Qual a diferença entre atividade física e exercício físico?

Saiba qual a diferença entre atividade física e exercício físico e entenda os benefícios de cada uma!

Qual a diferença entre atividade física e exercício físico

Não sabe qual a diferença entre atividade física e exercício físico? Neste artigo, vamos te explicar tudo sobre essas duas práticas!

O ser humano precisa estar sempre em movimento. Faz parte da nossa natureza buscar formas de queimar calorias. Precisamos disso para ter saúde e qualidade de vida.

Existem diversas formas de manter o condicionamento físico em dia. Algumas mais planejadas, outras menos. 

Neste universo de saúde e bem-estar, existem dois termos que aparecem com frequência: atividade física e exercício físico. Apesar de serem similares, eles possuem significados ligeiramente diferentes.

Abaixo, vamos explicar qual a diferença entre atividade física e exercício físico, definindo os conceitos de cada uma das práticas. Confira!

O que é atividade física?

Em primeiro lugar, precisamos explicar o que é atividade física.  

De forma simples, podemos dizer que atividade física é o nome dado a qualquer movimento do corpo que gera queima de energias e calorias, saindo do padrão de repouso, que é natural para o organismo.

As atividades físicas podem ser planejadas ou não. Podem ser esportes, mas também podem ser movimentos normais do nosso dia a dia.

São exemplos de atividade física: caminhar, subir escadas, passear com o cachorro, dança, yoga, ciclismo, artes marciais, entre outras práticas que envolvem movimentação do corpo.

O que é exercícios físico

Por outro lado, temos os exercícios físicos, que também envolvem movimentos corporais.

O exercício físico também é um movimento que queima energia e calorias, porém, de forma controlada e organizada. 

Ao fazer um exercício físico, você define tempo, duração e intensidade da sua atividade. Em alguns casos, como nos esportes, isso ganha até um caráter competitivo.

Além disso, exercícios físicos são feitos para aprimorar ou manter uma determinada condição física. Não é a queima de calorias por si só.

São exemplos de exercícios físicos: futebol, natação, judô, musculação, vôlei, crossfit, handebol, futsal, basquete, entre outros esportes.

De forma resumida, qual a diferença entre atividade física e exercício físico?

Para ilustrar melhor a diferença entre as duas práticas, vamos listar as características principais de cada uma delas.

Atividade física:

  • queima calorias;
  • não exige preparação prévia;
  • não possui tempo, intensidade e duração pré-determinados;
  • não possui objetivos específicos;
  • não exige acompanhamento profissional;
  • não precisa envolver o uso de equipamentos;
  • não exige habilidades técnicas.

Exercício físico:

  • possui tempo, intensidade e duração pré-determinados;
  • pode envolver competitividade e profissionalização;
  • possui objetivos específicos (desenvolver o condicionamento físico);
  • requer a presença de profissionais especializados;
  • requer o uso de equipamentos;
  • exige movimentos e habilidades técnicas.

📝 Quais são as 10 principais dicas para cuidar da saúde

Qual a importância de manter o corpo sempre em movimento?

Podemos dizer que ambas, atividades físicas e exercícios físicos, são benéficos para a saúde. Todas as pessoas devem manter o corpo em movimento. Fazer isso é o que nos mantém vivos.

Ao nos movimentarmos, estamos prevenindo doenças, prolongando nossa expectativa de vida e construindo uma vida mais saudável.

Além disso, tanto as atividades físicas quanto os exercícios físicos promovem bem-estar físico e mental. Com o corpo e a mente sãos, conseguimos executar melhor nossas atividades do dia a dia, como trabalhar, estudar e passar tempo com quem gostamos.

É recomendado que, adultos entre 18 e 65 anos, façam ao menos 150 minutos de movimento semanalmente, seja em atividades físicas ou exercícios físicos.

Por isso, é muito importante começar a praticar o quanto antes, especialmente no caso dos exercícios físicos, que são esportes que, se organizados, conseguem melhorar muito a sua qualidade de vida.

Quais as melhores dicas para começar a praticar exercícios?

Agora que você já sabe qual a diferença entre atividade física e exercício físico, e entendeu os benefícios trazidos pela movimentação do corpo, é hora de partir para a prática, escolhendo uma atividade.

O sedentarismo é extremamente prejudicial. Sem exercícios físicos, as pessoas estão mais inclinadas a desenvolver problemas cardíacos, musculares e emocionais. 

Portanto, é muito importante começar a praticar exercícios físicos de forma regular, o quanto antes. Abaixo, listamos algumas dicas que vão te ajudar a sair da inércia. Confira!

1. Peça ajuda de profissionais

Antes de escolher uma atividade para fazer, é muito importante buscar aconselhamento profissional. 

Faça uma avaliação física no clínico geral, para entender como está o seu corpo e quais atividades ele poderá realizar sem grandes desgastes.

Com esse diagnóstico, você vai conseguir iniciar a prática de exercícios físicos sem problemas.

2. Comece pelo mais simples

Sabemos que é atrativo ver grandes esportistas atuando, e que é impressionante ver aquele seu amigo levantando muito peso na academia. Porém, é importante ter cautela na hora de sair do sedentarismo.

Quem está começando a se exercitar precisa seguir alguns passos básicos antes de avançar. É recomendado que você comece com atividades mais simples, para adaptar seu corpo à nova rotina.

Portanto, experimente começar com aquela caminhada leve, todos os dias, pela manhã. Aos poucos, seu corpo vai se acostumar com a atividade e vai começar a exigir mais esforço.

3. Faça exercícios que caibam na sua rotina

Muitas pessoas têm dificuldade em fazer exercícios físicos com regularidade por conta da rotina cheia de compromissos. Isso, de fato, é um empecilho complicado.

Porém, há como contornar esse problema aos poucos. Se esse é o seu caso, é muito importante encontrar formas de se exercitar dentro da rotina – como é o caso de exercícios aeróbicos.

Uma boa medida é trocar a ida de carro ao trabalho por atividades físicas como caminhada e ciclismo. Se for possível, tente achar academias próximas do seu trabalho para se exercitar.

4. Procure por cursos online

Outra forma de começar a se exercitar é buscar quem tem conhecimento na área. Existem diversos professores de educação física, com muita experiência, que ministram cursos online para ajudar pessoas que querem começar a praticar esportes.

São cursos que podem ser feitos de qualquer lugar, a qualquer hora, que abordam diferentes níveis de atividades. Existem modalidades que atendem desde a pessoa mais iniciante, até aquela que já está acostumada a se exercitar. 

No nosso Marketplace, você encontra cursos voltados para diferentes esportes e habilidades. São cursos feitos por profissionais bem avaliados, que entendem da prática de exercícios físicos e que podem te ajudar a se desenvolver no começo da trajetória.

Gostou de conferir qual a diferença entre atividade física e exercício físico? Comece agora a sua trajetória nos esportes com os cursos da Hotmart!

Autor
Equipe Hotmart

Equipe Hotmart

A Hotmart é a plataforma completa para quem quer aprender novas habilidades e adquirir cursos digitais em poucos cliques. No universo da Hotmart, as possibilidades são infinitas.