Aprenda como acender churrasqueira e outros truques para o seu churrasco

Aprenda como acender churrasqueira com segurança e praticidade para fazer um churrasco caseiro, saboroso e sem estresse!

Pessoas aprendendo como acender churrasqueira

Saber como acender churrasqueira é um dos principais desafios de quem ainda não tem muita prática ou experiência na arte de fazer churrasco. Mas existem várias formas de fazer isso, sabia?

Você pode testar as possibilidades até descobrir a que funciona melhor na sua churrasqueira e também a mais confortável para a sua realidade. Algumas geram mais fumaça, exigem mais cuidado no manuseio dos produtos, outras são mais demoradas… 

Confira as opções e aprenda a finalmente fazer aquele churrasquinho caseiro com praticidade e sem estresse!

Afinal, como acender churrasqueira?

A maneira mais tradicional de acender churrasqueira é usando apenas álcool. Caso queira testar essa forma, comece espalhando o carvão em toda a churrasqueira.

Depois, jogue o álcool, espere o carvão absorver e, com cuidado, acenda o palito de fósforo e jogue no carvão.

Para não gastar litros de álcool e conseguir acender a chama com mais rapidez, escolha um álcool com menor concentração de água. Ou seja, evite o álcool 70% e, se possível, use álcool em gel.

Na hora de acender o fósforo e colocar na churrasqueira, não chegue perto com a chama acesa. Mantenha uma distância segura e jogue o palito aceso para evitar queimaduras. 

Existem outras formas de acender churrasqueira?

Apesar de a forma anterior ser a mais tradicional, podem haver algumas dificuldades para acertar a quantidade de álcool ou conseguir jogar o fósforo com segurança.

Se não se sentir confortável para acender dessa maneira, não precisa desistir do seu churrasco. 

Escolha uma das próximas formas que apresentaremos, providencie o carvão e os ingredientes e aproveite!

Utilizando papel higiênico e óleo

Para acender a churrasqueira desta maneira, comece molhando um pedaço de papel higiênico com óleo de cozinha. É importante escolher um pedaço grande de papel e molhar bastante para o processo dar certo, ok?

Depois, coloque este papel encharcado de óleo na churrasqueira, jogue um pouco de carvão em cima e ateie fogo com cuidado.

Esse processo gera muita fumaça e é necessário abanar para manter a brasa, mas o ponto positivo é que o fogo pega rápido.

Com rolo de jornal ou sistema vulcão

Neste caso, troque o óleo por álcool.

Enrole várias camadas de jornal em uma garrafa ou outro objeto com formato semelhante. Quando o jornal estiver firme e em formato de canudo, retire a garrafa.

Coloque esse canudo de jornal no meio da churrasqueira, envolva-o com carvão (dentro e fora) e ponha fogo.

Ao acender a churrasqueira com esse sistema vulcão, o fogo costuma ter maior duração. No entanto, também é um processo que gera muita fumaça e cinzas.

Com pão e álcool

Se não tiver jornal em casa, também dá para usar pão, preferencialmente amanhecido. 

Molhe um pedaço de pão com álcool e junte um pouco de carvão. Coloque o pão dentro desse monte e cubra com mais carvão. Adicione mais álcool e ateie o fogo.

Usando essa técnica, o fogo pega rápido, mas também é necessário abanar bastante para manter a chama.

Usando acendedor automático

A vantagem de usar os métodos anteriores é a praticidade dos ingredientes. Óleo de cozinha, álcool, papel higiênico e pão são coisas que geralmente já temos em casa, aí é só comprar o carvão e os ingredientes… e pronto! Já está tudo certo para começar o seu churrasco.

No entanto, se quiser evitar esses processos mais manuais, você pode comprar um acendedor automático. Este equipamento deixa o processo de acender a churrasqueira mais prático e seguro. 

Se optar por essa técnica, comece arrumando o carvão na churrasqueira no formato de uma pirâmide. Depois, posicione o acendedor no centro desse monte de carvão e ligue-o na tomada.

Cubra a superfície metálica do equipamento com carvão e espere alguns minutos (geralmente entre 5 e 10 minutos) até o fogo acender. O fogo está aceso? Então é só retirar o acendedor com cuidado e deixá-lo em algum lugar seguro para evitar acidentes, pois ainda estará quente.

Quais são as boas práticas para acender churrasqueira?

Independentemente da técnica escolhida, existem algumas boas práticas universais que precisam ser seguidas para acender a churrasqueira com cuidado e eficiência.

A primeira delas é usar sempre um carvão seco e de qualidade. Caso compre os sacos de carvão antes do dia do churrasco, armazene-os em um local reservado e sem umidade. 

Lembre-se também da dica do álcool, que deve ter menos concentração de água para facilitar o processo, e da distância segura para não se machucar. 

Peça para todas as pessoas presentes manterem distância, principalmente as crianças. Além disso, tome cuidado com animais de estimação, evitando que cheguem muito perto da churrasqueira principalmente na hora de acender o fogo.

Inclusive, é importante esperar um tempo após a chama acender para colocar os alimentos na churrasqueira, pois o churrasco deve ser feito com o carvão em brasa, e não com a fumaça ou o fogo. 

Esse processo inicial costuma demorar cerca de 50 minutos. Por isso, é importante se planejar e iniciar os preparos com antecedência para não errar a previsão e sofrer com a fome enquanto prepara o seu churrasco.

Outra dica: compre uma quantidade suficiente de carvão para alimentar a churrasqueira sempre que o calor começar a diminuir. É melhor comprar mais do que ficar sem carvão na hora em que estiver com o churrasco no fogo. 

Os alimentos usados no churrasco também influenciam na quantidade de carvão necessária e em outros fatores, como a altura das grelhas, o tempo necessário no fogo e o corte. 

Sendo assim, antes de começar, confira as melhores práticas para cada ingrediente do seu churrasco. Assim você terá o melhor e mais saboroso resultado!

Aventure-se ainda mais na cozinha!

Agora que você sabe como acender churrasqueira, pode fazer churrascos deliciosos para toda a família e amigos. Nada melhor do que um churrasquinho no fim de semana para descansar, comer bem e se divertir, não é? 

Seja um churrasco tradicional, vegetariano ou adaptado para as suas preferências, o importante é que seja um momento agradável e, claro, com comida gostosa e bem feita!

E uma das melhores formas de acertar nas refeições é continuar aprendendo, praticando e conhecendo novas técnicas. 

Então, se você quer ficar cada vez melhor e mais experiente na cozinha, confira os cursos de culinária e gastronomia disponíveis na Hotmart e desenvolva o seu lado chef!

Autor
Equipe Hotmart

Equipe Hotmart

A Hotmart é a plataforma completa para quem quer aprender novas habilidades e adquirir cursos digitais em poucos cliques. No universo da Hotmart, as possibilidades são infinitas.