolocação.

Principalmente em um mercado em constante transformação, a atualização dos conhecimentos e a busca por especializações são fundamentais para se destacar nos processos seletivos e ter uma carreira promissora.

Os cursos online são excelentes opções, principalmente para quem quer aprender em um formato mais prático, cômodo e, muitas vezes, com valores bem mais acessíveis. 

Você pode fazer aulas para desenvolver conhecimentos técnicos específicos da sua área ou até mesmo para fortalecer as suas habilidades comportamentais, como liderança, pensamento crítico, comunicação e resolução de problemas.

Seja para se recolocar no mercado de trabalho, seja para crescer profissionalmente, é importante rever constantemente suas prioridades, metas e objetivos; buscar novos conhecimentos sempre que possível e investir na construção de relações sólidas e enriquecedoras.

Tudo isso faz parte do gerenciamento da sua vida profissional, que é um dos processos essenciais para quem quer uma carreira próspera e alinhada aos seus interesses. Esse é o seu caso? Então descubra como fazer uma gestão de carreira estratégica para chegar onde deseja!

Autor
Equipe Hotmart

Equipe Hotmart

A Hotmart é a plataforma completa para quem quer aprender novas habilidades e adquirir cursos digitais em poucos cliques. No universo da Hotmart, as possibilidades são infinitas.