Instagram Shopping: confira como criar a sua própria loja virtual no Instagram

Sabia que você pode vender seus produtos também no Instagram? Descubra como criar uma loja virtual com o Instagram Shopping.

instagram shopping - imagem de uma mulher de costas usando um smartphone para tirar fotos de uma embalagem de presente

O Instagram é muito mais do que uma simples rede social, ele é também um poderoso recurso de marketing e vendas.

Você provavelmente já sabe que é possível ter uma conta comercial nessa plataforma. Essa função é muito usada por influenciadores e empresas para administrar o perfil, divulgar produtos e serviços e fazer anúncios.

Mas, além dessas ferramentas, o Instagram possui uma que é própria para quem quer montar uma loja virtual: o Instagram Shopping. Neste post, vamos explicar o que é essa ferramenta e o passo a passo de como usá-la.

Acompanhe!

O que é o Instagram Shopping?

O Instagram Shopping é a ferramenta que permite com que você catalogue seus produtos no Instagram, crie uma vitrine no perfil da loja e coloque links para os produtos no Feed e no Stories.

É possível inserir fotos, preço, descrição de cada produto e inserir um botão que direciona o usuário para o site da loja.

Veja como este perfil usa o recurso na aba Loja, no Feed, no Stories e na exibição do produto:

página inicial

Quais são os requisitos para vender no Instagram?

Os requisitos para vender com o Instagram Shopping são:

Quais são as vantagens do Instagram Shopping?

Essa é, sem dúvidas, uma das melhores ferramentas criadas pelo Instagram. As vantagens são inúmeras, tanto para quem tem um e-commerce quanto para quem compra.

Confira só algumas das principais!

  1. Aumenta o alcance e reconhecimento de marca: além de poder ter uma vitrine dos seus produtos no perfil, o Instagram também exibe seu catálogo na aba explorar. Novas pessoas podem chegar até seu negócio todos os dias, sem você ter que gastar nada por isso.
  2. Links sem limitações: o Instagram Shopping permite que você coloque link para os produtos no Feed e no Stories, e não tem número mínimo de seguidores para usar essa função.
  3. Melhor experiência de compra: a funcionalidade Shopping reduz as etapas da jornada de compra do cliente. Com todas as informações do produto disponíveis na plataforma, e um botão que leva direto a compra, o consumidor consegue ter mais clareza e agilidade para realizar a compra.
  4. Aumento do tráfego para o site da loja: o botão de “ver no site” estará disponível em todos os produtos catalogados, portanto, mais pessoas irão clicar e visualizar o site.
  5. Mais vendas: este último é o resultado de todas as outras vantagens juntas. Uma vez que você alcança mais pessoas, otimiza a experiência de compras e leva mais gente pro site, a consequência é um aumento nas vendas!

Passo a passo para vender no Instagram

Descobriu que vender no Instagram é a coisa certa a se fazer?

Então, veja agora o passo a passo para começar!

1- Crie uma conta comercial no Instagram e conecte a uma fanpage do Facebook

Se você ainda não tiver uma conta no Instagram, baixe o aplicativo e faça o cadastro. Caso já tenha, mas está com o perfil pessoal, vá em Configurações > Conta e clique em Mudar para conta profissional.

Mudar para conta profissional

Crie também uma página do Facebook, caso não tenha uma ainda. Para isso, acesse: https://www.facebook.com/pages/creation.

Depois de criar a página, clique em Instagram no menu e conecte as duas contas.

conectar conta

2- Configure o catálogo no Facebook

Depois de criar uma conta comercial e conectá-la a uma página do Facebook, configure um catálogo de produtos.

Para isso, vá até a sua página do Facebook, clique em Configurações > Modelos e abas e ative a Loja.

modelos e abas instagram shopping

Depois, volte à página inicial e clique em Loja, no dropdown Mais.

gerenciar página

Abra o Gerenciador de Comércio e siga as instruções do próprio Facebook para configurar e adicionar os produtos.

gerenciador de comércio

Se preferir, você também pode entrar direto no Gerenciador de Catálogos para criar um catálogo de produtos.

3- Ative a funcionalidade no Instagram

No Instagram, vá em Configurações > Empresa e clique em Configurar Compras no Instagram.

tutorial instagram

Siga as etapas indicadas e aguarde a análise de sua conta. Quando for aprovada, você receberá uma notificação.

Pronto! A configuração do Instagram Shopping pode ser concluída e você pode começar a usar essa ferramenta maravilhosa!

4- Agora é só divulgar!

Para publicar no Feed é muito simples! Comece a publicar a imagem como qualquer outra do seu feed, na etapa em que aparecem as opções de marcação de pessoas e localização, vai aparecer também a tag de produto.

É possível adicionar até 5 tags de produtos em uma imagem ou vídeo. Em publicações de várias imagens, podem ser inseridas até 20 tags.

Outro ponto interessante é que você também pode adicionar tags de produtos em posts antigos da sua conta comercial.

Para adicionar marcação de produtos nos Stories, também é bem simples! Suba a imagem normalmente, clique nas opções de figuras, no topo, e selecione “Produto”.

Nos Stories, só é possível colocar uma tag. E você pode configurar a cor e a fonte do texto como preferir!

Dicas para ter sucesso vendendo no Instagram

O Instagram Shopping é uma ferramenta incrível, mas é preciso saber usá-la bem para, de fato, alcançar sucesso!

Então, veja algumas dicas que separamos para você ter bons resultados e aproveitar todas as vantagens do Instagram ao máximo:

  1. Estética é tudo: use imagens bonitas e atrativas, tenha uma identidade visual e organize seu Feed de acordo com essa identidade. Apps de design, como o Canva, e de planejamento de post, como o Unum, vão te ajudar nessa missão!
  2. Conheça e usufrua de todas as ferramentas: o Instagram tem várias ferramentas que ajudam a aumentar o engajamento, como carrossel, IGTV, Reels, destaques de Stories, entre outras. Explore-as e use ao máximo!
  3. Use hashtags: elas são importantes para fazer com que suas publicações sejam encontradas quando usuários fazem buscas. Portanto, inclua # com palavras-chave relevantes e relacionadas a seu negócio.
  4. Faça análises e otimize: o Instagram oferece uma ferramenta de análise de desempenho das suas publicações do Shopping. Acompanhe constantemente os dados para obter insights sobre seus posts, seu público e otimizar sempre que necessário.

Como falamos no início deste post, o Instagram é uma plataforma poderosa para empreendedores. Eles estão constantemente criando novos recursos e ferramentas.

É tanta coisa boa que, se não estudar e acompanhar as atualizações, você acaba ficando para trás e perdendo oportunidades de crescer e impulsionar seu negócio na plataforma.

Bom, pelo menos agora você aprendeu como usar uma das ferramentas mais incríveis para e-commerce!

Mas não pare por aqui! Se quiser aprender ainda mais estratégias, técnicas e dicas para ter sucesso nessa rede social, confira os cursos sobre Instagram na Hotmart!

Autor
Luiza Alexandre

Luiza Alexandre

Redatora apaixonada em aprender algo novo todos os dias.