Como economizar dinheiro para realizar sonhos?

Quer descobrir como economizar dinheiro no dia a dia para finalmente realizar os seus sonhos? Confira as nossas dicas!

Uma pessoa fazendo cálculos na calculadora e aprendendo e como economizar dinheiro

Você está sempre tentando descobrir como economizar dinheiro, mas até agora não conseguiu adotar hábitos financeiros que permitissem isso?

Sabemos que esse objetivo pode parecer complicado à primeira vista, mas existem alguns truques que você pode incluir no dia a dia para finalmente conseguir guardar aquele dinheiro que tanto deseja.

Neste conteúdo, vamos mostrar como você pode fazer essa economia com pequenas mudanças na rotina e nos seus comportamentos de consumo. Confira!

Por que devemos economizar dinheiro?

Cada pessoa tem os seus motivos para querer economizar, mas a verdade é que, num mundo ideal, toda a população teria acesso à educação financeira para saber gerenciar melhor o dinheiro e se planejar para realizar sonhos e alcançar metas pessoais e profissionais.

Veja alguns dos principais incentivadores para você adotar hábitos mais econômicos.

Para projetos pessoais 

Se você tem vontade de abrir um empreendimento, escrever um livro, aprender um novo passatempo ou realizar qualquer outro projeto pessoal, economizar dinheiro pode ser o que faltava para atingir esse objetivo.

Muitas vezes adiamos esses projetos por não termos condições financeiras de arcar com os custos, mas, ao ter uma reserva financeira, você poderá incluí-los no planejamento e dar o primeiro passo.

Para viajar

Viajar é uma experiência maravilhosa, mas infelizmente também precisa de investimento financeiro. 

Por isso, se você tem vontade de conhecer outras regiões do mundo, precisa saber como economizar dinheiro e reservar o necessário para fazer esses passeios com tranquilidade e sem se endividar.

Para quitar dívidas 

Falando em dívidas, está aí um dos motivos mais urgentes para começar a economizar e se organizar financeiramente. No Brasil, o número de pessoas endividadas é preocupante, como você pode ver nos dados a seguir:

Para salvar em emergências

Sabe aquele eletrodoméstico que insiste em dar defeito bem quando você pensou que teria uma grana extra para guardar?

Ou aquela conta médica um pouco mais alta por algum imprevisto, a necessidade de investir em um novo equipamento para o trabalho, o animal de companhia que acaba precisando de atendimento… 

Emergências acontecem, e nada pior do que ter que se endividar ou se surpreender com a fatura chegando, não é?

Nesses momentos, ter um dinheiro guardado pode salvar a sua vida financeira e dar mais tranquilidade para encarar os imprevistos sem tantas preocupações com os gastos.

Para realizar sonhos distintos

Às vezes pensamos que um sonho é inalcançável e nem cogitamos a possibilidade de realizá-lo. No entanto, ao adotar hábitos financeiros mais saudáveis e economizar dinheiro, quem sabe você consiga chegar mais perto de realizar esse desejo?

Pode ser uma viagem mais cara, a compra da sua própria casa, reforma do apartamento ou qualquer outro sonho. 

Antes de desistir, é importante entender o que seria necessário e validar todos os caminhos. Verifique quanto você teria que economizar mensalmente para realizar os seus sonhos sem precisar esvaziar a conta bancária ou, pior ainda, deixá-la no negativo.

Como economizar dinheiro? As melhores dicas

Viu quanta coisa você pode fazer com o dinheiro economizado? No entanto, por ser um processo desafiador, vamos às dicas para você colocar em prática o quanto antes.

Adie grandes compras

Ao decidir que vai economizar dinheiro, independentemente do objetivo, é necessário adiar alguns gastos, principalmente se forem supérfluos.

Se a sua principal meta é viajar para visitar a família em outro país, por exemplo, este pode não ser o melhor momento para gastar muito com a compra de um carro novo ou a renovação do guarda-roupa, certo?

Identifique as suas prioridades e postergue o que pode ser deixado para outro momento.

Faça uma planilha de todos os gastos

Para conseguir economizar, primeiro é importante entender onde você gasta o seu dinheiro.

Para isso, ter uma planilha de gastos é uma ótima solução. Inclua todas as suas despesas nesse documento e divida por categorias, como:

  • moradia;
  • saúde;
  • lazer;
  • família;
  • transporte, entre outros.

Essa divisão ajuda a identificar os seus maiores gastos e descobrir onde dá para reduzir as despesas e economizar.

Pague as suas contas assim que receber

Essa dica vale principalmente para quem se esquece ou está sempre atrasando o pagamento das contas, mas todas as pessoas podem se beneficiar desse hábito.

Assim que receber o seu pagamento, pague todas as contas fixas, como aluguel, internet, luz etc. Assim você mantém as contas em dia, além de ter uma visualização mais clara de tudo o que gastou e quanto dinheiro sobrou para outras despesas, investimentos e economias.

Compre produtos em promoção

Sabe aquelas compras que você tem que fazer sempre, como produtos de limpeza e alimentos? Acompanhe os preços para aproveitar promoções. 

Às vezes vale mais a pena comprar a mais e fazer um pequeno estoque do que você tem certeza que será usado, do que comprar sempre com urgência e ter que pagar o preço que tiver.

Além disso, pesquise e pergunte sobre descontos sempre que possível. Aplicativos de refeições, restaurantes e lojas costumam oferecer formas diferentes de pagamento com condições especiais para quem paga à vista, usa algum cupom ou faz compras recorrentes, por exemplo.

Salve 10% do seu salário

Se o seu salário já estiver todo comprometido, pode parecer impossível fazer essa reserva inicialmente. No entanto, ao seguir as dicas deste conteúdo e se organizar financeiramente, você terá muito mais controle do que gasta. 

Quando chegar nesse ponto, tente separar uma porcentagem fixa do seu salário todos os meses para ter esse dinheiro de reserva. 

Se possível, reserve 10% do seu salário, mas se não der para chegar a esse número no começo, não desanime. Defina um valor fixo possível, salve mensalmente para criar o hábito e, quando sentir que dá para aumentar, comece a reservar uma quantia maior.

Siga uma lista de compras 

Antes de ir às compras, faça uma lista com o que precisa para se organizar e não comprar supérfluos à toa.

Sem essa organização, você corre mais riscos de pegar produtos por impulso e acabar  esquecendo o que era realmente essencial. 

No caso da lista de mercado, confira o que tem na despensa e na geladeira antes, para adquirir apenas o que está em falta. Não se esqueça de verificar também os melhores preços e condições.

E não precisa limitar o uso dessa lista apenas para os alimentos. Você também pode aplicar esse hábito para a compra de roupas, produtos de limpeza e materiais de escritório, por exemplo.

Busque por lazer de graça

É comum associarmos o lazer a atividades que envolvem o gasto de dinheiro, como cinemas, compras, festivais de música pagos, museus etc. 

No entanto, existem vários eventos e passeios interessantes que podem ser feitos gratuitamente e gerar uma boa economia. 

Caminhar e fazer piqueniques em praças e parques, andar de bicicleta, frequentar eventos artísticos gratuitos, reunir-se na casa de amigos, passear pelos pontos turísticos da cidade… 

Acompanhe o calendário de eventos da sua cidade para encontrar essas opções e ainda se envolver com o lado cultural da região.

Confira um resumo das dicas logo abaixo:

Infográfico economizar dinheiro

Inclua a educação financeira nos seus planos

Saber como economizar dinheiro é essencial para quem quer realizar sonhos, pagar dívidas, viajar ou qualquer outro objetivo. 

Sem organizar as finanças, é difícil se planejar e até mesmo ter tranquilidade para investir no que gosta. 

Esperamos que, com essas dicas, as contas a pagar não se transformem no seu maior pesadelo e você consiga economizar o que precisa para buscar alcançar as suas metas.  Temos uma dica extra: não encare isso apenas como uma tarefa pontual. 

Inclua a educação financeira na sua rotina e continue aprendendo sempre para ter uma relação cada vez mais saudável com o dinheiro. Quer saber como? 

Conheça os cursos sobre Finanças e Investimentos no Marketplace da Hotmart e aprenda com quem entende do assunto!

Autor
Equipe Hotmart

Equipe Hotmart

A Hotmart é a plataforma completa para quem quer aprender novas habilidades e adquirir cursos digitais em poucos cliques. No universo da Hotmart, as possibilidades são infinitas.